Em muitos casos em que buscamos o diagnóstico de tumores, nos deparamos com os seguintes termos no exame físico, ultrassonografia, tomografia ou ressonância:

“Evidenciado nódulo sólido em rim esquerdo de 4,5 cm, bem delimitado…”

“Identificado cisto simples (ou complexo) em rim direito de 8 cm, com conteúdo homogêneo…”

“No toque retal foi identificado um nódulo endurecido em lobo esquerdo da próstata…”

Nódulos e cistos são achados comuns e muitas vezes confundem o paciente que recebe e lê o laudo. Afinal, nódulos e cistos são coisas diferentes?

De forma simplificada, seguem algumas diferenças para afastar o sentimento de angústia e ansiedade nas pessoas que tiveram estes diagnósticos:

** Nódulo é conceitualmente sólido, de tamanho superior a 1 cm. Apesar de muitas vezes a palavra aparentar uma doença grave, o nódulo pode ser benigno ou maligno (câncer). Exemplos benignos: angiomiolipoma, lipoma, mioma… exemplo maligno: câncer.

** Cisto (saco, em grego) é caracterizado por ter conteúdo líquido, espesso ou sólido envolto por uma membrana, uma cápsula. Na sua grande maioria são lesões benignas, porém em alguns casos podem ter componente maligno interno.

Características comuns:

– São semelhantes no formato, o que gera a confusão.

– Podem ser benignos ou malignos. Portanto, os cistos podem não ser de todo bonzinhos e os nódulos pelo contrário, muitos representam achados que não irão gerar danos.

– Acometem qualquer órgão / os mesmos órgãos

– Podem ter qualquer tamanho

– Podem crescer

OBS: Existe ainda os chamados nódulos “sólido-císticos”. Tem componente de cisto conjuntamente ao nódulo. Podem representar uma infinidade de patologias.

Por isso, ter um diagnóstico de um ou outro não deve-se rotular que a doença por trás é mais ou menos grave. A importância do médico está em discernir e explicar detalhes de ambos, e desta forma definir a conduta diante de cada nódulo ou cisto encontrado no organismo de seu paciente.

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp