A Hiperplasia Benigna da Próstata ou Hipertrofia Benigna da Próstata é uma condição que os homens podem apresentar especialmente a partir dos 40 anos. Esse problema chega a atingir mais de 50% deles, na faixa dos 60 anos.
Vamos saber mais sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata, sintomas, causas e tratamentos?
Mas o que é hiperplasia?
A hiperplasia é o aumento benigno de um tecido devido à multiplicação de células, logo, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) é o aumento da próstata.
Nos mais jovens, o tamanho normal da próstata fica em torno das dimensões de uma ameixa ou de uma noz. Nos portadores desta doença, o tecido prostático cresce excessivamente, e esse crescimento pode empurrar a uretra e a bexiga, prejudicando o fluxo de urina, gerando todos os sintomas que descreveremos a seguir.
Segundo dados do Prostate Cancer Foundation, um renomado órgão americano que estuda as doenças da próstata, essa condição tem relação direta com a idade.
As chances de um homem ser acometido pelo problema vai aumentar em 20% a cada ano após os 40 anos.
– Por volta dos 50 anos: o problema pode acometer até 20% dos homens.
– Por volta dos 60 anos: pode atingir 60% dos homens;
– Aos 70 anos: há 70% de chances de acometer homens nesta faixa etária.
– Aos 90 anos: vai afetar cerca de 80% dos pacientes.
A longevidade está diretamente relacionada à HPB, porém outros fatores poderão favorecer o desenvolvimento da doença, como os genéticos e até ação dos hormônios no organismo masculino (principalmente a testosterona), que poderão alterar a regulação do crescimento da próstata.
Embora a condição afete o funcionamento normal do sistema urinário, a Hiperplasia Prostática Benigna, conforme o próprio nome sugere, não representa um câncer.
Apenas o fato de ter a hiperplasia prostática também não significa que alguém vai desenvolver um câncer de próstata.
É importante ter em mente que o fato do ultrassom da próstata descrever uma hiperplasia, não necessariamente significa que o paciente tem a enfermidade. A doença hiperplasia prostática benigna só pode ser diagnosticada se houver sinais e sintomas, como descritos a seguir.
Sintomas de Hiperplasia Benigna da Próstata
Ao contrário do câncer de próstata que pode ser silencioso e não apresentar sintomas por anos, a hiperplasia prostática pode revelar alguns desconfortos relacionados ao funcionamento do sistema urinário que são bastante difíceis de ignorar, como:
- Demorar para iniciar o jato de urina;
- O jato pode se apresentar mais fraco;
- Necessidade constante de urinar;
- Aumento da frequência urinária à noite;
- Até mesmo incapacidade de urinar.
Ao perceber esses sintomas, a avaliação do urologista é imprescindível para definir o tratamento.
Algumas vezes, especialmente para quem negligencia a saúde, o problema poderá progredir, chegando a evoluir para uma situação grave: a insuficiência renal.
Por isso, é importante realizar um acompanhamento urológico completo, incluindo o toque digital da próstata para avaliar o volume e forma da glândula bem como outros exames, a saber: urina, creatinina, PSA, ultrassonografia e estudo do fluxo miccional, de acordo com a avaliação do especialista.
Tratamento para Hiperplasia Benigna da Próstata
A Hiperplasia Benigna da Próstata tem cura e o tratamento vai visar a eliminação da obstrução urinária provocada por ela. A escolha da terapia vai depender da intensidade dos sintomas apresentados pelo paciente e dos danos já causados por uma obstrução crônica.
Remédio para hiperplasia benigna da próstata tem a finalidade de desbloquear a urina. No tratamento da HPB, os medicamentos alfa-bloqueadores – doxazosina e tansulosina – irão promover o relaxamento dos músculos da região prostática, incluindo o esfíncter urinário. Já os inibidores de 5-alfa-redutase – finasterida e dutasterida – vão promover a redução do volume da próstata.
No caso dos bloqueadores alfa, é interessante saber que podem reduzir ou até mesmo eliminar temporariamente a ejaculação, uma condição conhecida como ejaculação retrógrada.
Já com os inibidores da 5-alfa-redutase, que agem por meio da redução do hormônio DHT, um dos possíveis sintomas colaterais é ausência de desejo sexual.
Hiperplasia benigna da próstata: cirurgia é indicada?
Nem sempre os medicamentos vão funcionar para todos os homens. Desta forma, procedimentos mais invasivos poderão ser necessários.
A cirurgia para esses casos é conhecida como ressecção transuretral da próstata (RTU). A RTU de próstata é a retirada da parte central do órgão, a área hiperplásica, através de um instrumento que será inserido no pênis, por meio da uretra. As técnicas tradicionais removem o tecido prostático através de eletrocauterização.
A utilização do laser – Holmium ou GreenLight – tem sido cada vez mais comum, possibilitando cirurgias com menor índice de sangramento e melhor qualidade miccional.
Agora que você já sabe sobre hiperplasia benigna da próstata o que é, causas, sintomas e tratamentos, outra dica importante é estar sempre atento aos avisos que o próprio corpo apresenta e poderão ser fundamentais para os cuidados com a saúde.
E não custa lembrar que hábitos saudáveis são sempre benéficos, até mesmo para aliviar os sintomas da HPB.
Bom dia
Fiz á poucos dias uma PSA TOTAL e deu um valor de 5.17, a minha pergunta é se estes valores são altos, a minha idade é 71 anos, já fiz ecografias e resultado é benigno, e fiz toque retal e o médico urulogista diz que está tudo bem receitou silodosina 4 mg, para aliviara bexiga, só que me retirou o apetite sexual. gostava de obter um comentário
Obrigado
Cumprimentos
jfferreira
Olá Sr. Joaquim.
O valor do PSA do Sr. é acima do esperado. Porém, para determinar os próximos passos, é preciso realizar uma avaliação clínica. Neste caso, pode ser apenas um acompanhamento, repetir o exame ou até realizar uma biópsia.
Excia. Sr. Dtr. Paulo Maron – Boas
– Albertino Luis tenho 69 Anos
– Hiperplasia Benigna Prostatica
– Sr. Dtr. A minha prostata tem PSA especifico = 1,16
PSA livre/total = 0,65
Volume ———-= 50cc
– Sr. Dtr. é caso para me preocupar?
– Ou tenho de fazer algum tratamento?
-Se for qual o medicamento adquado?
Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Albertino Luis
Pai com 84 anos. Fez remoção total da próstata em 2005, hiperplasia prostática benigna, porém o PSA Total feito recentemente foi de 12,31ng/ml e o livre 0,90ng/ml. Histórico familiar de câncer de próstata (pai e 3 irmãos).
Quais outros exames devem ser realizados para averiguar este aumento do indicador do PSA?
Na avaliação do câncer de próstata é preciso considerar vários fatores incluindo a situação clínica do paciente. Quando conclui-se que é preciso investigar a fundo, então faz se biópsia.