O câncer de próstata é o segundo tumor maligno que mais faz vítimas entre os homens. Isso se dá principalmente pela alta frequência (é o câncer mais comum do sexo masculino) e diagnóstico tardio.
Como os sintomas do câncer de próstata normalmente só estão presentes em fases mais avançadas, a importância do rastreamento periódico fica mais evidente: todo homem a partir dos 50 anos de idade deveria realizar acompanhamento urológico anual.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata não costuma causar sinais e sintomas na fase inicial. A grande maioria dos tumores malignos de próstata cresce muito lentamente, podendo demorar quinze anos para chegar a 1 centímetro.
Mas, quando apresenta sintomas, é indício de doença avançada. Neste caso, os mais comuns são:
- Obstrução urinária
- Insuficiência renal
- Sangue na urina
- Dores nos ossos
- Perda de apetite
- Perda de peso
Sinais e sintomas semelhantes também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:
- Hiperplasia benigna da próstata – aumento organizado das células da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
- Prostatite – que é uma infecção na próstata, geralmente causada por bactérias.
Os chamados STUI – sintomas do trato urinário inferior – são inúmeros e incluem:
- Dificuldade de iniciar o jato urinário
- Dificuldade de interromper o ato de urinar
- Jato fraco
- Necessidade de fazer esforço para urinar
- Necessidade premente de urinar imediatamente (urgência)
- Sensação de dor na parte baixa da pelve (períneo, região localizada entre o escroto e ânus)
- Sangue na urina (hematúria)
- Aumento da frequência urinária
- Dor durante a passagem da urina (disúria)
- Dor nos testículos
- Sangramento pela uretra
Genética e o câncer de próstata
Como ocorre em outros tipos de câncer, os mecanismos que determinam a multiplicação desordenada das células da próstata não são completamente conhecidos, embora se saiba que há envolvimento genético e participação dos hormônios masculinos para o crescimento do tumor.
De qualquer forma, o avanço da idade está comprovadamente associado ao aumento da probabilidade de desenvolver câncer de próstata, assim como o histórico familiar, um dos principais fatores.
Estima-se que menos de 10% dos casos são de origem hereditária. Já existem testes para avaliação, e são utilizados em casos específicos.
Quem possui parentes de primeiro grau portadores da doença, como pai e irmãos, apresenta um risco três vezes maior do que o restante da população geral.
No caso de suspeita de câncer de próstata, um médico urologista deve ser consultado o quanto antes. Para estes pacientes, com rico histórico familiar, os exames de rastreamento devem ser realizados a partir dos 45 anos.
Estágios do câncer de próstata
Após os exames, constatado o diagnóstico da doença, é necessário estudá-la para escolher a melhor opção de tratamento. O manejo vai depender do estágio da doença.
Câncer de próstata – tratamento: Em alguns casos, é recomendado monitoramento rigoroso sem intervenção. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia com ou sem bloqueio hormonal, cirurgia, quimioterapia ou outros tratamentos.
Veja como é importante conhecer os sintomas do câncer de próstata! Fique atento, se você já completou 50 anos, vá regularmente ao seu urologista!