A doença mais temida do ser humano, o câncer, e o local de acometimento mais comum em homens, a próstata, por incrível que pareça nos dá a chance de pegá-la no seu primórdio. O chamado “screening”, rastreio ou check-up da próstata nos permite através de exames simples e pouco invasivos a capacidade de detecção precoce e consequentemente a cura.

É recomendado o rastreio anual a todo homem com idade superior a 50 anos (ou 45 anos naqueles com histórico familiar ou afrodescendentes). Basicamente, consiste numa simples consulta para avaliação urológica, dosagem de PSA (proteína produzida apenas na próstata) e o exame físico completo, que inclui o exame digital da próstata (toque retal).

A partir destes dados iniciais podemos traçar probabilidades de desenvolvimento da doença, solicitar exames complementares para aprofundar a avaliação e até mesmo iniciar algum tratamento para possíveis patologias desconhecidas pelo paciente. E pronto! Está feita a análise inicial do urologista. De forma simples e rápida é possível identificar anormalidades e com isso prosseguir na detecção precoce de inúmeras doenças urológicas e não urológicas. A maior barreira ainda é o PRECONCEITO! Não apenas os homens adultos devem se conscientizar; a participação da esposa e de familiares é fundamental para quebrar todos os tabus e desta forma criamos uma corrente positiva – um compromisso com a vida!

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp