Alguns pacientes chegam ao consultório preocupados com o diagnóstico de angiomiolipoma renal visto em check-up de rotina. Afinal, o que significa esse nome extenso e diferente?

Um dos exames mais realizados na atualidade é a ultrassonografia do abdome total, que inclui as vias urinárias. Em alguns casos, a identificação de um nódulo renal bem característico – descrito como angiomiolipoma – é motivo de encaminhamento de médicos das mais variadas especialidades para avaliação do urologista.

O angiomiolipoma é uma condição BENIGNA que pode afetar inúmeros órgãos, correspondendo até 3% dos tumores do rim. Como seu nome já diz, é formado por vasos sanguíneos, fibras musculares e tecido adiposo (gordura). Na grande maioria dos casos, ele aparece de forma isolada, SEM SINTOMAS, identificado em exames de rotina. Raramente, pode estar associado a síndromes que apresentam outras manifestações clínicas – a esclerose tuberosa.

A ultrassonografia é capaz de identificar de forma clara e não há necessidade de exames complementares. A característica fundamental que deve ser descrita é o tamanho da lesão, pois isto é o divisor de águas no tratamento. Nódulos pequenos, menores de 4 cm, costumam evoluir de forma favorável, sem complicações ou sintomas durante toda a vida. Já nos tumores de tamanho maior (a partir de 4 cm) há um risco potencial de ruptura, gerando hemorragia local e necessidade de intervenção e internação de urgência.

Por isso, uma vez diagnosticado um angiomiolipoma, devemos oferecer tratamento eletivo, nas melhores condições clínicas nos casos que apresentarem fatores para uma evolução adversa. O tamanho, profissão e características clínicas do paciente são tópicos a ser considerados para indicação de tratamento de retirada do tumor, que é feito com uma cirurgia minimamente invasiva – laparoscopia ou robótica.

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp