A formação de cistos é condição comum a todos os órgãos e especialmente no rim, onde está presente em um número considerável de pessoas que só descobrem devido à realização de exames de imagem, principalmente no check-up anual ou na pesquisa de algum sintoma lombar.
Os cistos são classificados em 2 tipos – simples ou complexo. Na imensa maioria das vezes são considerados simples e consequentemente benignos; não geram sintomas inclusive nos casos de grande tamanho (> 10 cm).
Basicamente, em 2 situações um cisto no rim será cirúrgico. Quando, devido a um tamanho maior e localização, podem comprimir estruturas locais e gerar sintomas, mais comumente dor lombar. A cirurgia também está indicada em casos de cistos complexos que possam apresentar aspectos de tumor, os quais aumentam a chance de ser um câncer “camuflado” por um cisto.
Por todos os motivos citados, não deve ser motivo pra espanto ou preocupação. Procure um urologista para melhor esclarecimento e discutir a necessidade de realizar novos exames e acompanhamento de cada caso.
então qual atitude deverei tomar.