ORIENTAÇÕES

Ureterorrenolitotripsia

Ureterorrenolitotripsia Flexível + Implante de Duplo J

 

Orientações pós operatórias: Ureterorrenolitotripsia + Duplo J

– A cirurgia consiste em 2 etapas: a primeira parte é a ureterorrenolitotripsia, onde será realizada a fragmentação da pedra, e a segunda e última etapa é a colocação do duplo J.

A dieta será liberada em poucas horas, quando o paciente já está recuperado da anestesia.

– Em alguns casos, há necessidade do uso de sonda vesical. A depender do procedimento, o paciente necessitará
mantê-la na alta hospitalar.

Colocação de Duplo J

– Lembre-se que na grande maioria das vezes é deixado um dreno interno chamado DUPLO J. Ele é o responsável por vários sintomas potenciais que o paciente apresenta, conforme descrito a seguir:

1- Ardência para realizar a micção.
2- Sangramento na urina.
3- Dor/desconforto lombar.
4- Incontinência urinária esporádica.
5- Sensação de bexiga cheia.

Estes sintomas variam de caso a caso, podendo permanecer até a retirada do catéter. Para assistir ao vídeo de colocação do Duplo J clique aqui!

Alta Hospitalar

– A alta hospitalar costuma ser no dia seguinte ou até no mesmo dia, a depender do horário que foi realizado o procedimento.

– Serão prescritas medicações para uso domiciliar, dentre elas antibiótico, analgésicos e anti-inflamatórios.

– Repouso relativo (evitar maiores esforços) nos primeiros 5 a 7 dias.

– Alimentação pode ser normal, sem contra-indicações para nenhum alimento específico. Recomenda-se beber bastante líquidos, principalmente água. Ela irá ajudar a clarear a urina e melhorar alguns sintomas eventuais.

– Retornar para revisão no período estabelecido (entre 7 a 15 dias).

– Lembre-se que está com o catéter DUPLO J e em algum momento irá retirá-lo. Normalmente retiramos após 1 semana da cirurgia, no próprio consultório. Procedimento simples que não provoca dor. Em alguns casos deixamos por períodos maiores, podendo ficar até 3 a 4 meses sem maiores problemas.

OBS:

– O sinal de complicação que temos de estar atentos é FEBRE. Ao menor sinal, procure o pronto socorro para avaliação e entre em contato com nossa equipe.

Blog

Publicações em urologia

Remédio para próstata inchada é alternativa viável?

Remédio para próstata inchada é alternativa viável?

Remédio para próstata inchada: uma questão que desperta interesse e preocupação em homens de diferentes idades.  A próstata inchada, ou hiperplasia prostática benigna (HPB), é uma condição comum a partir do envelhecimento dos homens que afeta a qualidade de vida de...

Câncer de próstata tem cura?

Câncer de próstata tem cura?

"Câncer de próstata tem cura?". Esta é uma pergunta que ecoa na mente de muitos homens ao redor do mundo, especialmente, aqueles que enfrentam o diagnóstico dessa doença.  Tal patologia é uma das formas mais comuns de câncer entre os indivíduos do sexo masculino, com...

Câncer de próstata: saiba tudo sobre essa doença

Câncer de próstata: saiba tudo sobre essa doença

Câncer de próstata: uma realidade que impacta milhões de homens em todo o mundo. Essa condição de saúde, muitas vezes silenciosa e assintomática em estágios iniciais, tornou-se uma preocupação global devido à sua prevalência e ao impacto significativo que pode ter na...

×
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp Agora.