Apos cirurgia de prostata, PSA acima de zero

No dia a dia do consultório lidamos com pacientes nas mais variadas fases da doença. Desde sintomas iniciais ainda em investigação até diagnóstico de casos avançados. Para os pacientes que foram operados do câncer de próstata, uma pergunta sempre intrigante é: após cirurgia de próstata, PSA está acima de zero. Devo encarar como um problema?

O nível do antígeno prostático específico (PSA) é o principal indicador da situação da doença após o tratamento do câncer de próstata. E quando está acima de zero após a retirada da próstata, pode ser um sinal de retorno da doença.

O que isso quer dizer para quem já pensa ter se livrado de um câncer nesta glândula?

Após cirurgia, PSA acima de zero é normal?

A realização do PSA faz parte da avaliação da saúde prostática. Na fase pré diagnóstico, a realização de exames preventivos é importante em homens acima dos 50 anos, porque é nesta faixa que começam os riscos para o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por volta de 70 mil homens são diagnosticados com este tipo de câncer a cada ano.

O PSA é uma enzima produzida pela próstata mesmo quando a glândula está saudável. O nível considerado normal em homens de meia idade é abaixo de 4 ng/ml.

Mas quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de estarmos diante de problemas sérios na próstata, incluindo o câncer. O PSA elevado pode estar associado a infecções, traumas e procedimentos urológicos. Além disso, um aumento no seu nível pode ser causado por uma outra condição clínica chamada hiperplasia benigna da próstata.

O que o paciente espera após cirurgia?

Normalmente,  espera-se níveis indetectáveis de PSA entre 4 a 8 semanas após uma cirurgia para o tratamento do câncer de próstata (leia aqui sobre cirurgia robótica de próstata).

Após a prostatectomia radical, o monitoramento periódico do PSA é a principal ferramenta de acompanhamento sobre a situação da doença. Neste momento, quando há nova elevação dos níveis desta proteína será obrigatório descartar uma recidiva da doença como primeira possibilidade, a chamada recidiva bioquímica do câncer de próstata. Isto acontece em torno de 20 a 30% dos pacientes após um tratamento com intenção de cura. Outras hipóteses diagnósticas podem ser consideradas, como tecido residual de próstata sadia, em casos de margens cirúrgicas positivas.

Nos pacientes submetidos a radioterapia como tratamento, os níveis de PSA também podem ser detectados porque a próstata ainda permanece no seu lugar, produzindo PSA pelas células sem doença.

Além disso, o padrão de queda do nível do PSA após irradiação se apresenta um pouco diferente do período pós cirúrgico. Normalmente cai de forma mais lenta, podendo apresentar seu valor mais baixo 2 anos após o tratamento.

Qual é o procedimento após detectar PSA acima de zero?

Se após cirurgia de próstata, PSA está acima de zero, é preciso realizar uma busca por possível retorno da doença. Os principais exames neste caso são a cintilografia óssea, a tomografia computadorizada do abdômen e mais recentemente o PET Scan, para casos selecionados.

Quando um PSA está voltando a subir podemos estar diante de uma condição chamada de recidiva bioquímica, que se caracteriza por níveis do PSA acima de 0,2 ng/ml, medidos em 2 momentos próximos. Se confirmado, as próximas etapas serão definidas baseadas em critérios clínicos, exames laboratoriais, anatomopatológicos e de imagem conforme descrito acima.

Riscos da volta da doença

A persistência de uma elevação do nível do PSA ou uma nova elevação após o tratamento, requer um cuidado maior sobre o curso que a doença vai tomar. Será necessário realizar uma avaliação completa a fim de entender a situação da doença neste momento. Quando ocorre a recidiva do câncer de próstata, podemos estar diante de uma doença ainda localizada ou já com metástases para órgãos distantes.

Por isso, ainda antes de qualquer tratamento com intenção curativa é importante que os pacientes entendam a relação do PSA antes, durante e após a abordagem terapêutica.

Sempre converse com seu médico para esclarecer todas as suas dúvidas.