ORIENTAÇÕES

Ureterorrenolitotripsia

Ureterorrenolitotripsia Flexível + Implante de Duplo J

 

Orientações pós operatórias: Ureterorrenolitotripsia + Duplo J

– A cirurgia consiste em 2 etapas: a primeira parte é a ureterorrenolitotripsia, onde será realizada a fragmentação da pedra, e a segunda e última etapa é a colocação do duplo J.

A dieta será liberada em poucas horas, quando o paciente já está recuperado da anestesia.

– Em alguns casos, há necessidade do uso de sonda vesical. A depender do procedimento, o paciente necessitará
mantê-la na alta hospitalar.

Colocação de Duplo J

– Lembre-se que na grande maioria das vezes é deixado um dreno interno chamado DUPLO J. Ele é o responsável por vários sintomas potenciais que o paciente apresenta, conforme descrito a seguir:

1- Ardência para realizar a micção.
2- Sangramento na urina.
3- Dor/desconforto lombar.
4- Incontinência urinária esporádica.
5- Sensação de bexiga cheia.

Estes sintomas variam de caso a caso, podendo permanecer até a retirada do catéter. Para assistir ao vídeo de colocação do Duplo J clique aqui!

Alta Hospitalar

– A alta hospitalar costuma ser no dia seguinte ou até no mesmo dia, a depender do horário que foi realizado o procedimento.

– Serão prescritas medicações para uso domiciliar, dentre elas antibiótico, analgésicos e anti-inflamatórios.

– Repouso relativo (evitar maiores esforços) nos primeiros 5 a 7 dias.

– Alimentação pode ser normal, sem contra-indicações para nenhum alimento específico. Recomenda-se beber bastante líquidos, principalmente água. Ela irá ajudar a clarear a urina e melhorar alguns sintomas eventuais.

– Retornar para revisão no período estabelecido (entre 7 a 15 dias).

– Lembre-se que está com o catéter DUPLO J e em algum momento irá retirá-lo. Normalmente retiramos após 1 semana da cirurgia, no próprio consultório. Procedimento simples que não provoca dor. Em alguns casos deixamos por períodos maiores, podendo ficar até 3 a 4 meses sem maiores problemas.

OBS:

– O sinal de complicação que temos de estar atentos é FEBRE. Ao menor sinal, procure o pronto socorro para avaliação e entre em contato com nossa equipe.

Blog

Publicações em urologia

Próstata aumentada causa dor nas costas? Entenda a relação

Próstata aumentada causa dor nas costas? Entenda a relação

Este conteúdo foi revisado com base na experiência clínica do Dr. Paulo Maron, urologista especializado em Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e técnicas minimamente invasivas. Próstata aumentada causa dor nas costas? Essa é uma dúvida comum entre homens acima dos 40...

Próstata aumentada: o que pode ser e como prevenir complicações?

Próstata aumentada: o que pode ser e como prevenir complicações?

Este conteúdo foi revisado com base na experiência clínica do Dr. Paulo Maron, urologista especializado em Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e técnicas minimamente invasivas. Próstata aumentada: o que pode ser? O aumento da próstata pode indicar HPB, alterações...

Quem tem câncer de próstata pode ter relação sexual?

Quem tem câncer de próstata pode ter relação sexual?

Quem tem câncer de próstata pode ter relação sexual mesmo após a cirurgia, embora alterações na ereção, ejaculação e fertilidade possam ocorrer. A capacidade de sentir prazer e atingir o orgasmo geralmente é preservada.  Muitos homens que recebem um diagnóstico...