O câncer continua sendo uma das mais intrigantes doenças da humanidade e é um dos principais temas debatidos em reuniões e congressos médicos. Dentre os diversos tipos, o câncer de próstata sem dúvida está entre os principais, com muitos artigos, trabalhos e pesquisas a fim de decodificar seus mecanismos relacionados às mutações iniciais, diagnóstico e tratamento. Daí surge a pergunta: o que sabemos sobre o câncer de próstata? Qual a importância desta doença? Por que devemos fazer o rastreamento periódico em busca dela?

– Estatística

O câncer de próstata é considerado o tumor mais frequente do homem no país com 28% de todos os casos, e ocupa o segundo lugar em todo o mundo (15%), atrás apenas do câncer de pulmão (16%). A imensa maioria dos casos se dará em pacientes acima de 65 anos, sendo considerado um câncer da terceira idade. Segundo as estimativas do INCA, 61 mil novos casos foram diagnosticados no ano de 2016 (equivalente a 61 casos a cada 100.000 habitantes), e são esperados incidência de pelo menos 1 milhão de pacientes todo ano, ao redor do planeta.

As regiões mais desenvolvidas costumam apresentar mais casos; uma das possíveis explicações se deve à maior adesão às políticas de screening anual. Por outro lado, a evolução desta doença costuma ser favorável, de modo que apenas 6% dos acometidos morrerão por causa dela.

Fonte: INCA, 2017

Os dados acima mostram que temos razões de sobra para falarmos cada vez mais sobre o câncer de próstata. Também, os motivos para a realização do rastreamento da doença é mais do que justificado, uma vez que estamos diante de uma doença muito prevalente e com boa chance de cura quando identificada precocemente.

Abordaremos outros aspectos relacionados ao câncer de próstata em próximos tópicos!

Aguardem!

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)