Quando o médico informa ao paciente que sua próstata está aumentada, tem início uma série de dúvidas e receios. Mas, afinal, qual o tamanho normal da próstata?
A preocupação com o tamanho desta glândula, presente apenas no sistema reprodutor masculino, deve-se ao fato de estar relacionada à doença benigna mais comum do homem, a hiperplasia da próstata. E como o câncer de próstata atinge indivíduos da mesma faixa etária, é preciso realizar periodicamente uma avaliação completa com seu médico urologista.
Qual o tamanho normal da próstata?
Do formato e do tamanho aproximado de uma noz, possui em média 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 centímetro cúbicos (ou 15 a 20 gramas).
A próstata só está presente no homem e se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, aquele canal por onde passa a urina.
É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, produzindo um líquido rico em substâncias, que se junta à secreção da vesícula seminal e do testículo para formar o esperma.
A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências mais intensas do hormônio masculino (testosterona), alcançando seu tamanho normal (em torno de 15 a 20 gramas) por volta dos 20 anos.
Já está provado também que seu crescimento está relacionado com o envelhecimento.
Importância do exame de toque retal
Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata maior que o tamanho normal ou de forma irregular devido à presença de um tumor podem ser facilmente identificados por este método.
Porém, próstata aumentada e sua relação com o câncer é um tema de interesse que inspira preocupações. Por isso, faz-se necessário detalhar um pouco a respeito do assunto. São três as principais alterações na próstata que geram confusão:
- Prostatite (infecção da próstata)
- Câncer de próstata
- Hiperplasia benigna da próstata
Prostatite
É relativamente incomum ou subdiagnosticada, porém pode atingir uma parcela razoável da população masculina. A prostatite é mais comum na forma crônica e geralmente é assintomática, mas, quando dá sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar etc.
Por outro lado, a chamada prostatite aguda é uma infecção potencialmente grave, provoca febre alta, queda do estado geral e sintomas típicos de infecção urinária como ardor ao urinar e micções extremamente frequentes.
As principais causas de prostatite estão relacionadas às uretrites, como a gonorreia, após relacionamentos com parceiras com infecções ginecológicas e hiperplasia benigna da próstata. O tratamento é feito com antibiótico por um período variável de dias.
Câncer de próstata
O tumor maligno chega a atingir em torno de 16% dos homens e a sua frequência aumenta com a idade.
Quando diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de próstata apresenta excelente resposta ao tratamento – cirurgia, radioterapia e outros – alcançando altas taxas de cura.
O exame periódico do homem com o urologista é extremamente importante. E o motivo é que o câncer da próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais. Portanto a possibilidade de cura só existe quando o diagnóstico é precoce, que é feito através da avaliação de rotina anual.
Hiperplasia benigna da próstata
O tumor benigno (ou HPB) é também mais frequente quanto maior for a idade do paciente e é muito mais frequente que o câncer da próstata, pois chega a atingir quase 70% dos homens acima de 70 anos.
A hiperplasia prostática aparece em homens acima de 40 anos e se caracteriza por um aumento organizado das células da próstata. Diferentemente do câncer, em que as células apresentam crescimento desordenado, podendo provocar metástases.
O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela.
Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são:
- aumento das micções durante a noite
- aumento da frequência urinária diurna
- diminuição da força e do calibre do jato urinário
- demora para iniciar a micção
- sensação de urgência para urinar e às vezes até perda de urina nessas situações, entre outras
É importante esclarecer que a presença dos sintomas não dependem exclusivamente do crescimento da próstata. Em outras palavras, um homem pode ter a próstata muito aumentada e não queixar-se de nenhum sintoma. Isso porque o tecido prostático crescido não comprimiu a uretra. Por outro lado, homens com próstatas menores podem apresentar-se bastante sintomáticos porque o crescimento prostático provocou uma obstrução importante na uretra.
Quando o homem tem a próstata aumentada mas não tem sintoma algum, normalmente não há indicação de tratamento, apenas sendo necessário o controle anual com o urologista.
Diante dos sintomas, é necessária uma investigação aprofundada e inicia-se o tratamento da doença, que pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico pode ser sintomático ou etiológico.
Os medicamentos sintomáticos apenas melhoram os sintomas que a obstrução produz na uretra, fazendo com que o homem acorde menos durante a noite e urine com mais facilidade, diminuindo os sintomas da HPB.
Os medicamentos chamados etiológicos demoram muitos meses para agir, mas têm a capacidade, na grande maioria dos casos, de bloquear o crescimento da próstata e até fazê-la regredir no tamanho.
A cirurgia da HPB é recomendada quando falha o tratamento clínico ou quando a obstrução já é muito intensa, agravando os sintomas e às vezes levando a retenção urinária aguda, quando há a necessidade de passar uma sonda para esvaziar a bexiga.
Agora que você sabe o tamanho normal da próstata, fique atento aos sintomas e consulte um urologista regularmente! Cuide bem de sua saúde!
Meu exame de prostata deu os valores.
