Principais Dúvidas

Câncer de Próstata

Qual acompanhamento correto para metástase de câncer de próstata? Somente o exame de psa é o suficiente para saber se a doença está estabilizada?
O câncer de próstata metastático é uma doença complexa que pode se apresentar de várias formas e estágios. Baseado em critérios clínicos, laboratoriais (PSA) e radiológicos podemos determinar a melhor forma de conduzir os pacientes. Em certo momento, sim, o PSA pode ser a única ferramenta necessária para o acompanhamento deste paciente. A realização de outros exames depende de alguns fatores, que devem ser discutidos para cada caso.
Existem alimentos que podem ajudar a não aumentar o tumor da próstata numa recidiva?
Até os dias atuais, não há nenhum estudo mostrando isto. Portanto, não existe nenhum alimento que evite o crescimento deste tumor.
Existe teste para câncer de próstata?
Para o diagnóstico definitivo do câncer é necessária uma biópsia na próstata. Para se indicar a biópsia, a decisão é feita baseada nos exames de “rotina da próstata” com o toque retal e o PSA, os dois juntos sendo imprescindíveis!
Câncer de próstata afeta o intestino?
Muito raro. Apenas em casos muito avançados, e ainda assim, não é o habitual.
Estou com adenocarcinoma glason 7 é severo ou não?

Apenas esse dado não é suficiente para defini-lo como severo ou brando. Importante uma consulta com seu urologista para esclarecimentos detalhados.

Gostaria de saber as chances de cura do câncer de próstata, a pacientes tratados com o medicamento enzalutamida?
Quando se propõe o uso deste medicamento, a intenção é retardar o progresso de uma doença que está fora do controle. Esta medicação não tem o objetivo de curar. Porém, associada ou não a outras medicações, em casos específicos, ela possui uma enorme capacidade de conter uma doença em evolução.
Fiz uma prostatectomia radical, depois disso já fiz 02 testes de PSA que deram menor que 0,01, agora recebi o meu último exame de PSA que deu menor que 0,03, que significa isso? Porque pode ter subido?

Normalmente quando a prostatectómica radical retira a doença completamente, esperamos que o PSA fique muito baixo, abaixo de zero -podendo variar a depender do laboratório realizado -sendo considerado valores de 0,04 a indetectável como excelente resposta cirúrgica. Variações dentro dessa margem não representam preocupações ou recidiva da doença.
Deve sim ser monitorado dentro dos prazos estabelecidos de acompanhamento -normalmente a cada 3 meses -com reavaliação clínica e PSA para flagrar uma situação que descrevemos como “recidiva bioquímica”, que é quando o PSA sobe acimados níveis considerados ideais no pós-operatório. Portanto, mantenha o acompanhamento com seu urologista!

Quanto tempo o paciente deve ficar com a sonda vesical após a prostatectomia radical?

A sonda serve para “moldar” o canal reconstruído, que em média entre 7 a 14 dias já está reconstituído por completo. Cada vez mais estão sendo estudados os melhores tempos de permanência, já sendo aventado possibilidade de deixar menos de 7 dias.

Com o aumento do PSA após prostatectomia radical tem condições de saber se a recidiva é local ou o câncer atingiu outros órgãos, qual seria o método para definir tal situação?

Alguns critérios são importantes para definir a localização da recidiva. Dentre eles o tempo que ocorreu após a cirurgia, a agressividade do tumor na análise cirúrgica e exames de imagem. A investigação é complexa e exige uma longa explicação ao paciente durante a consulta. Converse com seu urologista!

Biópsia de Próstata

O que é realmente "biópsia saturada"?
Esta biópsia é realizada da mesma forma do que a normal. A diferença é que a biópsia de saturação os fragmentos retirados são em maior número, podendo chegar ao dobro.
Fiz uma biópsia de próstata há 10 dias. Tive relações sexuais e ao ejacular percebi o esperma muito preto. Isso é normal?

Resposta

Hiperplasia Benigna da Próstata

No pôs operatório de Ressecção Endoscópica da Próstata (RTU) posso caminhar ou devo ficar em repouso absoluto?

Sim, não há problema. Lembrar que a ressecção da próstata é uma cirurgia, portanto é prudente reiniciar as atividades com cautela. A urina poderá voltar a apresentar sangramento ao longo do primeiro mês, bem como a ardência. Não hesite emprocurar seu urologista na dúvida.

Quem faz este tipo de cirurgia, perde totalmente a possibilidade de engravidar?

Não. O homem continua ejaculando, só de que forma diferente. Após esta cirurgia, por volta de 70% dos homens apresentam uma ejaculação “para dentro”, chamada de Ejaculação Retrógrada.

As chances de engravidar existem e são variáveis. Portanto, se o desejo é prevenir uma gravidez, há que ter os mesmos cuidados habituais de uma pessoa que não operou.

Se o desejo for ter filhos e não está tendo sucesso, existem alguns métodos utilizados para alcançar o resultado desejado. Consulte um urologista!

Realizei a segunda raspagem da próstata e já se passaram quase dois meses mas sinto ainda ardência ao urinar. A sensação é de que isto acontece na extremidade final do pênis. E também a sensação de que não consegui esvaziar a bexiga. O que pode ser?

Muitos pacientes levam um período longo (> 3 meses) para melhora dos sintomas de ardência. Apesar disto, podem existir outras causas como infecções urinárias e estreitamento do canal devido a manipulação (consequente à cirurgia). Importante tentar detalhar seus sintomas ao seu urologista para um diagnóstico preciso. Não hesite em conversar com seu médico!

Após quanto tempo da Ressecção Endoscópica da Próstata (RTU) pode fazer sexo? Qual a possibilidade de impotência?

Pode tomar estimulantes sexuais? O tempo médio para voltar a ter atividades sexuais é de 15 dias.
A área operada não tem relação com a área da potência e por isto essa complicação é baixíssima – 3% .
Muitas vezes outros motivos levam à impotência e muitos pacientes atribuem ao procedimento cirúrgico, sendo apenas coincidência. Não há contraindicação ao uso de estimulantes sexuais.

Tive relações sexuais ejacular percebi o esperma muito preto, fiz a dez dias a biopsia de próstata. Isso é normal?
A biópsia de próstata pode afetar os órgãos locais próximos à próstata por algumas semanas e até 30 ou 40 dias. A coloração escurecida no esperma está relacionada a pequeno sangramento local, que é esperado no procedimento. Além disso, pode ser comum apresentar sangue na urina e até nas fezes. Deve-se estar atento a sintomas de febre e dor intensa, os quais podem ser sinal de complicação infecciosa, e esta deve ser combatida de imediato.
Fiz uma ressecção endoscópica da próstata há uns 40 dias e estou sentindo muita dor na uretra na hora de urinar. Também, quando tenho relação sexual há um pequeno sangramento. Gostaria de saber se é normal?

40 dias é considerado muito pouco tempo para recuperação pós-operatória. Em geral os pacientes começam a melhorar após 3 meses. Porém, para melhores esclarecimentos deve procurar seu urologista e assim ficar seguro.

Prostatite / Infecções na Próstata

Qual o remédio mais adequado para tratar a prostatite cronica?

Muitos pacientes que tem esse diagnóstico podem não apresentar sintoma algum, não necessitando de tratamento na maior parte dos casos Por outro lado, existem outros tipos de prostatite crônica que exigem um diagnóstico preciso e tratamento prolongado com antibióticos entre outros. Consulte seu urologista!

Câncer de Testículo

Fui diagnosticado com um câncer maligno no testículo esquerdo e vou realizar a cirurgia pra retirada do tumor, pois as células cancerosas permanecem localizadas sem mestástase. Mesmo assim será necessária a quimioterapia?

O tratamento do câncer de testículo pode ter várias etapas e a primeira delas sem dúvidas deve ser a remoção do testículo com tumor. A decisão de realizar quimioterapia normalmente é feita após o resultado da cirurgia, com a análise final do câncer retirado. Nem todo caso precisa, ao passo que alguns casos é necessário não só quimioterapia mas também cirurgias complementares para retirada de ínguas dentro do abdome. É necessário avaliar caso a caso para a decisão correta a ser tomada

Publicações em Urologia

Cirurgia próstata aumentada: por que escolher a robótica

A cirurgia para próstata aumentada é uma intervenção comum em homens à medida que envelhecem, frequentemente necessária para aliviar os sintomas urinários associados a hiperplasia prostática benigna.  Com o avanço da tecnologia, o procedimento robótico é uma opção a...

Ressonância da próstata: quando esse exame é solicitado?

A ressonância da próstata tem se destacado como uma ferramenta diagnóstica de grande relevância no campo da saúde masculina. Essa técnica avançada oferece uma visão detalhada da glândula prostática, permitindo a detecção precoce e precisa de diversas condições,...

Biópsia de próstata resultado positivo: quais os próximos passos?

“Biópsia de próstata resultado positivo”: um diagnóstico que pode trazer uma série de preocupações e incertezas para qualquer homem. Neste momento delicado, compreender os próximos passos é fundamental para tomar decisões informadas e enfrentar a situação com...