Quando o urologista solicita uma biópsia da próstata e o laudo aponta um adenocarcinoma acinar usual, o que isso quer dizer?
A biópsia de próstata costuma ser solicitada pelo médico após a detecção de algumas alterações nos exames iniciais da próstata. Serve para descartar ou dar certeza do diagnóstico de um câncer de próstata e tratamento a partir de seus estágios.
Vamos entender melhor o que é adenocarcinoma acinar da próstata?
O que é adenocarcinoma de próstata?
Após a biópsia da próstata, quando for constatado o câncer, o patologista vai determinar o estágio em que a doença está a partir das amostras coletadas. Neste relatório pode constar as palavras “adenocarcinoma de próstata”.
Adenocarcinoma é um tipo de câncer que se origina nas células glandulares e pode afetar órgãos como estômago, pâncreas, útero, mamas, pulmões, intestinos e próstata.
O adenocarcinoma acinar usual é o mais comum encontrado na próstata.
O adenocarcinoma de próstata é um tumor maligno. Pode se apresentar num amplo espectro de agressividade, desde muito brandos até muito agressivos com capacidade de gerar metástases.
Para um homem ser acometido por um adenocarcinoma acinar usual de próstata (o nome científico do câncer de próstata) , os principais fatores de risco já amplamente conhecidos são o histórico familiar e longevidade.
Adenocarcinoma acinar usual: Gleason
A biópsia de próstata retira vários fragmentos do tecido que serão analisados de um a um. A avaliação feita pelo médico patologista determina o grau interno de agressividade do câncer através do escore de Gleason (veja abaixo), no qual são avaliadas características microscópicas das células, e que por sua vez determinam a classificação definitiva determinada pela Sociedade Internacional de Uropatologia (ISUP).
Esse escore classifica a doença em graus 1 a 5, a saber:
- Adenocarcinoma acinar grupo 1 (ISUP 1): compreende os achados de Gleason até 6 na soma total (ex: 3+3). A arquitetura das células malignas está muito semelhante ao das células normais da próstata. Isto se traduz num potencial agressivo menor.
- Adenocarcinoma acinar grupo 2 (ISUP 2): compreende os achados de Gleason 7, sendo que a soma deve ser 3+4. Já começam a apresentar mais anormalidades em relação ao padrão das células comuns do tecido;
- Adenocarcinoma acinar grupo 3 (ISUP 3): semelhante ao anterior, porém a característica do Gleason é 4+3. O potencial de agressividade aumenta.
- Adenocarcinoma acinar grupo 4 (ISUP 4): neste grupo, as células se apresentam deformadas, com alto grau de agressividade. O Gleason poderá apresentar um padrão número 5, desde que a soma seja 8 (ex: 4+4, 3+5 ou 5+3).
- Adenocarcinoma acinar grupo 5 (ISUP 5): aqui se encontram as células mais anômalas com o mais alto potencial de agressividade de todos. Gleason 9 ou 10.
Explicando o sistema de Gleason:
Como os cânceres costumam ter diferentes graus em áreas diversas, são atribuídas 2 notas para as duas principais áreas anômalas encontradas na amostra da biópsia. Essas duas notas vão dar a pontuação de Gleason. A nota mínima da soma é 6 e a nota máxima é 10. Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor.
Por exemplo, no relatório que constar “adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)”, significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6.
Já relatórios que apresentam dados como “Adenocarcinoma Gleason 8 (4+4)” ou “Gleason 9 (4+5)”, representam maiores potenciais de agressividade do câncer.
Qual é o tratamento do adenocarcinoma acinar usual da próstata?
O tratamento do câncer de próstata é determinado por uma série de fatores que em conjunto classificarão a doença em riscos potenciais de desenvolvimento e geração de metástases. A determinação do escore de Gleason de forma isolada não é capaz de definir o tratamento. Porém, um adenocarcinoma acinar com escore de Gleason mais baixo apresenta potencial de cura maior.
