Um dos principais motivos para a preocupação de pacientes é o aparecimento de um cisto renal em algum exame de imagem feito devido a dores inespecíficas ou check-up. E logo surge a pergunta: cisto renal é grave?
Esse problema costuma atingir as pessoas de ambos os sexos à medida que elas envelhecem e na maioria das vezes é inofensivo. Porém, em alguns casos pode estar associado a distúrbios renais com potencial gravidade.
Vamos conhecer mais sobre sintomas e características do cisto no rim, causas e formas de tratamento.
O que é um cisto renal?
Os cistos são bolsas arredondadas cheias de água que se formam no interior dos rins. Normalmente assintomáticos, são detectados durante algum tipo de exame de imagem solicitado pelo médico.
De acordo com dados da Harvard Medical School, as chances do surgimento de um cisto renal simples vai aumentando com a idade: aos 30 anos, a probabilidade é de 5%, já aos 70 anos, o percentual de chances sobe para 36%.
Para as ocorrências dos cistos renais, as causas ainda não foram completamente definidas.
Podem aparecer cisto renal à esquerda ou cisto renal à direita com diversos tamanhos, desde subcentimétricos até volumosas estruturas de 20 cm.
A definição da conduta médica vai depender de alguns fatores, que discutiremos a seguir.
Cisto renal simples
O cisto simples dos rins é uma condição clínica benigna e não costuma causar sintomas. Suas principais características são paredes finas, de formato arredondado e regular, com conteúdo límpido e cristalino.
Porém, quando o cisto renal aumenta de tamanho, os sintomas podem ser:
- Dores entre costelas e pelve;
- Dor abdominal superior.
Cisto complexo
Esse tipo de cisto tem partes sólidas ou outras alterações, como contornos irregulares, septos ou fibroses. Para determinar a complexidade, é necessário realizar exames mais específicos, como a tomografia ou ressonância magnética do abdome.
Diferentemente dos cistos simples, neste caso podemos estar diante de um tumor renal porém com características de cisto.
A Classificação de Bosniak vai determinar o grau de acordo com o aspecto das imagens obtidas no exame e com isso orientar qual a melhor conduta de tratamento.
- Cisto renal Bosniak 1: cisto simples e benigno;
- Cisto renal Bosniak 2: lesões pouco complexas e benignas, que pode ser um cisto com calcificação;
- Bosniak 3: cistos complexos que apresentam absorção do contraste utilizado no exame. Nestes casos, existe uma alta chance de estarmos diante de um tumor;
- Bosniak 4: lesões malignas.
O que é cisto cortical?
Muitos pacientes não entendem os termos utilizados nos laudos dos exames e chegam com muitas dúvidas. O termo “cisto cortical” refere-se à localização anatômica. Quando se fala em cisto cortical é porque a lesão está na região mais superficial do rim, que é chamada de córtex. Já os cistos parapiélicos estão próximos à pelve renal.
Doença renal policística
Essa doença nada tem a ver com cistos renais simples de aparecimento esporádico. O surgimento dos cistos pode ser iniciado ainda na idade jovem e precisa ser acompanhado por médicos nefrologistas e urologistas, porque a doença pode levar à insuficiência renal crônica. Esta doença está associada a fatores hereditários.
Tratamento de cisto renal
A maioria dos cistos renais não exige tratamento. A definição do acompanhamento médico será dada a partir dos resultados de exames e características dos cistos.
Um tratamento mais invasivo apenas será necessário em 2 situações:
- Cistos complexos Bosniak 3 ou 4;
- Cistos simples volumosos com dor e repercussão local.
Nos casos de cistos complexos, a retirada cirúrgica por via aberta, laparoscópica ou robótica é necessária para uma melhor avaliação e diagnóstico preciso.
Nos casos de cistos simples grandes, o esvaziamento com agulha por punção através da pele pode ser uma alternativa interessante.
Não há dados concretos para falarmos de prevenção de cistos. Ainda assim, hábitos alimentares moderados, ingestão adequada de água, atividades físicas, controle da pressão arterial e evitar o tabagismo (causa comprovada de câncer de bexiga e rim) são benéficos ao organismo.
Boa tarde, gostei muito desse assunto que foi muito proveitoso em relação a cisto nos rins.
Fiz uma ressonância ,magnética e constatou um cisto cortical no rim direito. simples de 2cm.
Fiquei preocupada, mas aqui encontrei a resposta que me tranquilizou. Obrigada.
Bom dia fiz uma ultrassonografia dos rins e vias urinárias, apareceu um cisto de terço médio, que mede 40 X 34 mm no rim direito e 50 X 37 no rim esquerdo ,na conclusão cistos renais bilaterais devo me preocupar irei passar por cirurgia,,,,desde já agradeço pela atenção
Cistos não motivos de maiores preocupações, de acordo com o Sra. relatou no texto acima não há nada de grave. Consulte um urologista para maiores explicações.
Muito obrigado por me responder,foi muito útil ler o seu artigo,me ajudou com as minhas dúvidas
Bom dia,estou com um cisto com classificação BOSNIAK 2F,é necessario cirurgia?ele pode desaparecer por ele mesmo/?
Olá Sr. Pedro.
Os custos Bosniak 2F precisam acompanhamento. Em alguns casos é necessário retirá-lo. Eles não somem sozinhos.
Oi eu fiz uma tomografia a 4 anos atras deu um cisto bosniak 2 f e sinto um desconforto do lado direito o tempo todo sinto dor se eu pegar peso parece que rasga por dentro oque pode ser isso?
Olá Sra. Edinalva. Cisto Bosniak 2F necessita acompanhamento. Portanto, se a Sra não fez exame nos últimos anos é necessário realizar uma avaliação atualizada.
Olá Dr boa noite , sou portadora de doença renal policística onde meu rim esquerdo mede 21×8 ,4×7 é o direito 20×7,5×6,5 onde o maior cisto o do esquerdo mede 12 cm , gostaria de saber se o sr pode avaliar meu caso , em sua clínica mesmo para saber se eu posso fazer a cirurgia para diminuir esse cisto ! Desde já agradeço!
Olá Sra. Flávia. Será um prazer poder ajudá-la. No meu site você encontra as formas de contato. Um abraço!