O mais frequente do homem, o câncer de próstata tem como ser detectado de forma precoce (e relativamente simples) e tem altas chances de cura!

Atualmente, dispomos de uma série de modalidades de tratamento.

A escolha vai depender de alguns aspectos relacionados à agressividade da doença, situação clínica do paciente e disponibilidade de equipamentos.

Grandes estudos já comprovaram os benefícios de 2 principais modalidades:

1- Cirurgia

2- Radioterapia

Mas afinal, qual a melhor? Como escolher qual paciente deve ser tratado com uma ou com outra?

** A cirurgia – prostatectomia radical – foi padronizada há mais de 30 anos e seus resultados venceram a prova do tempo.

A capacidade de curar a doença é alta, com baixas taxas de complicações significativas.

Tem sido a abordagem mais comum em todo o mundo e sua experiência é vasta. Nos últimos anos, mudanças surgiram na técnica principalmente devido ao uso de melhorias tecnológicas (ex: cirurgia robótica) trazendo mais argumentos a favor.

** A radioterapia, inicialmente utilizada para pacientes que não tinham condições clínicas para serem submetidos a cirurgia e/ou idade muito avançada, teve seu uso ampliado para qualquer caso e deve ser oferecida como opção de primeira linha a qualquer paciente.

Este procedimento é menos invasivo do que a cirurgia e por isto muitos pacientes são atraídos pelo método.

Porém, temos que ter em mente que ambos têm seus potenciais efeitos colaterais e/ou complicações de pequeno e médio porte. Ambos têm seus riscos. O que parece ser menos agressivo (radioterapia) não é comprovado em estudos! Por outro lado, o que parece ser mais certeiro pois retira a próstata toda (cirurgia), também não temos estudos suficientes para determinar este dado!

Hoje não existe nenhum estudo que demonstre superioridade de um em relação ao outro, seja na capacidade de curar a doença ou na geração de efeitos colaterais.

Antes de decidir, converse bem a respeito de todas as formas de tratamento para essa doença! Decida em conjunto com seu médico. Esta é a melhor forma de escolher o melhor tratamento para o seu caso!