Homem em cama de hospital após passar por um procedimento de próstata aumentada e como diminuir sua glândula prostática.

ara quem está com a próstata aumentada, como diminuir a glândula é um questionamento importante e, na maioria das vezes, uma condição que preocupa os homens.

Afinal, esse problema urológico afeta de forma significativa a qualidade de vida dos indivíduos e, consequentemente, exige respostas rápidas. 

Felizmente, existem diversas opções de tratamento, desde mudanças no estilo de vida até intervenções médicas.

Se você quer saber como diminuir esses desconfortos, este post explora as principais alternativas para reduzir o tamanho da próstata e aliviar os incômodos causados por essa condição. Veja só!

Como diminuir a próstata aumentada?

Ao perceber qualquer desconforto ou sintoma da próstata aumentada, também conhecida como hiperplasia prostática benigna, o ideal é que o paciente busque a orientação de um médico urologista. 

Esse profissional será o responsável por indicar o tratamento mais adequado, levando em consideração fatores como a idade, as condições físicas e o grau de aumento da glândula.

Quando o homem apresenta HPB, a abordagem inicial costuma ser à base de medicamentos, com o objetivo de aliviar os incômodos e proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

A terapia medicamentosa pode incluir:

  • Alfa-bloqueadores: são considerados medicamentos sintomáticos, pois apenas melhoram os sintomas que a obstrução produz na uretra, fazendo com que o homem acorde menos durante a noite e urine com mais facilidade, diminuindo os sinais da HPB;
  • Inibidores da enzima 5 alfa redutase: demoram muitos meses para agir, mas têm a capacidade de bloquear o crescimento da próstata e até fazê-la regredir no tamanho, na grande maioria dos casos;
  • Terapia combinada: essa terapia combina dois remédios para hiperplasia prostática benigna, um bloqueador alfa e um inibidor da 5-alfa redutase. O objetivo dessa abordagem é relaxar os músculos da glândula e da uretra, ajudando a melhorar o fluxo urinário. 

No entanto, se as medicações não apresentarem os resultados esperados, é necessário que o homem considere outras alternativas, como as intervenções cirúrgicas.

Próstata aumentada: como diminuir por meio de intervenções cirúrgicas?

Embora muitos indivíduos sintam um certo medo em relação às cirurgias para a próstata aumentada, essa pode ser a melhor opção para restaurar o funcionamento do organismo masculino.

Durante muitos anos, a única maneira de tratar a doença era por meio de uma cirurgia aberta.

No entanto, com o avanço das tecnologias, surgiram técnicas menos invasivas, que envolvem incisões apenas na própria glândula, eliminando a necessidade de cortes em outras partes.  

As opções cirúrgicas mais recomendadas pelos especialistas são:

Rezum

O Rezum, também conhecido como terapia por vapor d’água, é uma opção viável para tratar a HPB, devido à sua natureza minimamente invasiva. 

Realizada em regime ambulatorial, esse procedimento envolve a inserção de um dispositivo na uretra que libera vapor de água na próstata e elimina o tecido excedente da glândula. 

Após a aplicação do vapor, os tecidos tratados passam por uma inflamação controlada. Esse processo faz com que a glândula diminua gradualmente de tamanho, aliviando os sintomas urinários associados à doença. 

Tal intervenção é considerada muito rápida (dura apenas alguns minutos), com alta hospitalar em algumas horas. Essa intervenção tem a vantagem de não alterar a função sexual e nem a ejaculação. 

RTU

É um procedimento que remove partes do tecido prostático e das áreas próximas que bloqueiam o canal urinário. 

Durante a RTU, um dispositivo endoscópico é inserido pela uretra para eliminar suavemente as áreas aumentadas da próstata.

O paciente é submetido a raquianestesia ou anestesia geral, garantindo conforto total durante a cirurgia. O instrumento utilizado, conhecido como ressectoscópio, possui uma câmera e uma alça especial.

Esse equipamento é inserido pela extremidade do canal urinário e guiado até a glândula, sem necessidade de cortes nas estruturas ao redor. 

As incisões são feitas diretamente na próstata. O ressectoscópio é aquecido para remover o tecido prostático excessivo que está causando os sintomas urinários. 

Além dessas etapas, um cateter é inserido para irrigar a bexiga com líquido, facilitando a remoção dos fragmentos da glândula eliminados.

Intervenções cirúrgicas a laser

A abordagem que utiliza o laser é uma excelente opção, principalmente, em pacientes com mais riscos de sangramento. 

Tanto o Greenlight Laser quanto o  HoLEP para próstata aumentada são procedimentos com altas taxas de sucesso, pouco tempo de internação e baixa taxa de complicação. 

O Greenlight vaporiza o tecido da próstata e o HoLEP realiza a enucleação prostática.

  • HoLEP: o tecido da glândula é dissecado pelas ondas de choque geradas pelo Laser de Holmium. Além de fragmentar o tecido, o dispositivo também realiza a aspiração de todo o adenoma da próstata para a realização de um tipo específico de biópsia; 
  • GreenLight: o laser faz uma vaporização prostática fotodinâmica que destrói toda a camada interna da glândula. Essa técnica é recomendada para próstatas de tamanho médio.

 

Cirurgia robótica 

A cirurgia robótica pode ser indicada para alguns casos de HPB. O método é utilizado para remover a glândula parcialmente, mantendo sua cápsula. 

Em geral, essa técnica é recomendada para homens com próstatas grandes, acima de 80 gramas. 

Independentemente da abordagem utilizada, a escolha da cirurgia dependerá da avaliação médica individual. 

Com isso, é importante que o médico discuta detalhadamente o procedimento, os riscos potenciais e os cuidados pós-operatórios com o paciente antes da intervenção cirúrgica. 

 

Quais são os principais sintomas da próstata aumentada?

Agora que você já sabe como diminuir o tamanho da próstata aumentada, entenda que, quando a glândula cresce, o tecido pode pressionar o canal da uretra, ocasionando uma pressão local, o que resulta na maioria dos sintomas da hiperplasia prostática.

Os principais indicativos são:

  • Necessidade frequente de urinar durante o dia e a noite;
  • Incontinência urinária;
  • Urgência urinária (quando o homem não consegue segurar a micção);
  • Retardo no fluxo de urina;
  • Desconforto ou dor ao urinar;
  • Urina com cor ou odor anormais;
  • Dificuldade para urinar;
  • Fluxo urinário fraco.

É importante destacar que, apesar de esses sintomas serem comuns na HPB, eles não são exclusivos dessa condição. Outros problemas de saúde, como infecções urinárias e prostatite, podem apresentar sinais semelhantes.

Por isso, é recomendável procurar a orientação de um médico urologista para obter um diagnóstico preciso, pois o tratamento correto pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos homens.

 

Quer saber como diminuir próstata aumentada? Conheça o Dr. Paulo Maron

Se você está em busca de soluções para a próstata aumentada, como diminuir os sintomas, saiba que o Dr. Paulo Maron é especialista nos tratamentos relacionados às condições prostáticas. 

A sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao indivíduo e não apenas nos órgãos que adoecem. 

Por isso, o Dr. Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.

Se você está com problemas em tal glândula ou deseja entender um pouco mais sobre a próstata aumentada, procure o Dr. Paulo Maron, pois ele terá uma abordagem baseada em suas necessidades.

Esclareça sua dúvida e agende uma consulta com o Dr. Paulo Maron agora mesmo!

×
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp Agora.