A rotina anual da próstata, de forma consensual no Brasil, inicia-se a partir dos 50 anos e tem apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Afinal, qual a idade ideal para a realização do acompanhamento? Por que alguns pacientes devem começar antes?

*Deixaremos de lado a controvérsia que existe sobre seus benefícios e abordaremos os principais aspectos sobre o screening prostático.

A rotina ou check-up da próstata deve ser realizada em todo homem a partir dos 50 anos, com exame físico (incluindo toque retal) e PSA – dosagem sanguínea de proteína da próstata – como requisitos mínimos. Mas, qual o motivo dos 50 anos?

R: Menos de 1% dos cânceres de próstata acometem indíviduos abaixo dessa faixa etária.

Porém, existem alguns grupos que necessitam de atenção especial, devendo-se antecipar o início do screening para 45 anos.

Os principais são:

– homens da raça negra

– homens com histórico familiar de câncer de próstata (preferencialmente pai ou irmão)
Os pacientes afrodescendentes tem um risco 60% maior de ter a doença, e de modo geral, ela se apresenta mais grave. Tal dado foi constatado em estudos e algumas hipóteses poderiam justificar a maior incidência neste grupo, como fator ambiental e estilo de vida.

Quanto ao histórico familiar, pouco menos de 1/3 dos pacientes portadores de câncer de próstata têm ou teve algum parente de primeiro grau portador da doença.

A importância do histórico familiar é tal, que naqueles em que pai ou irmão foram diagnosticados, o risco de desenvolver a neoplasia aumenta em 2 a 3 vezes. Esse risco pode ser maior do que 10 vezes se o câncer do parente apresentou-se antes dos 40 anos de idade.

Fiquem atentos a estes dados! Já não há mais espaço para o preconceito!

OBS:

A consulta médica não deve ser substituída por nenhuma informação escrita. Para agendamento, entre em contato:

Clínica Primazie

Rua Borges Lagoa, 1070, cj 115

(11) 4563-3475 / (11) 98908-9519 (WhatsApp)