Se você busca entender o que é o cloridrato de tansulosina, para que serve tal medicamento e sua indicação de uso, saiba que está no post certo!
De início, podemos adiantar que a tansulosina é um remédio recomendado para o tratamento dos sintomas urinários em homens associados à hiperplasia prostática benigna. Sua principal função é de relaxar a musculatura da bexiga e próstata, melhorando o fluxo urinário do indivíduo.
Deste modo, ao compreender para que serve o cloridrato de tansulosina, é possível explorar suas indicações e os benefícios que são oferecidos aos pacientes que sofrem com HPB.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do conteúdo!
Para que serve cloridrato de tansulosina?
Para os homens que desejam saber para que serve o remédio cloridrato de tansulosina, tal medicamento é utilizado para tratar os sintomas urinários causados pelo aumento benigno da próstata. Esse fármaco relaxa os músculos da bexiga e próstata, abrindo a uretra e melhorando o fluxo de urina.
É de suma importância ressaltar que essa medicação só deve ser usada sob prescrição médica e pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou cápsulas de 0,4 mg.
Contudo, a tansulosina também é capaz de ser encontrada associada a outra substância, a dutasterida, utilizada para diminuir o volume da próstata e aliviar sintomas causados pelo seu aumento.
Além disso, entre as principais dúvidas sobre para que serve o medicamento cloridrato de tansulosina, está se a medicação pode ser utilizada para tratar outras condições. A resposta é sim, o fármaco também serve para tratar a cólica renal de modo não cirúrgico.
Homens e mulheres que tiveram cálculos renais que desceram pelo canal e obstruíram a passagem da urina podem se beneficiar dos efeitos de relaxamento da musculatura da bexiga e do trato urinário.
A ação do medicamento pode levar à eliminação espontânea das pedras sem a necessidade de um procedimento cirúrgico.
Quais são os possíveis efeitos colaterais do cloridrato de tansulosina?
O cloridrato de tansulosina, como qualquer medicamento, pode estar associado a efeitos colaterais. Nem todos os homens experimentam essas alterações, geralmente, esses efeitos adversos raramente acontecem.
No entanto, é fundamental observar qualquer reação adversa e relatar ao urologista imediatamente. Com isso, algumas das possíveis decorrências incluem:
- Tontura: alguns indivíduos podem sentir tontura, principalmente, ao se levantar rapidamente. Isso ocorre devido à redução da pressão arterial;
- Dor de cabeça: é um efeito colateral comum de muitos medicamentos, incluindo a tansulosina;
- Ejaculação retrógrada: em alguns casos, a medicação pode causar ejaculação retrógrada, quando o sêmen entra na bexiga em vez de sair pela uretra durante a ejaculação. Essa consequência, geralmente, não é prejudicial, mas pode afetar a fertilidade do homem.
Lembre-se que nem todos os pacientes devem experimentar esses efeitos colaterais. Além disso, é importante discutir qualquer preocupação ou sintoma com o médico responsável pela prescrição do medicamento. O profissional pode ajustar a dosagem ou considerar outras opções de tratamento, se necessário.
Leia mais:
O que acontece se o homem retira a próstata
Como tomar o cloridrato de tansulosina?
A administração do remédio deve ser feita conforme a prescrição médica, e é primordial seguir as orientações específicas fornecidas pelo especialista. Aqui estão algumas informações gerais sobre como o medicamento costuma ser consumido:
- Dosagem: normalmente, a dose padrão é de 0,4 mg, uma vez ao dia;
- Momento da ingestão: a tansulosina, normalmente, é ingerida uma vez ao dia, de preferência à noite, antes de dormir;
- Engolir inteiro: o comprimido ou cápsula deve ser engolido inteiro, sem mastigar, esmagar ou partir, pois isso pode afetar a liberação controlada da substância;
- Consistência na administração: para obter o máximo benefício, é importante tomar o remédio regularmente, seguindo o horário prescrito pelo médico;
- Ajustes na dosagem: não altere a dosagem por conta própria. Caso sinta necessidade de ajustes, consulte sempre o urologista antes de fazê-los;
- Exames de acompanhamento: em alguns casos, o médico pode solicitar exames regulares para monitorar a eficácia do tratamento e verificar possíveis efeitos colaterais.
Essas são diretrizes gerais e podem variar de acordo com a prescrição médica individual.
Se houver dúvidas sobre como tomar o cloridrato de tansulosina ou se surgirem efeitos colaterais, é imprescindível entrar em contato com o especialista para orientações específicas.
Quem não deve tomar o cloridrato de tansulosina?
Agora que você já sabe para que serve a medicação cloridrato de tansulosina, é válido evidenciar que o remédio não é adequado para todos os homens, há certas condições médicas e situações em que seu uso pode não ser recomendado.
Portanto, não deve ser administrado em determinados casos. Indivíduos nas seguintes condições podem ser aconselhados a evitar a tansulosina:
- Indivíduos com menos de 18 anos;
- Pessoas que tenham insuficiência hepática grave;
- Hipotensão ortostática;
- Que tenham alergia à tansulosina ou qualquer outro componente da fórmula;
- Indivíduos que estejam em tratamento com cetoconazol ou outros remédios que tenham ação semelhante, como alfuzosina, doxazosina, prazosina, silodosina ou terazosina, entre outros.
A propósito, é indispensável que qualquer paciente considere todas as condições médicas existentes e os medicamentos em uso antes de começar a tomar a tansulosina.
Conheça o Dr. Paulo Maron
O Dr Paulo Maron é urologista, especialista nos tratamentos relacionados às condições urológicas, como a cirurgia robótica da próstata. Sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao paciente e não apenas nos órgãos que adoecem.
Por isso, o Dr Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.
Se você quer saber um pouco mais sobre para que serve cloridrato de tansulosina, procure o Dr Paulo Maron, ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.
Olá bom dia. A cirurgiã me receitou tansulosina por 10 dias para tratar uma colica renal e ajudar a expelir as pedrinhas. Já expeli uma e a cólica teve uma pequena redução que já é um grande alívio. Estou tomando a 4 dias, hoje será o quinto mas, não consigo dormir com tanta dor de cabeça. O que posso tomar para aliviar? Não consigo falar com ela porque foi no pronto socorro atendimento de emergência. O nome dela é Thábata Contarin.
CRM 197.792. Muito obrigada
Bom dia!
Quem toma sinvastatina e bromazepam, pode tomar tansulosina?
Dr. na bula doz que não é recomendavel administra o medicamento em mulheres, o medico da minha esposa indicou o mesmo para ajudar na retirada de um calculo na ureta, ela pode tomar o medicamento?
Pode sem problemas. Esse detalhe na bula deveria ser retirado
Estava lendo a bula e diz ser para homens, estou com dificuldade em urinar pós cesárea (usando sonda) e minha médica prescreveu ele, eu posso tomar normalmente?
Sou hipertendo e tomo Losartana de 50 2 vez só dia, PROPANOLOL de 40 tbm 2x ao dia. Mas informações diz que a Tandulosina abaixa a pressão. Como tomo um dos dois remédios também à noite, gostaria de saber se há algum risco a mistura desses remediod com a Tandulosina.
Obrigado.