Baseando-se no critério clínico (exame de toque), no valor do PSA e no resultado da biópsia, poderemos lançar de um vasto arsenal terapêutico, desde vigilância ativa, passando por radioterapia e HiFU, até a realização da prostatectomia radical, a cirurgia robótica da próstata para retirada da glândula.
Minha biópsia de doze fragmentos deu dois 4+3 e um 3+4..optei depois de conversar com o médico pela radioterapia.. Minhas chances são boas? Depois de um ano da biópsia só ágora depois de todos exames, vou fazer rádio.. O PSA atual é 16…outros exames normais..
Olá Sr. Luiz!
Vários fatores são importantes para decidir o tratamento ideal de cada paciente. A partir do momento que avaliamos um paciente, ideal é tratá-lo em um prazo < 1 ano, de preferência menor que 6 meses do diagnóstico.
No seu caso, talvez seja importante reavaliar seus exames para definir se a doença ainda continua no mesmo estágio de quando ela foi diagnosticada.
Portanto, uma reavaliação seria a melhor resposta que eu poderia te dar. Tenha em mente que o seu urologista precisa ter experiência com a oncologia urológica.
À disposição,
Um abraço
Meu pai está no seguinte caso. Adenocardinoma Acinar Usual, Gleason 10(5+5) Grupo 5 ISUP/OMS. QUAL O tratamento para isso.
quero saber se adenocarcinoma da prrostata gleason 8 (4 + 4)
se vou a tempo de trtamento
victor.lourenco45@sapo.pt
Olá Sr. Victor. Esse é um diagnóstico de câncer. Para detalhes particulares do caso, é preciso realizar uma consulta médica.
Gostaria de saber se o resultado Gleadson 9 (4+5, tem possibilidade de cura?
Tem, caso mais grave e agressivo mas tem tratamento
O exame do meu pai de biópsia de próstata deu adenocarcinoma prostático acionar usual Gleason 3+4=7 grau 2 isso é câncer?
Olá Valdilene. Essa é uma das descrições de câncer na biópsia.
Bom dia! Ano 2017 fui diagnosticado Racemase positivo 3+3 grupo 1 ISUP presente 3 fragmentos correspondendo 10% do examinado,iniciamos vigilância anual o PSA da suspeita acima 12.8,ano 2018 repeti biopsia e manteve 3+3=6 três fragmentos cerca 20%lado esquerdo e 3+3=6 lado direito cerca 10% dois fragmentos,em3019 não realizei biopsia e sim ressonância PSA o7/2019 6.56ng/ml ,Achado# 1:
Localização: no terço médio em situação paramediana a esquerda dimensão 0,6 x 0,3 cm pontuação final 3.Em 2021 mês 10, outra biopsia conclusão: rotulado médio direito próstata,grau 3+3=6 porcentagem estimada tumor 5% 12 fragmentos 6 dir. 6 esq.esta biopcia foi realizada devido variação PSA primeiro 9,92 e repetiu 12,15,neste ano agora recente,apareceu dor perna direita indo ortopedista relatando fato diagnóstico próstata,solicitou cintilografia óssea e conclusão: cintilografia óssea trifásica revelando hiperfluxo,hiperemiae hipercapacitacao tardia radiotracador em tomografia de articulacaosacroiliaca/ilíaco direito superiormente associado a uma assimetria na intensidade na captação deste traçador emhimipelves,de maneira discreta,difusa e mais faltante a direita, a dor localizada da bacia descendo até panturrilha lado direito,não fui medicado por ele encaminhou urologista que analisou e passou medicamentos que aliviou a dor,e presente até momento sem melhora total,na análise tudo na consulta,deu sua opinião diante do caso partir para cirurgia da próstata e deu tempo para decidir e gostaria de uma orientação,parecer do Dr. Diante fatos relatados pois estou muita dúvida já sabedor de tratamentos para câncer de baixo grau?
Boa noite meu Adenocarcinoma deu 4+3 é 3+4. Com psa 9,93 qual seria tratamento mais indicado?
