Qual o tamanho normal da próstata

Quando o médico informa ao paciente que sua próstata está aumentada, tem início uma série de dúvidas e receios. Mas, afinal, qual o tamanho normal da próstata?

A preocupação com o tamanho desta glândula, presente apenas no sistema reprodutor masculino, deve-se ao fato de estar relacionada à doença benigna mais comum do homem, a hiperplasia da próstata, que ocorre especialmente com o avanço da idade. 

E como o câncer de próstata atinge indivíduos da mesma faixa etária, é preciso realizar periodicamente uma avaliação completa com seu médico urologista.

Qual o tamanho normal da próstata?

Qual o tamanho normal da próstata?

Do formato e do tamanho aproximado de uma noz, possui em média 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 centímetros cúbicos (ou 15 a 20 gramas).

A próstata só está presente no homem e se localiza logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, aquele canal por onde passa a urina.

É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, produzindo um líquido rico em substâncias, que se junta à secreção da vesícula seminal e do testículo para formar o esperma.

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências mais intensas do hormônio masculino (testosterona), alcançando seu tamanho normal (em torno de 15 a 20 gramas) por volta dos 20 anos.

Já está provado também que seu crescimento está relacionado com o envelhecimento.

Como a glândula tem esse crescimento contínuo após a idade adulta, em homens com cerca de 45 anos, o tamanho normal da próstata já apresenta uma dimensão maior do que os 20 gramas da faixa de 20 a 30 anos. 

De acordo com estudos médicos, a partir de um amplo espectro que envolve características étnicas e raciais, as dimensões normais da próstata vão variar:

  • Homens na faixa dos 40 anos: 25 – 30 gramas;
  • Homens na faixa dos 50 anos: 30 – 40 gramas;
  • Homens na faixa dos 60 anos: 35 – 45 gramas.

Leia mais em: 

Aumento benigno da próstata

Conheça a importância do exame de toque retal

Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata maior que o tamanho normal ou de forma irregular devido à presença de um tumor podem ser facilmente identificados por este método.

Mas a próstata aumentada é grave? Já sabe-se que essa condição está amplamente relacionada à HPB, porém, a próstata aumentada e sua relação com o câncer é um tema de interesse que inspira preocupações. Por isso, faz-se necessário detalhar um pouco a respeito do assunto. São três as principais alterações na próstata que geram confusão:

  1. Prostatite (infecção da próstata);
  2. Câncer de próstata;
  3. Hiperplasia benigna da próstata.

Prostatite

É relativamente incomum ou subdiagnosticada, porém , pode atingir uma parcela razoável da população masculina. 

A prostatite é mais comum na forma crônica e geralmente é assintomática, mas, quando dá sintomas, os mais frequentes são: ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar etc.

Por outro lado, a chamada prostatite aguda é uma infecção potencialmente grave, provoca febre alta, queda do estado geral e sintomas típicos de infecção urinária como ardor ao urinar e micções extremamente frequentes.

As causas mais comuns de prostatite bacteriana estão relacionadas a atividade sexual e a hiperplasia benigna da próstata. O tratamento é feito com antibiótico por um período variável de dias.

Câncer de próstata

O tumor maligno chega a atingir em torno de 70 mil homens todo ano no Brasil e a sua frequência aumenta com a idade.

Quando diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de próstata apresenta excelente resposta ao tratamento – cirurgia, radioterapia e outros – alcançando altas taxas de cura.

O exame periódico do homem com o urologista é extremamente importante. E o motivo é que o câncer da próstata não apresenta sintomas nas fases iniciais, porque costuma ser uma neoplasia de crescimento lento. 

Se o homem está com câncer de próstata, pode haver diversas consequências, tais como profundo impacto emocional, e na sua evolução sem tratamento, metástases para diversos órgãos com prejuízo importante da qualidade e morte.

Mas a possibilidade de cura existe quando o diagnóstico é precoce, que é feito através da avaliação de rotina anual.

Hiperplasia benigna da próstata

A  hiperplasia da próstata é um fenômeno estritamente relacionado à idade em quase todos os homens. 

Esse tumor benigno (ou HPB) é também mais frequente quanto maior for a idade do paciente e é muito mais frequente que o câncer da próstata. Em geral, cerca de 50% dos homens entre 51 e 60 anos já têm HBP e chegam a atingir quase 70% dos homens acima de 70 anos.

A hiperplasia prostática aparece em homens acima de 40 anos e se caracteriza por um aumento organizado das células da próstata, diferentemente do câncer, em que as células apresentam crescimento desordenado, podendo provocar metástases.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela.

Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são:

  • Aumento das micções durante a noite;
  • Aumento da frequência urinária diurna;
  • Diminuição da força e do calibre do jato urinário;
  • Demora para iniciar a micção;
  • Sensação de urgência para urinar e às vezes até perda de urina nessas situações, entre outras;

É importante esclarecer que a presença dos sintomas não depende exclusivamente do crescimento da próstata. Alguns homens com próstatas pequenas podem ser muito sintomáticos. Isso ocorre porque a próstata contrai sua cápsula gerando uma tensão na região da uretra e consequente dificuldade de esvaziamento da bexiga. Por outro lado, homens com próstatas grandes podem não apresentar sintomas. Isso porque o tecido prostático crescido não comprime a uretra.

Quando o homem tem a próstata aumentada mas não tem sintoma algum, normalmente não há indicação de tratamento, apenas sendo necessário o controle anual com o urologista.

Diante dos sintomas, é necessária uma investigação aprofundada e inicia-se o tratamento da doença, que pode ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico deve ser feito com mudanças comportamentais e/ou medicamentos.

Leia mais em: O que acontece se o homem retira a próstata

O que causa o aumento da próstata?

As principais causas da próstata aumentada são a idade e o componente genético. Como já mencionado acima, a partir dos 40 anos, o aumento da próstata se acelera, e esse crescimento tende a acelerar com o envelhecimento. Homens com histórico familiar de HPB também têm maior risco de desenvolver a doença.

Outros fatores que podem contribuir para o aumento da próstata incluem:

  • Tabagismo: O tabagismo pode causar inflamação na próstata, o que pode levar ao seu crescimento.
  • Obesidade: A obesidade pode aumentar os níveis de hormônios que estimulam o crescimento da próstata.
  • Sedentarismo: O sedentarismo pode favorecer o aumento da próstata, pois pode levar a um aumento dos níveis de hormônios masculinos.
  • Dieta rica em gorduras: A dieta rica em gorduras pode aumentar o risco de HPB, pois pode levar ao aumento dos níveis de colesterol, que pode ser depositado na próstata.
 

 

Como prevenir a próstata aumentada?

Não há uma maneira de prevenir definitivamente o aumento da próstata. No entanto, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco, como:

  • Manter um peso saudável
  • Praticar exercícios regularmente
  • Evitar o tabagismo
  • Consumir uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais

Os homens devem consultar um médico regularmente para exames de rotina, que podem ajudar a detectar precocemente o aumento da próstata.

Leia mais em: Cirurgia robótica da próstata

Existe remédio para próstata aumentada?

O medicamento para próstata aumentada se divide em duas categorias:

Os alfabloqueadores são considerados medicamentos sintomáticos pois apenas melhoram os sintomas que a obstrução produz na uretra, fazendo com que o homem acorde menos durante a noite e urina com mais facilidade, diminuindo os sintomas da HPB.

Os medicamentos inibidores da enzima 5 alfa redutase demoram muitos meses para agir, mas têm a capacidade, na grande maioria dos casos, de bloquear o crescimento da próstata e até fazê-la regredir no tamanho.

A cirurgia da HPB é recomendada quando falha o tratamento clínico ou quando a obstrução já é muito intensa, agravando os sintomas e às vezes levando a retenção urinária aguda, quando há a necessidade de passar uma sonda para esvaziar a bexiga.

Quem tem próstata aumentada pode ter relação sexual?

Essa é uma questão recorrente nos consultórios. Mas, sim, quem tem a próstata aumentada pode ter relação sexual. A próstata, por si só, não tem nenhuma relação com a ereção de um indivíduo. 

Próstata aumentada causa impotência?

Apesar de existir uma correlação, a disfunção erétil não costuma ser causada isoladamente pela próstata aumentada. Mesmo em casos mais graves, a próstata aumentada não interfere nas ereções. No entanto, em homens mais velhos ou com outras comorbidades, como diabetes, obesidade e hipertensão a disfunção erétil é mais prevalente.

Por outro lado, o tratamento da próstata aumentada pode ajudar a melhorar os sintomas e, consequentemente, a vida sexual.

Agora que você sabe o tamanho normal da próstata, fique atento aos sintomas e consulte um urologista regularmente! Cuide bem de sua saúde!

Próstata aumentada é especialidade do Dr. Paulo Maron

Se um paciente apresenta todos os sintomas de próstata aumentada, é necessário buscar um atendimento especializado o quanto antes.

O Dr Paulo Maron é urologista, especialista nos tratamentos relacionados às condições da próstata.

A sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao paciente e não apenas nos órgãos que adoecem. Por isso, o Dr Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.

Se está com problemas na próstata, procure o Dr Paulo Maron, ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.