44 x 38 x 41 em mm e com volume 36 cm3
Esta muito aumentada ?
bexiga de forma usual volume normal contornos regulares com paredes finas distendida pela urina sem ecos no seu interior resíduo vesical pós miccionalfilosófico próstata de volume aumentado medindo 38 x 45 x 46 MM abre parentes de XLX up fecha parentes contornos regulares peso aproximadamente 42 gramas volume 40,9 cm3
Olá Sr. Hélcio.
O exame do senhor não há sinais de problema e sugere normalidade. Porém, só é possível afirmar com certeza a partir de uma avaliação mais completa, com realização de uma história clínica adequada e exame físico. Um abraço
o meu PSA , 44,38 , o que pode ser?
PSA muito elevado precisa de atenção. Dependendo do contexto é necessário realizar biópsia de próstata. De qualquer forma, é importante ter em mente que um dos principais diagnósticos possíveis é o câncer de próstata.
Boa tarde, Dr. Paulo,
Tenho 41 anos, próstata medindo 3,7 x 4,5 x 4,0 cm com volume de 34.8 cm3. Peso aproximado de 36,5 gramas. Resíduos pós-miccional 10,5 ml.
Esses resultados são normais?
Olá Ricardo. Sim, são bons resultados de exame. Resta saber outros dados clínicos e do exame físico. Consulte um urologista.
Ola Dr , tenho 43 anos meu exame saiu 4,7x 4,5×2,8, peso 32 gramas , está normal?
Olá Eduardo. Sim, tudo dentro da normalidade
Excelente artigo, esclareceu bem minhas dúvidas.
3 x 4 x 2 = 24 – como assim volume de 15 a 20
TENHO 66 ANOS DE IDADE MEU EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA DA PRÓSTATA DEU 5,1 * 4,4 * 4,2 CM DE DIÂMETRO LONGITUDINAL…ESTA NORMAL??
JÁ AGRADEÇO.
Olá Sr. Luiz!
O tamanho da próstata não importa tanto se os sintomas são leves ou até ainda não apareceram. Importante o senhor passar em avaliação clínica para melhor determinação do seu caso.
Um abraço!
Minha próstata deu 6,6x 6,3×6,7 cm e peso 157,0 g , no exame ultrasonografia e meu PSA 2,91. É NORMALuh
Olá Sr. Luiz Carlos.
O tamanho da próstata isoladamente pode não significar nenhum tipo de problema. O tamanho deve ser avaliado como um todo, numa avaliação clínica completa.
Um abraço!
Meu marido tem problemas de próstata, ele usa o medicamento finasterida e dosaxina a mais de 4 anos, a próstata dele não teve almento, mas ele sente muitas dores encima do pênis, o que fazer?
Tenho 60 anos e 7 meses e meu exame de próstata foi:
3,8 x 3,6 x 3,7 peso 27,4 g
Me informe o que devo fazer
Ola dr. Paulo, tenho 58 anos e fiz um ultrassom que deu:
Dimensões periprostaticos livres
Dimensões 4,2 x 4,3 x 3,3 cm
Volume estimado 32,1 cc.
Sem imagens nodulares.
Esse tamanho e normal para a linha idade ? Tenho que tomar slgum remedio para diminuir o tamanho ? Muito obrigado
Olá Carlos. Esse tamanho está dentro dos padrões normais. A avaliação da próstata porém, é mais abrangente do que apenas o resultado de uma ultrassonografia e por isso exige acompanhamento periódico.
Bom dia dr. Paulo muito obrigado, fiz o exame de ultrasson trasnrretal e esta tudo normal embora a prostata aumentada 32.1 o urulogista vai fazer acompanhamento periodico, muito importante voce ajudar a tirar duvidas das pessoas por esse canal, parabéns pela sua atitude, voce e uma excelente profissional 🙏🙏😁😁
Bom dia dr. Paulo muito obrigado, fiz o exame de ultrasson trasnrretal e esta tudo normal embora a prostata aumentada 32.1 o urulogista vai fazer acompanhamento periodico, muito importante voce ajudar a tirar duvidas das pessoas por esse canal, parabéns pela sua atitude, voce e uma excelente profissional 🙏🙏😁😁
Bom dia dr. Paulo muito obrigado, fiz o exame de ultrasson trasnrretal e esta tudo normal embora a prostata aumentada 32.1 o urulogista vai fazer acompanhamento periodico, muito importante voce ajudar a tirar duvidas das pessoas por esse canal, parabéns pela sua atitude, voce e uma excelente profissional 🙏🙏😁😁
BOM DIA DR. O TAMANHO DE MINHA PROSTÁTA É DE 3,1 X 3,0 X 4,5 CM E 22,0 GRAMAS ESTÁ ENTRO DO IDEAL PARA MINHA IDADE DE 71 ANOS
Parabéns!
Saudações!
Pela Ecografia a prostata está com:
Volume: 30.6 x 37,3 x 44,1 = 24,4 ml3
Peso: 24,4 gr.
Tenho 43 anos, estes valores são normais?
Obrigado
Excelente conteúdo sobre prevenção! Parabéns!
o resultado do PSA deu 30,860ng/ml…o que isso significa?
com idade de 73 anos
Att
Genecy
Ola Genecy! Sim, PSA bem elevado. Precisa de uma investigação cuidadosa