Muitos pacientes se surpreendem ao entrar no consultório do urologista e descobrir as inúmeras atribuições deste especialista. Não é incomum não entenderem o motivo pelo qual foram orientados a nos consultar. Mais ainda, pacientes do sexo feminino referem “constrangimento” na sala de espera pois tem certeza que urologista é médico de homens!

Para esclarecer de forma simples e definitiva, listo aqui 4 motivos os quais um indivíduo (de ambos os sexos) deveria buscar auxílio deste médico ESPECIALISTA nos órgãos urinários de HOMENS e MULHERES e sistema reprodutor masculino:

1- Conhecer-te a ti mesmo.

Uma das mais singelas informações que o urologista pode fornecer é a definição de “normalidade” nos seus órgãos – rins, bexiga, próstata, pênis e testículos. O conceito de ‘normal’ é extremamente importante para que se possa identificar alterações ou surgimento de doenças. Entenda que este tópico pode ser aplicado desde à infância até a terceira idade de ambos os sexos.

2- Monitoramento de doenças.

A avaliação rotineira incluindo exames laboratoriais e de imagem deve ser realizada nos pacientes com doenças previamente conhecidas ou suspeitas, tais como: nódulos renais, cálculos das vias urinárias, tortuosidade peniana, disfunções sexuais, uso de medicações, alterações no ato miccional, dentre outros. Deste modo será possível definir de forma antecipada o melhor tratamento para cada enfermidade.

3- Avaliação da próstata (check up anual).

A próstata, que é um órgão exclusivamente do sexo masculino, apresenta influência da testosterona e suas variantes desde o nascimento, principalmente a partir dos 40 anos de idade, quando comumente iniciam sintomas. Se por um lado, o crescimento BENIGNO pode levar a sintomas miccionais, por outro, a anomalia – crescimento MALIGNO ou CÂNCER – é assintomática. Por estes motivos, após os 40 anos é recomendada a avaliação prostática de rotina, habitualmente 1 vez por ano, MESMO QUE NÃO TENHA ALTERAÇÕES!

4- Alterações do ato de urinar.

Conhecido como disfunções miccionais ou ainda mais abrangente, LUTS (sintomas do trato urinário inferior em inglês), podem estar relacionados a inúmeras doenças e anormalidades dos órgãos do trato urinário masculino e FEMININO. Outras doenças tais como diabetes, AVC, Parkinson e alterações neurológicas podem influenciar no ato miccional e muitas vezes de forma pouco perceptível.

Apesar de sucinta, a lista acima é uma tentativa de disseminar a importância da especialidade nas mais variadas alterações, desde prevenção até acompanhamento e tratamento de doenças, em qualquer faixa etária e independente do gênero.

Não deixem de consultar um urologista! Faça dele seu parceiro e amigo!

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp