A cirurgia robótica vêm sendo utilizada em todo o mundo de forma crescente. Dados recentes publicados numa das mais conceituadas revistas médicas mostram que houve um aumento de mais de 6 vezes em aproximadamente 10 anos, sendo que o número de sistemas robóticos instalado aumentou menos da metade disso.

  Nós no Brasil não ficamos para trás. Nos últimos anos adquirimos um número significativo de plataformas robóticas em todo o país e hoje é uma realidade comum em grandes centros como São Paulo. Nosso volume cirúrgico também aumentou e também o uso por mais especialidades. Mas ainda está aquém do que poderíamos; ainda não dispomos do recurso em todas as capitais tampouco na maioria dos estados brasileiros.

Uma das grandes entraves para a disseminação da tecnologia é o alto custo de instalação, treinamento e manutenção. Neste mesmo estudo porém, já é possível perceber que este motivo já deve ser reanalisado, uma vez que procedimentos realizados pela via convencional podem chegar a custar até o dobro do valor. Isso se deve principalmente à capacidade de uma melhor recuperação do paciente com necessidade de menos medicações e consequentemente menos tempo de internação hospitalar; sem contar que, a recuperação funcional a curto e médio prazo é mais rápida nos casos operados por métodos minimamente invasivos.

Apesar do questionamento inicial a respeito dos benefícios da cirurgia robótica, o fato está consumado. Ela chegou pra ficar e não tem volta. E, indo ainda mais além, é apenas o início da transformação e revolução tecnológica em saúde. Muito ainda está por vir!

Fonte: JAMA August 28, 2018 Volume 320, Number 8.

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp