Homem urinando sangue é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. Essa condição, conhecida como hematúria, pode indicar uma série de problemas de saúde, desde infecções do trato urinário até doenças mais graves, como cálculos renais, tumores na bexiga ou até mesmo câncer de próstata.
Embora nem sempre represente uma emergência, o sangue na urina é um sintoma que precisa de avaliação médica o mais breve possível para determinar sua causa exata e iniciar o tratamento adequado.
Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, neste conteúdo, vamos explicar as possíveis razões para a hematúria em indivíduos do sexo masculino, além de relatar por que é essencial procurar ajuda profissional diante desse indício.
Leia mais a seguir!
Homem urinando sangue: entenda o que é hematúria
Detectar sangue na urina pode causar grande ansiedade e preocupação, exigindo uma investigação cuidadosa, preferencialmente, realizada por um médico especialista em urologia.
Muitos indivíduos não têm clareza sobre o que significa a presença de sangue na urina em homem, por isso, ficam preocupados.
Essa condição é também chamada de hematúria e, geralmente, sinaliza um problema no sistema urinário, principalmente quando é possível observar alterações na cor da urina a olho nu.
A hematúria refere-se à eliminação anormal de células sanguíneas (hemácias) na urina, que pode ocorrer pelos rins ou por outras partes do trato urinário.
Em algumas situações, o sangue é visível a olho nu durante a micção. Em outros casos, essa anormalidade pode ser identificada em exames de rotina.
Embora o impacto emocional desse sintoma seja significativo, é fundamental entender que nem sempre indica condições médicas graves.
Na realidade, mudanças na coloração da urina também podem ocorrer devido ao consumo de determinados alimentos ou medicamentos, fazendo com que pareça que há presença de sangue, mas sem necessariamente indicar um problema mais sério.
De qualquer forma, é extremamente importante buscar orientação médica especializada.
Sangue ao urinar no homem: conheça os tipos de hematúrias
Há diversas causas que podem explicar a razão pela qual o homem urinando sangue é perigoso, com isso, as características dessa condição são úteis na investigação clínica. A hematúria pode apresentar diferentes formas, tais como:
- Hematúria macroscópica: é visível a olho nu, pois a urina adquire uma coloração escura, avermelhada ou apresenta coágulos de sangue;
- Hematúria microscópica: não é visível a olho nu, a urina parece normal. A presença de sangue só é identificada através de exames laboratoriais;
- Hematúria com coágulos: este tipo é macroscópico e apresenta coágulo de sangue na urina do homem. Normalmente, indica um sangramento de maior intensidade, causado por uma lesão no trato geniturinário;
- Persistente ou transitória: a hematúria, seja macroscópica ou microscópica, pode ser persistente, ou seja, estar constantemente presente, ou transitória, aparecendo e desaparecendo ao longo do tempo;
- Hematúria dismórfica: ocorre quando, em exames de urina, são detectadas hemácias com formato anormal (dismórfico). Essa condição pode ser indício de uma doença nos glomérulos renais;
- Hematúria isolada: caracteriza-se pela presença de sangue na urina sem outros sinais ou sintomas associados.
O que pode ser quando o homem urina sangue?
Quando se identifica sangue na urina do homem, é fundamental estar atento, pois esse sintoma pode estar associado a diversas doenças, incluindo o câncer de bexiga, rins e menos comumente câncer de próstata.
O sangue é um tecido líquido que o organismo produz e que circula por todo o corpo, com a função de transportar substâncias essenciais para a vida, como oxigênio e nutrientes.
Embora cada pessoa tenha uma quantidade específica de sangue, de acordo com sua estrutura corporal, ele nunca deve estar presente de forma visível na urina, exceto durante o período menstrual nas mulheres.
A presença de sangue na urina no homem é um dos sinais que pode indicar câncer, uma doença capaz de afetar qualquer tecido do corpo, inclusive, os do sistema urinário.
Geralmente, está associada ao crescimento de tumores na bexiga, um órgão esférico localizado na região da pelve, cuja função é armazenar a urina após a filtragem pelos rins.
Internamente, a bexiga é revestida por um tecido epitelial composto por células especiais capazes de se expandir para armazenar a urina.
O câncer tem origem nessas células, que assim como qualquer outra célula do corpo humano, estão vulneráveis à doença.
Em 90% dos casos, o principal sintoma dessa condição é a presença de sangue na urina. No entanto, esse sinal também pode ser um indicativo de outros problemas de saúde.
Por isso, esse indício jamais deve ser ignorado, pois é um sinal claro de que algo pode estar comprometendo o bom funcionamento do organismo.
É essencial procurar um urologista para investigar a causa e realizar um tratamento correto.
O que significa urinar sangue no homem?
A presença de sangue ao urinar no homem pode ser ocasionada por qualquer parte do trato urinário, que abrange rins, ureteres, bexiga, próstata ou uretra. Portanto, as causas mais comuns são:
Câncer de próstata
O câncer na próstata é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não-melanoma, sendo silencioso em grande parte dos casos.
No geral, a doença se desenvolve quando células da glândula se multiplicam de maneira anormal e formam um tumor. A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir parte do sêmen.
Quando os sintomas da condição surgem, é provável que indiquem um adenocarcinoma em estágio avançado. Nestes casos, os sinais mais comuns incluem:
- Dificuldade para urinar: raro, porém acontece quando a doença invade o canal urinário;
- Problemas renais: manifestados por dor lombar, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza;
- Presença de sangue na urina: que pode ser visível a olho nu ou apenas detectável sob microscópio;
- Dores ósseas: como na coluna, quadris, coxas, joelhos e ombros;
- Redução do apetite e perda de peso corporal.
Hiperplasia prostática benigna
A hiperplasia prostática benigna é uma condição médica caracterizada pelo aumento não cancerígeno do tamanho da próstata, o que resulta em sintomas que podem impactar a função urinária.
Ao longo do processo de envelhecimento masculino, é comum observar o crescimento da glândula, mas em certos casos, esse aumento pode desencadear problemas significativos.
Quando a próstata cresce, o tecido pode comprimir o canal da uretra provocando uma pressão local, e é isso que vai gerar a maioria dos sintomas da hiperplasia prostática. Os principais sinais são:
- Micção frequente durante períodos de sono;
- Incontinência urinária;
- Frequência urinária constante durante o dia;
- Urgência urinária (quando o homem não consegue atrasar a micção);
- Atraso no jato de urina;
- Dor ao urinar;
- Urina com cor ou cheiro incomum;
- Retenção urinária;
- Jato urinário fraco.
Vale ressaltar que, embora esses sintomas sejam frequentes na hiperplasia prostática benigna, não são exclusivos dessa condição.
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga é uma das principais razões para a presença de sangue na urina. Embora exija um tratamento sério, aproximadamente 80% dos casos apresentam tumores superficiais, o que torna o tratamento mais fácil.
Além disso, as células cancerígenas costumam ter um tamanho semelhante ao de uma verruga, o que facilita a remoção total.
A remoção do tumor é realizada com um dispositivo que possui uma câmera, permitindo que o médico o insira pelo canal urinário até a bexiga para raspar o tumor.
Em torno de 20% dos casos, quando o especialista já tem acesso para remover o tumor, o câncer pode já estar em um estágio invasivo, ou seja, já penetrou na parede muscular da bexiga.
Nesse ponto, o tratamento da doença se torna mais complicado, mas ainda há possibilidades de cura se não houver metástases.
Lembre-se: a presença de sangue na urina também pode ser um sinal de câncer em outros órgãos, como nos rins, ureteres ou na uretra.
Cálculos urinários
É provocada pelo contato dos cálculos com as paredes do trato urinário. Contudo, nesses casos, o sangue na urina é microscópico e só é detectado em exames de laboratório.
Após perceber o sangue na urina do homem ou detectar a presença do mesmo em exames, o paciente deve procurar ajuda médica.
De preferência, um médico urologista. Nestas situações, a primeira providência do especialista será confirmar ou descartar a possibilidade de câncer.
Homem urinando sangue: como é feito o diagnóstico?
Quando um homem não tem certeza se a coloração da sua urina é realmente hematúria, é aconselhável aumentar a quantidade de água ingerida e aguardar 24 horas para verificar se a cor voltará ao normal.
Caso isso não aconteça, é essencial procurar a orientação de um profissional, como um médico especialista.
Após realizar uma anamnese detalhada e exames clínicos iniciais, o urologista que acompanha o caso deve solicitar alguns testes adicionais para identificar a causa do problema.
Os exames mais comuns incluem:
- Exames de análises gerais, exame microscópico da urina e urocultura;
- Ultrassonografia do aparelho urinário;
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética;
- Uretrocistoscopia.
Com todos os resultados das análises em mãos, o profissional será responsável por avaliar as informações obtidas e definir o tratamento mais adequado para o paciente.
É perigoso sangue na urina do homem?
Compreendemos que certas condições podem representar riscos, enquanto outras não.
Após realizar o diagnóstico, o próximo passo é determinar a abordagem mais adequada para tratar a condição identificada.
Contudo, como o tratamento depende da origem do problema, cada situação requer uma estratégia distinta.
Portanto, apenas um especialista poderá recomendar a abordagem mais eficaz, levando em consideração as causas específicas apresentadas pelo paciente.
Tratamento para homem urinando sangue em São Paulo
Agora que você já sabe o que pode ser sangue na urina do homem, é válido lembrar que o Dr. Paulo Maron é especialista nos tratamentos relacionados às condições urológicas.
A sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao indivíduo e não apenas nos órgãos que adoecem.
Por isso, o Dr. Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.
Se você está com problemas urinários ou deseja entender um pouco mais sobre o que é sangue na urina do homem, procure o Dr. Paulo Maron, pois ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.