A hiperplasia benigna da próstata (HPB) é uma das principais doenças do homem de meia idade e idoso. Na grande maioria dos casos o tratamento inicial é medicamentoso com excelentes taxas de sucesso. Porém, em alguns pacientes a doença evolui gerando alterações significativas no trato urinário.
O tratamento cirúrgico se encaixa nesse momento e a RTU de próstata é o principal procedimento realizado. A funcionalidade dessa intervenção pode provocar um alívio muito grande nos sintomas de quem tem a HPB.
O que é RTU de próstata?
A Ressecção Transuretral da próstata (RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico endoscópico para o tratamento de um dos principais problemas que acometem a próstata.
A HPB é uma condição clínica em que há um aumento volumétrico da glândula, e quando comprime a uretra gera sintomas miccionais característicos. É muito comum em homens acima de 50 anos, mesma faixa etária em que o câncer de próstata é mais encontrado.
Na juventude, a próstata pesa 20 gramas e nesta doença ela pode atingir dimensões muito superiores ao normal. Após os 30 anos, o peso dessa glândula vai ganhando 0,4 gramas por ano. Já por volta dos 70 anos, é certo que praticamente todos os homens sofrerão algum tipo de aumento da próstata.
Para avaliar se um homem tem hiperplasia, o urologista vai realizar exame clínico, laboratorial e de imagem.
RTU: cirurgia de próstata corrige prejuízo do fluxo de urina
Segundo dados do renomado instituto norte-americano Prostate Cancer Foundation (PCF), as chances de um homem sofrer de hiperplasia aumenta 20% a cada ano, após os 40 anos.
Esse crescimento pode empurrar a uretra e a bexiga, o que vai prejudicar o fluxo de urina e provocar alguns sintomas desconfortáveis, como:
- Jato de urina mais fraco;
- Demora para o início do jato de urina;
- Necessidade constante de urinar;
- Aumento da frequência urinária à noite;
- Incapacidade de urinar.
Quando esses sintomas provocam alterações relevantes, é preciso realizar tratamento. Inicialmente medicamentoso, felizmente mais de 80% dos pacientes respondem bem a esta medida. No restante, a cirurgia de RTU da próstata é indicada para remover os tecidos internos do órgão promovendo uma desobstrução do canal urinário.
Utiliza-se alça de ressecção monopolar como principal material para RTU de próstata. O uso do bisturi bipolar (RTU bipolar de próstata) tem sido crescente e tem resultados semelhantes, porém, com menor chance de síndrome de absorção pós RTU, pelo fato de utilizar a solução salina durante o procedimento. Essa síndrome pode causar aceleração de batimentos cardíacos, agitação, náuseas e vômitos.
Nos dias atuais, o uso do laser tem sido opção atraente e promissora no tratamento cirúrgico da HPB (HoLEP®, GreenLight XPS®, GreenLEP®).
RTU de próstata: cirurgia
Um dos procedimentos mais realizados pelos urologistas, essa cirurgia de próstata (RTU) tem o principal objetivo de desobstruir a uretra para aliviar os sintomas.
Normalmente, a anestesia para a cirurgia é a raquidiana ou geral e os pacientes podem internar no mesmo dia do procedimento.
A cirurgia de RTU da próstata é realizada por meio endoscópico, através da uretra, e a região interna do órgão é removida por meio da eletrocauterização.
Ao final da cirurgia, o paciente deverá permanecer com uma sonda vesical por um período curto (1 a 2 dias) com o objetivo de eliminar os coágulos que possam existir dentro da bexiga.
Dor no pós operatório da RTU de próstata não é comum. Nos primeiros meses boa parte dos pacientes apresenta sensação de ardência no canal e aumento da vontade de urinar.
RTU de próstata: complicações
O principal efeito adverso pós operatório é a ejaculação retrógrada. Em mais de 70% dos casos ocorrerá esse fenômeno em que o homem relatará “ejaculações secas”. Na maioria das vezes é permanente, porém, não implica em maiores problemas.
A incontinência urinária após RTU de próstata é uma complicação rara e quando acontece costuma ser transitória.
“Dr. a RTU de próstata causa impotência sexual?”
Essa é umas perguntas mais comuns de pacientes que estão em programação cirúrgica. Existem relatos mas os dados não são claros e consistentes o bastante para podermos afirmar categoricamente.
Entre outros efeitos colaterais, raramente sangramento e estreitamento do canal podem estar presentes.
Um importante dado deve ser informado ao paciente: a cirurgia de RTU de próstata retira apenas tecidos internos do órgão, preservando a região externa denominada cápsula prostática.
É imprescindível entender que há necessidade de acompanhamento periódico com o urologista, pois a chance de desenvolver um câncer de próstata é igual a de homens que não realizaram este procedimento.
Além disso, ao longo do tempo (a partir de 5 anos em média), os tecidos serão revitalizados e um novo adenoma pode ser formado podendo ou não gerar sintomas novamente.
Portanto, é importante manter atenção aos sintomas. Em caso de recidiva da HPB, uma nova avaliação deve ser feita e seu tratamento prontamente determinado.
Após a Cirurgia de RTU tem continuar tomando o Omnic Ocas?
Ou pode suspender seu uso?
Olá Sr. Esmo. Um dos benefícios da cirurgia é a possibilidade de suspender as medicações. Mas isso vai de cada caso, discuta com seu urologista.
Dr Paulo
Fiz prostectomia radical aberta em 3 de outubro estamos em 20 de.dezembro no total de 77 dias de operado. Sinto ainda ardencias e dores no leito prostatico quanto tempo vai durar esses sintomas?
Muito obrigado
Carlos
Fiz uma RTU e 10 meses depois tive uma urina com pouco sangue.É normal?
Olá Dr, tudo bem?
Meu marido tem 65 anos e está com volume da próstata de 99 cc.
Ele tem diabetes e sobrepeso
A RTU bipolar é recomendada?
Grata!
Sim, pode ser uma boa opção assim como outras técnicas
Farei a cirurgia RTU no dia 12/11/2020 e terei alta no dia 13/11 , minha filha irá terminar a quarentena do covid no dia 12/11 ,ela poderá me visitar em casa e ficar alguns dias.
dr.Paulo, para quem tem prostata de 160 gramas, tem pedra na bexiga, tem insuficiencia renal, e usa sonda supra- pubica e toma anticoagulante, aluma destas cirurgias ainda são viáveis, como modo de evitar a prostatectomia que lhe complica a vida, com incontinencia, etc?
Ola Sr. José Augusto. Sim, nesses casos se houver indicação de tratamento cirúrgico, a retirada apenas do adenoma da próstata (retirada apenas do “miolo”) é a mais bem indicada. A prostatectomia radical, que é a cirurgia para o câncer de próstata, não tem indicação nesse caso. Então a complicação de impotência e incontinência é mínima.
Fiz há 25 dias RTU da próstata e quebra de pedra na bexiga. Ontem fiz 3 micções em jato de sangue vivo. Durante a noite fiz pequenas micções e hoje de manhã voltei a ter uma micção em jato de sangue. Não tenho dores, e tudo estava a funcionar bem. Tenho 63 anos. Ontem fui às compras que carreguei para casa. Isto é normal?
Olá Sr. Pedro. Sim, pode acontecer… os sangramentos após esforços são esperados até muitas semanas após a cirurgia. Mas é preciso realizar uma consulta com seu urologista para te explicar com detalhes
Dr. Fiz reunião prostática, faz 25 dias, estou percebendo a urina um pouco presa e doi um pouco quando urina,isso é normal?
Fiz o exame de uretrocistografia pois estou com muita dificuldade de urinar esporadicamente, principalmente pela manhã, como também dificuldades de ereção, o exame constatou “Sinais de aumento no diâmetro no segmento prostático da ureta, podendo corresponder a RTU prévia”. Mas o médico falou que o exame está errado, pois tenho 28 anos e nunca fiz cirurgia de próstata.
Enfim, isso quer dizer o que então?
Bom dia Dr Paulo. Se o paciente for diagnosticado com câncer de próstata (adenocarcinoma acinar de próstata Gleason 6) restritos em dois fragmentos, a melhor opção é fazer a prostatectomia radical ou é possível fazer a cirurgia parcial por robótica, removendo apenas as áreas afetadas?
Olá Sr. Marcos. Não existe retirada parcial. A cirurgia será a prostatectomia radical mesmo.
Prezado Dr. Paulo,
Fiz RTU da Próstata no último dia 24/02/21, estou até o momento urinando constantemente durante o dia e a noite. É uma consequência normal?
Atenciosamente,
Olá Sr. Paulo. Sim, a sua cirurgia é muito recente. É comum esse sintoma permanecer por semanas ou até 2, 3 meses.
Olá Dr Paulo, fiz uma RTU em 03.11.21, quanto posso voltar as atividade sexual?
Olá fiz cirurgia de RTU a 7 sai do hospital com 2 sondas por conta da Cistostomia.
Após 3 dias foi retirado a sonda do pênis e a bolsa coletora foi passado para a sonda da Cistostomia, o enfermeiro falou para eu manter o clamp sempre fechado e só abrir caso não consiga urinar normalmente pelo pênis.
Mas sinto muita ardência no início e no final da micção, também o jato está bem fino.
Gostaria de saber se é este o procedimento ou eu entendi errado?
Posso abrir o clamp de vez em quando para não sentir a ardência?
Muito grato
Onde se lê a 7 sai do hospital…
O correto é. “a 7 dias fiz a cirurgia…
Fui submetido a prostatectomia radical em 05/07/2022. Antes usei o Omnic Ocas por muito tempo. Sentia bem com o seu uso. Após essa cirurgia posso continuar com esse medicamento?
Fiz RTU , ha 4 meses e hoje fiz uma USG e de volume 29 … e normal?
Meu Pai fez o procedimento RTU, Porém veio com a sonda para casa, Pode me explicar por qual motvo?
Dr. realizei a RTU em 09/09 e a ardência ao urinar continua , é normal.? Obrigado
Bom dia Dr. Paulo.
Fiz uma RTU Bipolar de Prostata no ultimo dia 04/03.
Tirei a sonda visical e comecei a urinar muito fraco por varias vezes e ai naõ consegui mais urinar e tive que colocar a sonda novamente.
Isso pode acontecer?
Pode ser por causa da bexiga fraca pela HPB?
Estou muito preocupado.
Pode me ajudar por favor
Dr Paulo no Brasil ja eh possivel diminuir a prostata com aplicacao de botox?
Bom dia. Por favor, a Ressecção Endoscópica da Próstata é 100% coberta pelo plano (incluindo o cirurgião) ? Meu plano é Amil S750 QP
Bom dia!
Meu pás fez rtu já tem 50 dias, continua sentindo queimação, não tá conseguindo ainda sentar direito, e desde a cirurgia tá com dificuldade de evacuar.
É normal estes sintomas tantos dias depois da rtu?
fiz uma cirurgia de RTU da prostata ha um mes e 20 dias, estou urinando com muita frequencia, de dia e a noite, causando muito incomodo.
ja fiz exame de sangue e urina e deram normais.
e o jato esta medio, a ardencia quase nao existe mais.
gostaria de saber se esses sintomas irão desaparecer com o tempo ?