cirurgia robótica de próstata

A tecnologia vem auxiliando médicos na busca por resultados cada vez melhores em cirurgias que antes ofereciam maior morbidade aos pacientes, seja na hora do ato cirúrgico ou em um segundo momento, com sequelas que o acompanham por toda a vida. A cirurgia robótica de próstata é um excelente exemplo.

No caso do tratamento cirúrgico para o câncer de próstata, a cirurgia robótica vem sendo cada vez mais procurada e acreditamos que ela pode ser considerada a melhor opção para o paciente. A cirurgia robótica da próstata oferece uma enorme precisão e segurança. Saiba mais!

Cirurgia robótica – alternativa para reduzir sequelas

Para o​ câncer de próstata, quando diagnosticado em sua fase inicial, a  forma de tratamento mais comum é a cirurgia para remoção da próstata. O procedimento para a retirada do tumor, antes feito por cirurgia aberta, evoluiu muito ao longo dos anos.

A cirurgia mais moderna na atualidade é por meio da robótica, procedimento minimamente invasivo que trouxe ganhos ao paciente. A técnica cirúrgica diminui o risco de sequelas como a incontinência urinária e a perda da ereção.

A comparação entre a cirurgia robótica e os outros tipos de cirurgia para o câncer de próstata​ mostra que o paciente que realiza o procedimento por meio da robótica tem mais chance de recuperar a ereção e menos chance de ter problemas com incontinência urinária.

Leia mais em: O que acontece se o homem retira a próstata

O que é a prostatectomia robótica?

A prostatectomia radical é a cirurgia que remove completamente a próstata e vesículas seminais. Juntamente com a radioterapia, representam as principais formas de tratamento do câncer de próstata.

A cirurgia robótica de próstata é uma modalidade de tratamento cirúrgico na qual o urologista aplica técnica laparoscópica (por vídeo) e utiliza um sistema de braços robóticos de ampla destreza, controlados pelo próprio cirurgião por meio de um console instalado na sala de cirurgia.

Além disso, o urologista enxerga os tecidos através de uma visão 3D que pode aumentar a imagem em mais de 15 vezes, deixando tudo muito mais fácil de ser enxergado.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia para o tratamento do câncer de próstata é realizada em ambiente hospitalar e requer internação média de 1 a 2 dias, embora a maioria dos pacientes tenham condições de alta hospitalar em menos de 24 horas.

A internação ocorre no mesmo dia do procedimento, obedecendo período de jejum de 8 horas antes da cirurgia. Em casos especiais, pode ser necessária a internação na véspera.

No dia da cirurgia, o paciente receberá medicações sedativas que provocam sono e diminuem a tensão. A anestesia é do tipo geral e em alguns casos pode ser combinada com a raquianestesia, para diminuir a chance de dor no pós-operatório.

A cirurgia de próstata robótica dura entre 2 a 4 horas. O cirurgião fará de 5 a 6 pequenas incisões (de até 3 cm) no abdome, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos.

No pós-operatório, o paciente terá dieta leve liberada e será estimulado a sair da cama.

Na recuperação pós operatória recomendamos sair da cama poucas horas após a cirurgia e também ingerir bastante água. Essas medidas aceleram a recuperação e aumentam a chance de alta precoce.

O paciente estará portando uma sonda urinária que deverá permanecer na alta hospitalar e usará por 5 a 7 dias. A sonda é imprescindível para a cicatrização interna.

Vantagens da cirurgia robótica

O equipamento proporciona ao cirurgião uma visão tridimensional, ampliada e de alta precisão do campo operatório, com magnificação de imagem de 15 vezes.

O sistema robótico favorece ainda a amplificação dos movimentos da mão humana e facilita a reconstrução da anatomia em espaços limitados, como a pelve masculina.

O paciente só tem a ganhar com a cirurgia robótica. A visão 3D dos campos operatórios permite uma maior capacidade de controle do procedimento. Outro ponto forte é a preservação dos vasos sanguíneos, estruturas e nervos essenciais para as funções do organismo, como o controle da urina e a ereção.

O risco de incontinência urinária permanente, um dos grandes temores dos pacientes que têm indicação de cirurgia para tratar o câncer de próstata, com a cirurgia é reduzido para menos de 10%%.

O risco de impotência sexual também é impactado pela cirurgia robótica, com melhores resultados comparados a outras técnicas.

Uma das grandes vantagens que a cirurgia robótica proporciona também é o fato de ser minimamente invasiva.

