Um dos sintomas que gera mais ansiedade no ser humano é a eliminação de sangue pelo organismo. A hematúria é a presença de sangue na urina. Ela pode ser vista tanto a olho vivo (hematúria macroscópica) quanto apenas nos exames laboratoriais (microscópica).

Inúmeras doenças podem cursar com este sinal, desde condições benignas como infecção, aumento da próstata e cálculos renais, até doenças graves e malignas, os cânceres. O principal tumor urológico que está associado à presença de sangramento urinário é o câncer da bexiga. O principal fator de risco é o tabagismo, de modo que pacientes que são fumantes ou ex fumantes devem ter esse diagnóstico considerado como primeira hipótese, principalmente naqueles com idade superior a 40 anos (independente do sexo). Além dele, o câncer de próstata quando em fase avançada também pode evoluir com tal sintoma.

Respondendo a questão:

Sim, a hematúria pode ser um sinal de câncer. Dependerá do tipo de sangramento, sintomas associados e fatores de risco do paciente acometido. Portanto, em caso de hematúria não hesite! Busque assistência do urologista!

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp