A urologia é marcada pela figura do homem de meia idade que apresenta sintomas urinários. Não por acaso, essa representação está relacionada à principal doença urológica dos homens acima dos 40 anos: a hiperplasia benigna da próstata ou HPB.

Como o próprio nome infere, as células da próstata replicam-se e tornam-se “inchadas” estimuladas pelo hormônio masculino (testosterona e derivados) e outros inúmeros fatores, principalmente a partir dos 40 a 50 anos. Este crescimento do órgão, que é natural, acomete quase a totalidade dos indivíduos do sexo masculino. Porém, em uma parcela significativa o surgimento de sintomas miccionais será o sinalizador da transição processo normal/natural —-> início de doença.

Os principais indícios desta patologia são os LUTS – sigla em inglês para ‘sintomas do trato urinário inferior’. Estes consistem didaticamente em 2 tipos: armazenamento e esvaziamento. De forma simples, é como se o crescimento dos tecidos prostáticos espremessem a uretra, o canal urinário, dificultando a passagem da urina.

Os sintomas de armazenamento (ou enchimento) estão relacionados à presença da urina dentro da bexiga como um fator irritativo. São eles: aumento da frequência urinária, sensação de resto de urina necessitando retornar ao vaso sanitário, urgência (vontade intensa), ardência no canal urinário, noctúria (acordar para urinar), dentre outros.

Os sintomas de esvaziamento são aqueles originados no ato miccional e seus principais representantes são: jato fraco, demora pra iniciar micção, esforço abdominal e sensação de não esvaziar completamente a bexiga. Em casos extremos, com doença bastante evoluída, alguns pacientes evoluem para o quadro de retenção urinária aguda, situação de extrema angústia considerada uma urgência urológica.

A importância de conhecer os sintomas está no fato de que o ato de urinar é uma necessidade do nosso organismo e repetimos ele todos os dias e algumas vezes por dia.

Desta forma, a detecção de alterações miccionais muitas vezes não é facilmente percebida. É preciso estar atento aos sintomas descritos acima e principalmente se eles são recorrentes. Por isso, o acompanhamento urológico periódico desde os 40 anos faz-se interessante para que se possa esclarecer dúvidas e conscientizar estes homens a respeito de problemas urológicos e até mesmo processos naturais, separando de uma vez por todas o joio do trigo.

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)