A resposta é de conhecimento público: câncer de próstata.

Alguns com finais felizes e outros nem tanto, várias personalidades mundiais experimentaram o dissabor do diagnóstico desta doença, que continua não escolhendo raça, classe social, e muito menos país.

Nos últimos anos o diagnóstico do câncer de próstata se tornou muito presente devido ao aumento do rastreamento com consultas urológicas e exame de PSA.

Segundo o último levantamento do IARC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (International Agency for Research on Cancer) – grupo especializado da Organização Mundial da Saúde (OMS) continuaremos a ver o câncer de próstata de forma crescente (GLOBOCAN 2018).

A pergunta que nos resta fazer então, é: o que faremos para mudar esse cenário? E como?

– Já sabemos que o câncer é uma doença causada por inúmeros fatores associados.

– Sabemos também que os hábitos de vida influenciam na nossa saúde.

– Não é nenhuma novidade que o aumento de atividades físicas, o nível de ansiedade, estresse e depressão, o tabagismo e nossos hábitos alimentares estão ligados direta ou indiretamente ao aparecimento de doenças, principalmente de tumores malignos.

Infelizmente não há poção mágica para a cura ou prevenção do câncer. Enquanto houver vida, teremos risco do desenvolvimento desta doença.

Por outro lado, as medidas acima felizmente são simples de ser adotadas! Não há necessidade de gastos financeiros expressivos e só depende de vontade própria.

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp