Dor nos testiculos pode ser um cancer

Um dos motivos para adultos jovens procurarem o urologista, a dor nos testículos é mais comum do que se imagina. O que pode estar por trás desse sintoma?

Vamos entender o que pode significar um testículo dolorido e quais medidas devem ser tomadas.

Dor nos testículos: devo me preocupar?

Afinal, o que pode ser dor nos testículos?

A dor ou desconforto na região testicular e escrotal pode ter origem por diversas razões. Os principais motivos estão ligados a condições benignas e que não devem ser motivo de pânico, mesmo que seja caracterizada como uma dor forte nos testículos.

A investigação diagnóstica se faz necessária visando descobrir a causa e tranquilizar o paciente sobre a possibilidade de tumor no testículo. Raramente, o popularmente conhecido caroço no testículo apresenta-se com dor na região.

Dor nos testículos: causas

Quando há dores nos testículos pode ser o quê?

As principais causas de dor e desconforto escrotal e testicular, são:

Torção testicular

A torção testicular é uma emergência médica que pode levar a perda do testículo, quando não tratada a tempo. Ocorre especialmente em crianças e adolescentes, podendo também atingir a fase adulta. A dor é intensa e aguda, e pode irradiar para o abdômen e virilha.

O problema costuma ocorrer em fases de repouso, por exemplo, durante o sono.

A melhor atitude é buscar ajuda médica imediatamente para que seja realizado o tratamento adequado (a maioria das vezes cirúrgico).

Epididimite

Esse problema é resultado de uma inflamação no epidídimo, um tubo que fica na parte detrás do testículo.

A epididimite pode gerar dor no testiculo esquerdo ou direito, associada a aumento do volume, calor e vermelhidão na região escrotal.

As principais causas de epididimite estão relacionadas à infecção por vírus e bactérias. Durante a orquiepididimite bacteriana com intensa dor nos testículos, DST (doença sexualmente transmissível) também costuma ser uma causa e o tratamento com antibióticos será necessário.

Orquite

A dor nos testículos também pode ser provocada por uma inflamação originada de quadro viral ou bacteriano, quando há o agravamento de uma epididimite.

A caxumba é um dos exemplos mais comuns do que pode causar dor nos testículos devido a uma orquite.

Além da dor, ambos os testículos poderão ficar inchados e vermelhos.

Trauma testicular

Os testículos são a região mais sensível de um homem, portanto, sofrer algum impacto nessa parte do corpo pode levar a muitas dores. Normalmente não há consequências maiores, com melhora do quadro algumas horas ou poucos dias após o trauma.

Mas a dor nos testículos provocada por um grande impacto como acidente de motocicleta ou em quedas durante práticas esportivas, pode ser intensa e ter consequências mais graves, especialmente se provocar ruptura testicular.

Hérnia inguinal

A hérnia é uma protuberância na região da virilha, que ocorre devido a fragilidade da parede abdominal. A hérnia pode conter gordura, intestino e até bexiga. Quando a mesma comunica-se com o testículo gerando a hérnia inguino-escrotal, a região pode ficar sensível e dolorosa, principalmente após realização de esforços mais vigorosos.

Varicocele

É a formação irregular na bolsa escrotal, causada pelo aumento de veias testiculares mal funcionantes, gerando alterações estéticas e desconforto.

Além de promover a sensação de peso na bolsa escrotal, também pode estar relacionada a dores testiculares. Ocorre mais comumente no lado esquerdo, e sua presença pode contribuir para infertilidade do fator masculino e diminuição testicular.

Cisto de epidídimo

É uma formação arredondada, de consistência elástica, que surge tanto na cabeça quanto na cauda do epidídimo. O cisto pode ser decorrente de pequenos traumas e cicatrizes testiculares. Muitas vezes geram desconforto e podem crescer. Não é motivo para preocupações por se tratar de condição benigna, apesar de provocar angústia em alguns pacientes que acreditam estar com um tumor no testículo.

Dor nos testículos após forte excitação

Quando os homens ficam muito excitados sexualmente e não realizam a ejaculação, poderão sofrer com dores nos testículos.

Isso acontece porque a excitação vai promover um acúmulo de sangue na região e como não houve a liberação do sêmen, esse fluxo não diminui e a região fica sobrecarregada.

Pedra nos rins

Quando um cálculo que sai do rim e impacta na região próxima da bexiga (junção ureterovesical), a dor da cólica pode irradiar para a região dos testículos.

Câncer de testículo

Um tumor nos testículos não costuma apresentar dores. Porém, quando o câncer apresenta grandes dimensões, pode comprimir estruturas locais gerando desconforto na região.

O câncer de testículo é o principal tumor de órgão sólido do homem jovem. Felizmente apresenta altas taxas de cura, porém pode exercer influência na fertilidade dos pacientes acometidos.

Outras causas: ortopédica e psicogênica

Muitos pacientes que apresentam dores e desconfortos na região escrotal e testicular, podem estar diante de doenças osteomusculares principalmente de região lombar. O pinçamento de nervos lombares podem apresentar dor referida em região testicular e pélvica, e o diagnóstico é feito com exames ortopédicos específicos.

Outra causa importante e que tem sido comum é a de natureza psicogênica. Principalmente pacientes que sofrem de transtornos de ansiedade, o aumento de sensibilidade da região pelviperineo-escrotal tem sido motivo de queixas no consultório. Tratar o problema de base é medida fundamental para a resolução dos sintomas.

Como aliviar a dor nos testículos?

Nos pacientes que buscam o urologista com esse problema, o remédio para dor nos testículos começa com uma investigação detalhada para a definição diagnóstica precisa. Para os casos mais simples, o uso de analgésicos costuma ser eficaz. Em pacientes apresentando alterações inflamatórias, o uso de antiinflamatórios e suspensório escrotal resolve boa parte dos casos.

Muitos episódios de dor nos testículos podem apresentar resolução espontânea. Mas independentemente disso, a busca por ajuda médica levará a saber o que é dor nos testículos, descartar doenças graves ou até mesmo começar um tratamento eficaz o mais rápido possível.

O médico deverá inevitavelmente ser procurado também se houver agravamento das dores e aparecimento de novos sintomas como febre, mal estar, inchaço, massas palpáveis na região, ardência ou sangue na urina.