O verão é a estação do ano mais aguardada pela maioria das pessoas. Ela é sinônimo de férias, praia, sol, calor… como isso poderia afetar sua saúde?
Os climas quentes nesta estação do ano favorecem a maior transpiração e perda de água através de secreções fisiológicas do organismo. A consequência disso pode ser a desidratação, que leva a inúmeros danos no corpo, dentre eles, a precipitação de doenças renais incipientes. Já sabemos que justamente entre novembro e março é o período que mais ocorrem crises de cólica renal e cirurgias urológicas devido a cálculos renais impactados no ureter.
E porquê a falta de água causa pedras renais?
A resposta é simples e vem lá da adolescência, na escola: equilíbrio ácido-base e sua relação com os atributos da água (H2O).
Uma vez não tendo este componente essencial em quantidade necessária para suprir a falta causada pela desidratação, ocorrerá um desequilíbrio local com consequente precipitação de sais e formação de cálculos. Agrava-se ainda mais se o indivíduo em questão tiver outros pequenos distúrbios gerados por hábitos alimentares inadequados, sua genética ou outras doenças sistêmicas.
Recomenda-se então a ingestão diária de pelo menos 2 litros de líquidos (preferencialmente água), de forma regular ao longo do dia.
Logicamente isso dependerá da atividade física realizada, da exposição a climas mais ou menos quentes, tipos de alimentos ingeridos e condições clínicas associadas a outras doenças.
A exposição solar inadequada pode causar ainda inúmeras alterações oftalmológicas e dermatológicas, incluindo os cânceres de pele, que são os mais frequentes do ser humano.
Portanto, curta bem o verão! Aproveite o sol, a praia e o calor tendo sempre em mente os cuidados com sua saúde!