Meu pai fez biópsia de carcinoma glaison 4+4 ele não fez tratamento nenhum depois de 2 meses fez outra biópsia só deu hiperplasia e múltiplos nódulos. O que pode ser ?
Com certeza algo está equivocado. Precisaria revisar essas lâminas em laboratório experiente
Doutor, meu avô está com o caso de Adenocarcinoma Acinar Usual, Gleason 6 (3+3) – baixo risco. QUAL O TRATAMENTO PARA ESTE PRIMEIRO ESTÁGIO e com qual frequência devemos levá-lo para fazer novos exames depois deste resultado?
Meu PSA é 23,8, fiz biópsia com fusão RM/MP e o resultado foi escore de Gleason 8(4+4) preciso fazer prostatectomia e vai resolver.
Boa noite!
Meu pai foi diagnósticado com adecarcinoma grau 3+3 ,grupo 1. Das seis amostras coletadas a última comprometida 50%.
Qual seria o melhor tratamento?
Os urologistas que fez consulta optaram por cirurgia, me dê uma opinião,por favor.
Meu pai fez a biopsia de próstata e no lado esquerdo deu aAdenocarcinoma 3+3….qual tratamento vai fazer ….
O meu marido o dele deu o
9(4+4)5queria saber o que significa
Microscopia
Meu resultado
Adenocarcinoma acinar usual, moderadamente diferenciado da próstata.
Observa-se comprometimento de ambos os lobos (Gleason 3+4=7/10) ISUP 2.
Não se evidencia infiltração capsular e angioinvasão.
Presença de invasão perineural.
Vesículas seminais e ductos deferentes direito e esquerdo livres de neoplasia.
Margem uretral e margem vesical livres de neoplasia.
Linfonodos direito e esquerdo livres de neoplasia e com hiperplasia linfoide reacional.
Dr. Meu PSA deu 11 com livre total 21% biópsia Isup 2 com Gleison 3+4 o que o Dr aconselha, qual tratamento.
Olá Sr. Aparecido. O seu caso tem tratamento e nossa equipe pode te ajudar.
O meu pai na biópsia deu o grau 7 , na retirada da próstata o resultado subiu para 9 , neste caso tem tratamento de cura definitiva?
Agradeço resposta por favor.
Olá, por favor o que significa?
Adenocarcinoma acinar usual presente em 4 de 16 fragmentos avaliados. Score global de Gleason detectado 7=4+3,
índice prognóstico Grau 3. A neoplasia está presente em ambos os lobos.
O exame do meu esposo deu Gleason 7(4+3) isup 3
Qual o tratamento indicado? Será a cirurgia .
Fragmentos 100%comprometidos.
Infiltração perineural
Cirurgia é a melhor opção para a maioria dos pacientes
Doutor.
Minha biópsia da próstata veio.
Invasão perineural presente.
Extensão extra prostática presente focal (5.8mm padrão de gleason 3),em tecido adiposo periprostaticos e feixes vacuos nervosos.
Margem circunferêncial livre de neoplasia.
Margem apical livre de neoplasia.
Margem vesical livre de neoplasia.
Vesículas seminais e ductos deferentes livres de neoplasias.
Todo resto livre de neoplasias
Estadiamento patológico (ajcc/tnm8ed.(ptnm:pt3a.
Meu gleason éra 7 3+4.
Volume da neoplasia menos de 10%do órgão acometido.
Invasão angiolonfatica não indentificada,minnha cituaçao e boa?
Posso me tranquilizar?
Meu oncologista só pede o PSA de 3 em 3 meses.
E falou que por hora e só.
Poderia me dá uma segunda opinião.
Obrigado
Meu pai fez a biopsia de próstata e no lado esquerdo deu aAdenocarcinoma 3+3….qual tratamento vai fazer ….
O do meu sogro deu 3+3 é maligno
O do meu sogro deu 3+3 é maligno
É caso de se preocupar
O resultado da minha biópsia da próstata deu o seguinte result:
TECIDO PROSTÁTICO BENIGNO
Ácinos típicos, c epitélio lev proliferado.
Estroma fibromuscular desenvolv.
O que significa?
Obg
Sr. Antônio, essa é uma ótima notícia.
Nesta biópsia não foi identificado tecidos cancerígenos. Ou seja, nesse momento podemos dizer que o senhor está livre do câncer. Por outro lado, não quer dizer que o mesmo não possa aparecer ao longo dos próximos anos. Por isso é importante manter o acompanhamento de rotina com seu urologista.
Um abraço!
Resultado do meu pai lado direito a1399/20 A ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL 6.3+3 GRUPO 1 PRESENTE 1 DOS FRAGMENTOS OCUPANDO 2% DE TODA A MOSTRAR AUSENCIA DE INVASÃO PERINEURAL VER COMENTÁRIOS O QUE SIGNIFICA
Olá Sra. Juliana.
Seu pai tem um diagnóstico de câncer. Sobre o que fazer, existem pelo menos 4 opções. Por isso, pra definir, é importante realizar uma consulta clínica.
Abraço
Deus abençoe sempre sua vida
Dr.Paulo, bom dia!
Meu pai fez a biopsia da prostata e, o resultado final:
Área nodular focal em ápice direito(N1):
– Adenocarcinoma acinar usual, Gleason 6 (3+3), comprometendo 70% da amostra. ISUP grupo 1.
Estamos aguardando consulta do SUS, nesse caso devemos nos preocupar com o resultado da biopsia?
No aguardo.
Grata
Vanessa Torres
Meu pai deu no exame dele adenocarcinoma acionar usual ,gleason 8,(4+4),ápice esquerdo e base esquerda é grave?
É um diagnóstico confirmado de câncer considerado de alto risco. Portanto, tem mais chance de crescimento e disseminação
O resultado do exame do meu avô deu adenocarcinoma acinar usual Gleason 06 (3+3) com comprometimento de menos de 05% da amostra, o que quer dizer, é grave ou facilmente tratável?
estes exames conclusivos podem ser feitos em qualquer laboratório?quais são os melhores?
Boa noite!
Meu pai foi diagnósticado com adecarcinoma grau 3+3 ,grupo 1. Das seis amostras coletadas a última comprometida 50%.
Qual seria o melhor tratamento?
Os urologistas que fez consulta optaram por cirurgia, me dê uma opinião,por favor.
O exame do meu pai deu adenocarcinoma acinar usual da próstata gleason 7 grupo 3
Olá Sra. Elha, entre em contato com nossa equipe que podemos ajudar. Abraços
Adenocarcinoma 3+3=6 grupo 1
15% material examinado
Biopisia prostata do meu esposo
Olá Sra. Cláudia, como vai?
Entre em contato com nossa equipe que podemos ajudar.
Um abraço
Adenocarcinoma prostático acionar usual Gleason 7 (4+3), grupo grau 3 (ISUP/OMS 2016) compromete 5 de5 fragmentos examinados( variando entre menos de 10%e 70% da superfície de cada fragmento)
O resultado da biópsia do meu pai deu,, tecido protastico Benígno,, gleason 3+3 =6
O que significa doutor
Obg
Doutor;
A minha biópsia deu adenocarcinoma acinar 3+4 grupo 2.
Será necessário a retirada total da bexiga?
A biópsia do tumor retirado da bexiga deu carcinoma pouco diferenciado, infiltrando a lâmina própria e feixes musculares.
Terei que retirar a bexiga?
Me ajuda. Gratidão!
Esse é um assunto pra ser discutido em consulta médica. Em princípio toda invasão muscular é motivo de preocupação.
Meu pai 71 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata isup 2, gleason 3+4=7, qual seria o tratamento adequado?
Ola Sra. Rose. O tratamento mais comumente realizado é a cirurgia. Podemos ajudá-los
Mossoró RN
Uma amigo fez uma biópsia da próstata o resultado foi , hiperplasia nodular ,atrofia acionar processo inflamatório crônico, qual o resultado positivo ou negativo
Meu pai está no seguinte caso. Adenocardinoma Acinar Usual, Gleason 9(5+4) isso é tão perigoso qual melhor tratamento
Meu sogro deu Adenocarcinoma acinar usual prostático Gleason 7 (3+4) comprometendo os fragmentos do lobo esquerdo…
Ápice lateral 15mm
Ápice medial 12mm
Médio lateral 15mm
Médio medial 15mm
Base lateral 10mm
Base medial 12mm
Qual a gravidade e tratamento mais indicado pfv ???
Olá Sra. Raquel, como vai?
Entre em contato com nossa equipe, podemos te ajudar.
Um abraço
Olá, a biópsia do meu pai deu adenocarcinoma prostático acinar 4+3 (7) invasão perineural e invasão linfovascular presentes,
Psa de 72,9 .
extensão neoplásica extraprostatica presente.
Ele tem 90 anos, e é cardíaco
Qual tratamento mais indicado?
Boa tarde DR. MEU PAI TEM ADENOCARCINOMA GLEASON 7 4+3 grupo 2, com infiltração de 10 % do material examinado e com ausência de infiltração neural e vascular. É grave?
Dr boa noite
Meus exames neoplasia maligna próstata
Imunohistoquimica adenoc g 6
Psat 3;6 como devo proceder dr por favor dr me ajude pois tenho sómente 50 anos e não temos nenhum caso família aguardo
Olá Sr. Cleber. O senhor precisa conversar com o urologista de confiança para expor as opções no seu caso
Para retirada total da próstata pode ser feita com idade superior a 80 anos e é aconselhável para cura do câncer
Boa tarde, vc conseguiu se curar ?
Olá, como vc está agora, mande sua resposta após feito a radioterapia
Meu exame da biopsia prostatica que acabei de receber, deu
1) Próstata, zona periférica direita base
ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL
Gleason 3+4=7 (Grau/Grupo prognóstico 2 da ISUP/OMS 2016) comprometendo 20% da
amostra (2 de 2 fragmentos).
Porcentagem de padrão 4 de Gleason 10%.
Carcinoma intraductal não identifcado na amostra.
Invasão perineural não identifcada.
2) Próstata, zona periférica direita médio
ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL
Gleason 4+4=8 (Grau/Grupo prognóstico 4 da ISUP/OMS 2016) comprometendo 80% da
amostra (2 de 2 fragmentos).
Carcinoma intraductal não identifcado na amostra.
Invasão perineural não identifcada.
3) Próstata, zona periférica direita ápex
ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL
Gleason 4+4=8 (Grau/Grupo prognóstico 4 da ISUP/OMS 2016) comprometendo 70% da
amostra (2 de 2 fragmentos).
Carcinoma intraductal não identifcado na amostra.
Invasão perineural não identifcada.
4) Próstata, zona periférica esquerda base
TECIDO PROSTÁTICO BENIGNO
Ácinos típicos, com epitélio levemente proliferado.
Estroma fbromuscular desenvolvido.
5) Próstata, zona periférica esquerda médio
TECIDO PROSTÁTICO BENIGNO
Ácinos típicos, com epitélio levemente proliferado.
Estroma fbromuscular desenvolvido.
6) Próstata, zona periférica esquerda ápex
TECIDO PROSTÁTICO COM FOCO DE GLÂNDULAS ATÍPICAS
Ácinos com distorção arquitetural, com calibre reduzido, forrados por aparente
monocamada de células colunares com núcleos polarizados e com nucléolo conspícuo.
meu retorno ao Urologista so vai ocorrer na proxima semana o q o Dr. poderia me Dizer e orientar ?
Boa tarde fiz biópsia nesta segunda passada hj peguei o resultado.apresentando hiplerpasia benigna associadas a alterações compatíveis com asap (proliferação atpca de pequenos acinos.isso é bom ou ruim?
Ola Sr. Décio. Esse resultado merece uma análise mais aprofundada, que nós chamamos de imunohistoquimica. Só através dele saberemos o real diagnóstico.
Boa noite!
Meu pai foi diagnósticado com adecarcinoma grau 3+3 ,grupo 1. Das seis amostras coletadas a última comprometida 50%.
Qual seria o melhor tratamento?
Os urologistas que fez consulta optaram por cirurgia, me dê uma opinião,por favor.
Meu resultado, digo de meu marido, deu 3+4 envolvendo 15% do fragmento e 3+3 em 10% do fragmento além de Proliferação atípica de pequenos ácinos prostáticos focal em menos de 5%.
O médico está de férias e só volta em janeiro. É o caso de procurar outro médico o mais rápido possível?
O resultado da primeira biópsia do meu pai (76 anos): “ Proliferação microacinar atípica nos fragmentos 1, 8, 9, 10, 13 e 14”
Minha imunohistoquimuca apresentou Gleason 6 (3+3)
Carcinomaintraductal ausente
Número fragmento positivo 1
Número total fragmentos 20
% tecido prostática envolvido 5%
Invasão perineural não detectada.
Como devo proceder?
A Vigilância Ativa Pode ser considerada
Fiz o exame, diagnóstico: ADENOCARCINOMA ACINAR USUAL MODERADAMENTE DIFERENCIADO DA PROSTATA, PADRÃO HISTOLÓGICO 5 +4, ESCORE 9 DE GLEASON( NEOPLASIA DO GRUPO DE GRAU 5 DA OMS 2016)….
Por favor, o que devo fazer????
Olá Jeferson.
Infelizmente o site esteve em manutenção no período e não foi possível respondê-lo.
Com esse diagnóstico, precisamos avaliar a extensão do problema. Se já resolveu, espero que esteja bem. Caso contrário, estaremos aqui para ajudá-lo.
Um forte abraço!
Meu Diagnóstico: Adenocarcinoma acionar usual prostatico, grau de Gleason combinado (3 + 3, Grupo 1 OMS/ISUP, comprometendo cerca de 10% desta amostra e 5% da outra amostra. Ausência de infiltração perineural. Se eu optar pelo tratamento radioterapia, qual a desvantagem ou vantagem em relação a sirurgia? Posso resolver o meu problema só com o tratamento com radioterapia? Estou perdido e confuso me der uma orientação aí doutor?
Ola Sr. Ilson.
Primeiramente obrigado pela resposta.
Quanto ao seu caso, não podemos definir a forma de tratamento apenas com base nesse achado que o senhor enviou. Mas sim, é possível tratar pacientes com radioterapia e ter excelentes resultados. Mas seria importante uma avaliação mais ampla com exame físico e uma conversa pessoal no consultório para apresentar-lhe todas as opções e riscos ou benefícios de cada tecnica. Um grande abraço
Olá Dr. O resultado da biópsia do meu pai recebi HOJE, por gentileza gostaria de um esclarecimento pois ele é paciente do SUS e a consulta é só em março. Não entendo os termos técnicos, RIR DE PRÓSTATA- fragmentos: vários, irregulareirregulares, elásticos medindo em conjunto 6,0×4,50
E uma conclusão do RTU DA PRÓSTATA. tecido prostáticoprostático exibindo
. Hiperplasia nodular
. Atrofia acinar
. Processo inflamatório crônico
Gostaria de saber se é um câncer esse resultado.
Meu Diagnóstico: Adenocarcinoma acionar usual prostatico, grau de Gleason combinado (3 + 3, Grupo 1 OMS/ISUP, comprometendo cerca de 10% desta amostra e 5% da outra amostra. Ausência de infiltração perineural. Se eu optar pelo tratamento radioterapia, qual a desvantagem ou vantagem em relação a sirurgia? Posso resolver o meu problema só com o tratamento com radioterapia? Estou perdido e confuso me der uma orientação aí doutor?
Como ele está hoje?
