Quando nos deparamos com crescimento de nódulos ou cistos no organismo, de forma instintiva, a primeira coisa que acreditamos ser necessária é a realização de uma biópsia para esclarecer o diagnóstico com precisão.

Isso é uma verdade para a maioria dos tumores ou nódulos suspeitos de doença maligna.

Mas, essa afirmação não se aplica a alguns órgãos e o RIM é um deles. Por que?

Os dados mostram que > 80% dos nódulos sólidos renais são malignos! Quando são observadas algumas características específicas nos exames de imagem (tomografia ou ressonância) a chance é ainda maior.

Por essa razão, a biópsia não está indicada, visto que atrasaria o tratamento de um nódulo com altíssima probabilidade de ser um câncer, além do risco potencial de complicações relacionadas ao procedimento.

Mas alguns tumores renais são de difícil caracterização, e nestes casos podemos sim lançar mão de biópsia. As principais indicações são:

– Nódulo pequeno (principalmente < 3 cm) com difícil caracterização nos exames de imagem - Nesta situação, pouco mais de 30% são tumores benignos. - Suspeita de se tratar de uma metástase de algum outro órgão (exemplos: câncer de mama, melanoma...) - Suspeita de Linfoma Primário do Rim (raro) - doença que é tratada com quimioterapia e não com cirurgia. - Nódulo em paciente que está com quadro infeccioso do rim (pielonefrite aguda) - é necessário ter certeza que não é um abscesso, por exemplo, o qual o tratamento consiste em antibioticoterapia e drenagem. Desta forma, a biópsia pode contribuir para a definição da conduta nos raros casos em que há dúvidas. Importante deixar claro que essa chance é cada vez menor com a melhoria da qualidade dos exames. Portanto, quando o urologista indicar a cirurgia do nódulo ou tumor renal sem biópsia, muito provavelmente ele estará fazendo a coisa certa! OBS: A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato: Clínica Primazie Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115 (11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)

× Marcar uma consulta!
Agende online Agende Via WhatsApp

Agende sua consulta Online ou via WhatsApp