As causas do câncer de próstata e os motivos para o desenvolvimento da doença ainda são um desafio para a Ciência e objeto de intenso estudo. Alguns fatores de risco estão associados ao tumor de próstata, porém a forma como eles tornam as células prostáticas normais em cancerosas não está totalmente esclarecido.
Quer saber mais? Continue lendo este post!
Qual a causa do câncer de próstata?
De acordo com o INCA/MS – Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde – os cânceres de próstata e mama, que são os mais incidentes em homens e mulheres, estão associados a longevidade, fatores reprodutivos e hormonais, inatividade física, obesidade e uso de álcool. A história de câncer na família também está fortemente associada ao desenvolvimento destes tumores. A identificação dos fatores que contribuem para a instalação da doença é de suma importância, uma vez que ao conhecê-los, é possível prevenir uma parcela dos casos.
Principais recomendações e dicas para prevenir o câncer (incluindo prevenção do câncer de próstata):
- Definitivamente, não fume e não se exponha à fumaça de pessoas que fumam.
- Faça alguma atividade física de forma regular.
- Reduza a ingestão de carnes vermelhas e coma alimentos frescos, como frutas, vegetais, hortaliças e alimentos ricos em fibras.
- Evite os alimentos processados, gordurosos, defumados e produzidos com o uso de agrotóxicos.
- Mantenha o peso corporal adequado.
- Minimize a ingestão de bebidas alcoólicas.
Causas e fatores de risco do câncer de próstata
Após o DNA ser danificado por mutações, a célula da próstata não mais obedece ao comando pré-determinado pelo organismo. Isto leva a um crescimento desordenado e anômalo dos tecidos prostáticos, que é o câncer.
O que causa o câncer exatamente ainda é desconhecido, mas acredita-se que na maioria dos casos a doença se desenvolva a partir de uma combinação de fatores atuando conjuntamente.
Caso um homem com câncer de próstata tenha algum fator de risco, este será parte integrante entre os motivos e as causas do câncer de próstata.
Porém, ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que o indivíduo terá a doença, assim como aqueles que têm o diagnóstico de câncer podem não ter nenhum fator conhecido.
Fatores de risco para o câncer de próstata:
Idade – 80% dos casos de câncer de próstata ocorre após os 65 anos. Este número aumenta à medida que o homem envelhece. É raro ocorrer antes dos 40 anos.
Raça – Os homens da raça negra têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Além disso, nesses pacientes o câncer de próstata tende a ser mais agressivo. Ainda não se sabe os motivos para essa discrepância entre as raças.
Histórico familiar – Homens com parentes de primeiro grau – pai ou irmão – com câncer de próstata, têm um risco 2 a 3 vezes maior de desenvolver a doença. A chance aumenta se esse parente teve câncer de próstata em uma idade jovem, ou se muitos homens da família tiveram a doença.
Exposições ambientais – Algumas exposições ocupacionais a agentes químicos, como cádmio, herbicidas, pesticidas e fumaça, estão entre as prováveis causas do câncer de próstata.
Dieta – O papel da dieta no câncer de próstata permanece em aberto. Uma alimentação rica em carnes vermelhas e processadas parece estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata. Por outro lado, uma dieta composta por frutas e vegetais pode ter um efeito protetor.
Prostatite – A prostatite crônica gera um ambiente de inflamação, que pode ser pró-carcinogênico – ambiente propício ao desenvolvimento de câncer de próstata, embora nenhum micro-organismo específico tenha sido identificado.
Obesidade e sedentarismo – O excesso de gordura armazenada no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença.
Mutações genéticas – De todos os casos de câncer de próstata, apenas 10% estarão ligados a mutações hereditárias. Em casos de muitos parentes acometidos pela doença (pelo menos 3), genes como o BRCA 1 e 2 podem estar alterados.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as causas do câncer de próstata, cuide de sua saúde e faça periodicamente uma avaliação clínica com seu médico de confiança!
Ha algun tratamento. para o. adenocarcinoma usual que nao seja cirurgico ou quimeaterapico ?
Olá Sr. Edson.
Existem várias opções de tratamento a depender do estágio da doença e condições clínicas. Por exemplo, a radioterapia é um modalidade utilizada em larga escala para pacientes específicos.