Tamanho normal da próstata aos 70 anos

Sabemos que a próstata do adulto jovem assemelha-se a uma noz, pesando entre 20 a 30 g. Mas você sabe qual o tamanho normal da próstata aos 70 anos?

Essa é uma dúvida comum no consultório do urologista. Sabe-se que com o avançar da idade existe uma tendência de aumentos em suas dimensões. A seguir, discutiremos as características da hiperplasia prostática em heptagenários.

Qual o tamanho normal da próstata aos 70 anos?

Em homens adultos jovens, a próstata costuma ter 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 cm3 (ou 15 a 20 g).

Mas com o avançar da idade, principalmente sobre a influência do hormônio masculino, a glândula pode crescer gerando a hiperplasia benigna da prostáta (HPB).

Segundo dados do Prostate Cancer Foundation (PCF), um órgão americano que estuda doenças da próstata, essa condição está intimamente relacionada à idade. Por volta dos 40 anos, 20% dos homens apresentarão HPB, e este número é bem superior aos 70 e 80 anos, quando 70% e 90% deles terão um aumento da glândula, respectivamente.

Um estudo publicado no World Journal of Urology em 2011 apontou que o volume médio da próstata subiu de 24 g para 38 g em homens entre 50 e 80 anos.

Sintomas do aumento do tamanho da próstata

Os sintomas do aumento das dimensões da próstata são separados em 2 grupos: sintomas de armazenamento e sintomas de esvaziamento. Dentre eles estão o aumento da frequência urinária diurna e noturna, demora para iniciar micção, jato fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Outras alterações na próstata (exemplo, inflamação e prostatite) podem gerar confusão, uma vez que apresentam sintomas semelhantes. A diferenciação delas é feita com precisão pelo urologista, e por isso alguns conhecem como o “médico de próstata“.

Em casos de câncer de próstata, a presença de sintomas não é esperado. O crescimento do órgão é representado por nódulo endurecido, capaz de ser detectado pelo exame de toque. Neste exame, o urologista consegue definir as dimensões e características da próstata independente da idade. Por exemplo, a percepção de uma glândula de 40 a 50 g com características fibroelásticas e sem nódulos é esperado em pacientes mais idosos, podendo ser considerado como tamanho normal da próstata aos 70 anos.

Associado ao toque alterado, a elevação do PSA também pode acender o sinal amarelo para uma possibilidade de câncer.

Tratamento para ‘tamanho aumentado da próstata’ (HPB)

Para decidir sobre o tratamento, o urologista vai avaliar aspectos relacionados à intensidade dos sintomas, repercussão no organismo (deterioração da função dos rins e capacidade de contração da musculatura da bexiga) e qualidade de vida.

A avaliação baseada nestes indicadores irá determinar o tipo de tratamento, variando desde uso de medicações até intervenções cirúrgicas.

No caso do tratamento cirúrgico pode ser indicado a cirurgia endoscópica transuretral (RTU) convencional ou à laser, ou a prostatectomia simples por via aberta, laparoscópica ou cirurgia robótica.

Embora não existam dados consistentes sobre prevenção do crescimento da próstata com a idade, os homens podem evitar o sedentarismo, ter hábitos alimentares saudáveis e sempre manter o acompanhamento periódico no urologista. O tamanho normal da próstata aos 70 anos é variável e a implicação disto se dará se esse aumento gerar sintomas e alterações no trato urinário masculino.