É recorrente no consultório do urologista a queixa de crescimento do testículo e isso gera bastante ansiedade, principalmente após consultar sites de busca como o google e afins. Abaixo, discutimos aspectos relacionados às possíveis doenças e suas reais implicações.
O que pode representar o aumento de volume do(s) testículo(s)?
A resposta: depende.
Alguns fatores devem ser observados para que possamos chegar a um diagnóstico preciso.
– Tempo de crescimento. O tempo de evolução é importante para sabermos se estamos lidando com uma doença simples (hidrocele – água ao redor do testículo), que tem crescimento lento (muitas vezes por muitos anos), ou se estamos diante de um nódulo ou câncer.
– Sintomas associados. Dor associada ao crescimento abrupto do órgão pode estar relacionada à inflamação e infecção dos testículos ou epidídimo (orquiepididimite). Costuma vir acompanhada de vermelhidão local e até ardência no canal urinário. Outra possibilidade que deve ser afastada é a de torção testicular. Cistos podem evoluir com episódios de dor pontuais, associado a crescimento de “nódulo” fibroelástico acima ou abaixo do testículo.
– Idade. O aumento testicular pode acometer qualquer idade em casos de hidrocele; porém, os cânceres costumam aparecer em homens entre 15 e 45 anos e menos frequentemente em idosos.
As principais causas de crescimento e aumento testicular, portanto, são:
1- Hidrocele
2- Tumor de testículo
3- Orquite ou epididimite
4- Varicocele
5- Cistos em epidídimo / testiculares
6- Torção testicular
7- Torção de hidátide de Morgagni
8- Hérnias inguino-escrotais
Uma vez identificado aumento do volume escrotal ou testicular, a avaliação clínica é insubstituível, sendo mais eficaz até do que a ultrassonografia ou qualquer exame complementar. Portanto, o consultório do urologista deve ser o primeiro lugar que você deve ir!