ORIENTAÇÕES

Ureterorrenolitotripsia Flexível + Implante de Duplo J
Orientações pós operatórias: Ureterorrenolitotripsia + Duplo J
– A cirurgia consiste em 2 etapas: a primeira parte é a ureterorrenolitotripsia, onde será realizada a fragmentação da pedra, e a segunda e última etapa é a colocação do duplo J.
A dieta será liberada em poucas horas, quando o paciente já está recuperado da anestesia.
– Em alguns casos, há necessidade do uso de sonda vesical. A depender do procedimento, o paciente necessitará
mantê-la na alta hospitalar.
Colocação de Duplo J
– Lembre-se que na grande maioria das vezes é deixado um dreno interno chamado DUPLO J. Ele é o responsável por vários sintomas potenciais que o paciente apresenta, conforme descrito a seguir:
1- Ardência para realizar a micção.
2- Sangramento na urina.
3- Dor/desconforto lombar.
4- Incontinência urinária esporádica.
5- Sensação de bexiga cheia.
Estes sintomas variam de caso a caso, podendo permanecer até a retirada do catéter. Para assistir ao vídeo de colocação do Duplo J clique aqui!
Alta Hospitalar
– A alta hospitalar costuma ser no dia seguinte ou até no mesmo dia, a depender do horário que foi realizado o procedimento.
– Serão prescritas medicações para uso domiciliar, dentre elas antibiótico, analgésicos e anti-inflamatórios.
– Repouso relativo (evitar maiores esforços) nos primeiros 5 a 7 dias.
– Alimentação pode ser normal, sem contra-indicações para nenhum alimento específico. Recomenda-se beber bastante líquidos, principalmente água. Ela irá ajudar a clarear a urina e melhorar alguns sintomas eventuais.
– Retornar para revisão no período estabelecido (entre 7 a 15 dias).
– Lembre-se que está com o catéter DUPLO J e em algum momento irá retirá-lo. Normalmente retiramos após 1 semana da cirurgia, no próprio consultório. Procedimento simples que não provoca dor. Em alguns casos deixamos por períodos maiores, podendo ficar até 3 a 4 meses sem maiores problemas.
OBS:
– O sinal de complicação que temos de estar atentos é FEBRE. Ao menor sinal, procure o pronto socorro para avaliação e entre em contato com nossa equipe.
Blog
Publicações em urologia
Alerta: descubra os medicamentos que aumentam o PSA e como eles afetam seu diagnóstico
Medicamentos que aumentam o PSA podem interferir no resultado do exame e afetar o diagnóstico da saúde da próstata. Conhecer quais remédios alteram esse marcador é fundamental para evitar interpretações equivocadas e garantir uma avaliação correta. Medicamentos que...
HoLEP ou Rezum: vantagens e desvantagens de cada tratamento para próstata aumentada
Esses métodos são eficazes para o tratamento da próstata, mas cada um apresenta indicações, benefícios e limitações diferentes. Entenda as principais diferenças para fazer a escolha certa com o seu urologista. Qual tratamento é mais indicado para a hiperplasia...
Tratamento de HPB com Rezum pelo SUS é possível?
O tratamento de HPB com Rezum pelo SUS ainda não está disponível. Atualmente, a tecnologia está restrita à rede privada, em clínicas e hospitais particulares no Brasil. A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição bastante comum em homens com mais de 50 anos...