A utilização do gás carbônico (CO2) para criação do espaço cirúrgico adequado e os orifícios na pele de apenas 8 mm, através dos quais as pinças robóticas são posicionadas, permitem mitigar os riscos de infecção e necessidade de transfusão de sangue.

Em resumo:

• A cirurgia robótica é minimamente invasiva:  é feita por meio de pequenas incisões, o que diminui o trauma cirúrgico e uma recuperação mais rápida;
  • Mais segurança: a cirurgia robótica também minimiza os riscos de infecção e a possível necessidade de transfusão de sangue;
  • Menos morbidade: menores taxas de complicações, menos dor e alta precoce.

Leia mais em: Próstata aumentada e sua relação com o câncer

Complicações e riscos da cirurgia

Como toda a cirurgia da próstata, os principais riscos e complicações são:

• Incontinência urinária: perda no controle de segurar a vontade de urinar;
  • Impotência sexual: necessidade permanente de usar medicações ou próteses artificiais para iniciar e manter relação sexual;
  • Sangramentos com necessidade de transfusão;
  • Infecção no local da cirurgia;
  • Impossibilidade de erradicar todos os focos da doença.

Felizmente, com os avanços tecnológicos recentes e o maior entendimento de novas técnicas operatórias, as complicações vêm diminuindo, e esses benefícios vêm aumentando com a utilização da cirurgia robótica.

A ocorrência desses eventos adversos depende também de fatores relacionados à doença e ao doente. Porém, a somatória dos fatores listados abaixo, eleva sobremaneira os riscos de ocorrência destes eventos:

• Idade maior do que 65 anos;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Doença descoberta em estágio avançado;
  • Incontinência urinária antes mesmo da cirurgia;
  • Impotência sexual antes mesmo da cirurgia;
  • Uso de antidepressivos;
  • Doenças vasculares;
  • Equipe cirúrgica com pouca familiaridade com a técnica.

Quanto maior o número de condições associadas, maior o risco de apresentar efeitos adversos.

Cirurgia robótica de próstata – Resultados esperados

A taxa de sucesso depende principalmente do tipo e agressividade do câncer, assim como do estágio em que foi descoberto.

* Importante ressaltar que embora a cirurgia robótica traga mais benefícios na recuperação funcional da potência sexual e incontinência urinária, os resultados oncológicos (controle e cura do câncer) são semelhantes em todas as técnicas.

Para homens com câncer de próstata de baixa agressividade e tratados ainda com a doença em estágios iniciais, as taxas de controle da doença em 10 anos chegam a 98%.

É muito importante que o paciente, ao ir nas consultas que antecedem a intervenção, faça todas as perguntas e esclareça suas dúvidas. E também, nunca deve ir só. A participação da família é fundamental!

Leia mais em: Tamanho normal da próstata

Quanto custa uma cirurgia robótica da próstata?

A cirurgia robótica é uma técnica inovadora que oferece uma série de benefícios em relação à cirurgia aberta, como menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e menor sangramento, como já dito antes. No entanto, essa tecnologia tem um custo e o paciente precisa saber disso.

O custo de uma cirurgia robótica varia de acordo com o hospital, a equipe médica  e o plano de saúde (se o paciente tiver). Em geral, nos dias atuais e em São Paulo capital, o custo se inicia   a partir de R$ 30 mil  Para casos de pacientes que possuem convênio médico, esse custo pode ser reduzido para 8 a 12 mil.

Apesar dos custos consideráveis, muitos hospitais oferecem boas condições de pagamento para aumentar e incentivar  o uso dessa tecnologia.

É válido destacar que os valores praticados atualmente são significativamente menores em comparação com alguns anos atrás, devido à concorrência e à crescente disseminação dessa técnica. Esse fator tem aumentado significativamente a adesão e a procura dos pacientes pelo tratamento cirúrgico com o sistema robótico.

Dr. Paulo Maron: especialista em cirurgia de próstata por robótica

O Dr Paulo Maron é urologista, especialista nos tratamentos relacionados às condições da próstata e cirurgia robótica da próstata, com mais de 500 casos realizados.

A sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao paciente e não apenas nos órgãos que adoecem. Por isso, o Dr Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.

Além disso, o Dr Paulo Maron e equipe trabalham para oferecer um tratamento adequado de acordo com o cliente.

Se está com problemas na próstata, procure o Dr Paulo Maron, ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida? Mande pra gente aqui nos comentários!