Exame da próstata e seu tabu

Talvez uma das questões mais repetidas na prática diária do urologista é sobre a necessidade do “exame da próstata”. O exame do toque ou do dedo é um dos principais tabus que existem na medicina. Nem tanto pela discussão científica, mas muito mais pela interpretação e preconceito gerado pelos pacientes.

A investigação clínica de doenças é feita através de uma boa história clínica com o maior número possível de informações associada ao exame físico completo, o que inclui o toque retal. A grande maioria das doenças (cerca de 80%) é diagnosticada apenas por esta combinação simples, barata e eficaz. A utilização dos exames complementares é exatamente o que o nome diz: complementar.

A importância do exame de toque retal

O exame de toque nada mais é do que uma parte essencial da avaliação clínica. Muitas enfermidades podem ser diagnosticadas através deste singelo passo do exame médico. O problema, infelizmente, está na grande barreira psicológica – preconceito e desinformação.

A importância da análise prostática através do toque retal está no simples fato que nenhum exame é capaz de demonstrar: a sensibilidade tátil e poder de julgamento crítico do médico especialista (urologista). A consistência, o tamanho, crescimento anômalo, aparecimento e endurecimento de nódulos, formato… uma infinidade de informações que perdemos quando deixamos de realizar este procedimento. Em torno de 20 a 30% dos tumores de próstata, em pacientes com PSA NORMAL, o diagnóstico será feito através do exame de toque, o exame da próstata. Não podemos ignorar a importância disto!

O exame digital da próstata será substituído?

Muito se fala em novas tecnologias que estão substituindo o exame de próstata. Sim, existem muitos exames promissores tanto laboratoriais quanto de imagem (ressonância magnética). Porém, aqui está um equívoco. O toque retal JAMAIS será substituído! Pelo simples fato de ser parte integrante e essencial da capacidade mais importante do médico: a análise clínica.

Portanto, SIM! O exame de toque da próstata DEVE ser realizado SEMPRE, nunca substituído pelo PSA, ultrassom ou qualquer outro. Cobre isto do seu médico!

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp