Sempre que se fala em cirurgia robótica muitas pessoas imaginam literalmente um robô – desses dos filmes de Hollywood – que possuem inteligência artificial, ali na sala cirúrgica, no local do cirurgião atuando com precisão, fazendo as escolhas comandadas (ou não!) pelo ser humano que o construiu.

Mas não. Não é desta forma! Deixemos a ficção de lado.

Embora a tecnologia esteja avançando sem precedentes, o que temos é uma máquina com infinidade de atributos os quais se provaram benéficos e com um caminho sem volta na assistência médica.

O robô é uma máquina inteiramente comandada pelo médico. O procedimento cirúrgico dito robótico, é nada mais do que uma cirurgia laparoscópica na qual utilizamos uma plataforma capaz de aumentar a precisão e amplitude dos movimentos, visualização do campo cirúrgico (aumento de mais de 15 vezes, câmera 3D), dentre outras possibilidades, resultando em menores complicações cirúrgicas, alta hospitalar mais precoce, ou seja: menos riscos ao paciente!

Além disso, o cirurgião opera sentado em um outro aparelho – o console – de modo que os comandos de todos os movimentos dos braços robóticos são feitos de forma confortável e ergonômica, o que se traduz em mais concentração e melhores resultados, além de aumentar o tempo de vida útil dos cirurgiões.

A cirurgia robótica já é presente no mundo todo e agora no Brasil também! A tecnologia deve ser uma valiosa aliada do ser humano. Quando usada para o bem, abre inúmeras janelas para o que está por vir. A robótica em cirurgia é uma evidência disso!

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp