O carnaval é, de longe, o momento mais aguardado do ano para parte considerável da população. É tempo de alegria, festas, reunião entre amigos e pessoas com afinidades comuns. Para outros, é um sagrado descanso já programado anualmente.

Onde entra o urologista neste cenário? Qual a relação que existe entre o carnaval e a urologia?

Na realidade, não há nada em comum. Aliás, em parte.

Abaixo discutimos alguns tópicos que fazem um link entre essas duas entidades.

1- Calor e desidratação.

Neste período as pessoas costumam andar mais do que o comum, pular, dançar e cantar com as músicas. Associado ao fato de estarmos em pleno verão e com o agravante do consumo das bebidas alcoólicas (bem comum nesta ocasião) estamos diante de uma situação de intensa desidratação do corpo. E quem sofre com isto? os rins! Indivíduos que possuem predisposição às doenças renais (ex: formação de cálculos) podem apresentar aceleração do processo.

2- DST e gravidez.

O sentimento gerado pela grande festa pode levar a uma promiscuidade entre os foliões. E sabemos que aqueles que não se conscientizam – não utilizando métodos protetores, como camisinhas, anticoncepcionais – apresentam maiores chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis e/ou gravidez indesejada. Afinal, nem toda DST apresenta manifestação clínica exuberante, de modo que boa parte das vezes não é possível saber apenas olhando para a(o) parceira(o).

3- Ano novo!

De forma engraçada ou sarcástica, a frase “o ano só começa após o carnaval!” é ouvida muitas vezes durante os meses iniciais do ano. Então, para aqueles pacientes que ainda não tem urologista ou ainda não começaram a rotina anual – aqui se encaixam principalmente aqueles homens > 40 anos – o fim do carnaval pode servir como o período de reiniciar o cuidado com a saúde, e a rotina urológica é parte essencial.

Estes argumentos já são suficientes para que todos nós procuremos um urologista! Uma especialidade cada vez mais focada na prevenção e cuidados genito-urinários (especialmente de homens) em todas as faixas etárias.

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp