ORIENTAÇÕES

Ureterorrenolitotripsia

Ureterorrenolitotripsia Flexível + Implante de Duplo J

 

Orientações pós operatórias: Ureterorrenolitotripsia + Duplo J

– A cirurgia consiste em 2 etapas: a primeira parte é a ureterorrenolitotripsia, onde será realizada a fragmentação da pedra, e a segunda e última etapa é a colocação do duplo J.

A dieta será liberada em poucas horas, quando o paciente já está recuperado da anestesia.

– Em alguns casos, há necessidade do uso de sonda vesical. A depender do procedimento, o paciente necessitará
mantê-la na alta hospitalar.

Colocação de Duplo J

– Lembre-se que na grande maioria das vezes é deixado um dreno interno chamado DUPLO J. Ele é o responsável por vários sintomas potenciais que o paciente apresenta, conforme descrito a seguir:

1- Ardência para realizar a micção.
2- Sangramento na urina.
3- Dor/desconforto lombar.
4- Incontinência urinária esporádica.
5- Sensação de bexiga cheia.

Estes sintomas variam de caso a caso, podendo permanecer até a retirada do catéter. Para assistir ao vídeo de colocação do Duplo J clique aqui!

Alta Hospitalar

– A alta hospitalar costuma ser no dia seguinte ou até no mesmo dia, a depender do horário que foi realizado o procedimento.

– Serão prescritas medicações para uso domiciliar, dentre elas antibiótico, analgésicos e anti-inflamatórios.

– Repouso relativo (evitar maiores esforços) nos primeiros 5 a 7 dias.

– Alimentação pode ser normal, sem contra-indicações para nenhum alimento específico. Recomenda-se beber bastante líquidos, principalmente água. Ela irá ajudar a clarear a urina e melhorar alguns sintomas eventuais.

– Retornar para revisão no período estabelecido (entre 7 a 15 dias).

– Lembre-se que está com o catéter DUPLO J e em algum momento irá retirá-lo. Normalmente retiramos após 1 semana da cirurgia, no próprio consultório. Procedimento simples que não provoca dor. Em alguns casos deixamos por períodos maiores, podendo ficar até 3 a 4 meses sem maiores problemas.

OBS:

– O sinal de complicação que temos de estar atentos é FEBRE. Ao menor sinal, procure o pronto socorro para avaliação e entre em contato com nossa equipe.

Blog

Publicações em urologia

Inflamação na próstata: sintomas mais comuns

Inflamação na próstata: sintomas mais comuns

Uma busca comum entre homens que começam a notar alterações no sistema urinário ou sentem desconforto na região pélvica, é entender o que é a inflamação na próstata, seus sintomas principais e formas de tratamento.  A próstata, uma glândula do sistema reprodutor...

Especialista em câncer de próstata: conheça o Dr. Paulo Maron

Especialista em câncer de próstata: conheça o Dr. Paulo Maron

Quando se trata de cuidados médicos especializados, a escolha do profissional certo pode fazer toda a diferença. Se você está à procura de um especialista em câncer de próstata, é essencial conhecer o Dr. Paulo Maron.  Com uma carreira dedicada ao estudo e tratamento...

Procedimento médico para hiperplasia benigna da próstata: Rezum

Procedimento médico para hiperplasia benigna da próstata: Rezum

Submeter-se a um procedimento médico para hiperplasia benigna da próstata é a melhor opção para aliviar os sintomas causados por essa condição, pois resulta em uma melhora substancial na qualidade de vida dos homens. Entre as alternativas, destaca-se a técnica...

×
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp Agora.