Paciente 55 anos,diagnosticado com ca de próstata Adecarcinoma acinar grupo 3 (2 nódulos direito 80% com infiltração perineural e esquerdo 35% infiltração perineural).
(Escala de gleason 4+3=7)
Qual tratamento a seguir????
Já foi feito cintilografia óssea e tomografia abdômen e pelve aguardando ficar pronto.
Vamos fazer tratamento pelo SUS… Aguardando ligação para começar o tratamento…
Boa noite, gostaria de uma pequena explicação. O meu pai recebeu o laudo, ele fez cirurgia de próstata e o laudo saiu assim:
Microscopia
Cortes de parênquima prostático exibindo glândulas sem revestimento mioepitelial, ora arredondadas, ora
alongadas, ora justapostas, comprometendo 40 % do parênquima. A lesão compromete lobos direito e esquerdo. Ausência de invasão extraglandular. Margens cirúrgicas uretral e vesical livres de neoplasia. Presença de invasão perineural. Vesículas seminais livres de neoplasia. Ductos deferentes livres de neoplasia.
Conclusão
Adenocarcinoma prostático acinar usual, Gleasson 7=3+4, comprometendo 40 % do parênquima nos
cortes examinados.
“Frasco- 247540: Próstata de vesículas seminais – Ap com ca em ápice direito – Gleason 3+3.”
O que quer dizer?
Minha biópsia prostática deu na CONCLUSÃO
A – AUSENCIA DE NEOPLASIA
B – AUSENCIA DE NEOPLASIA
C MEDIAL DIREITA: Adenocarcinoma acinar da próstata GLEADSON 6 (3+3)
– quantidade de fragmentos comprometidos: 1 de 3 FRAGUIMENTOS NA AMOSTRA.
– porcentagem de comprometimento do fragmento: 20%
D, E e F deu: AUSENCIA DE NEOPLASIA
PSA:7.95… Meu Urologista me deu o relatório e pediu para procurar uma clinica para continuação, CHEGANDO NA CLINICA O NOVO MEDICO JA INDICOU CIRURGIA,
PERGUNTA: Já é caso cirúrgico? pode-se ter outro tratamento? pode-se fazer um acompanhamento? pode-se ter uma protelação? existe algum medicamento para uso?
Olá Sr. Márcio.
Existem algumas opções no seu caso. Só que depende de aspectos clínicos e expectativa do senhor a respeito da doença.
Se precisar de ajuda, só avisar. Abraço
Olá Dr. O resultado da biópsia do meu avô deu adenocarcinoma da próstata acinar usual grau nuclear 2, grau histologico 3+4=7 e no sistema de Gleason ( grupo prognóstico ISUP 2) presente em 1cm de diâmetro máximo em um dos lobos. A minha perguntar é se o estágio da doença está muito grave? Se tem possibilidade de cura ? E qual seria mais ou menos o tratamento para esse Grau ?. Desde já obrigado!
Olá Gleisiely. Como vai?
O estágio da doença deve ser avaliada com outros parâmetros. Esse resultado que vemos aí, mostra apenas o grau interno de agressividade. Ou seja, as células do câncer dele se multiplicam de modo moderado. Mas pra te dar uma melhor informação precisaria de uma avaliação clínica. Espero ter ajudado. Um abraço
Doutor, meu avô está com o caso de Adenocardinoma Acinar Usual, Gleason 6 (3+3) – baixo risco. QUAL O TRATAMENTO PARA ESTE PRIMEIRO ESTÁGIO e com qual frequência devemos levá-lo para fazer novos exames depois deste resultado?
Me ajude , meu sogro fez o exame PSA de sangue deu alterado , mas no toque o medico não viu alteração , o médico pediu exames mais profundos . Mas ao ir no médico hoje , teve uma emergência com o medico e ele teve que remarca , com esse resultado é para ficarmos preocupados ?
RESULTADOS: Adenocarcinoma invasor da próstata do tipo acinar usual ; Gleason 7 (3+4 ) ( grupo prognóstico 2-ISUP) ; Padrão 3 (80%) e padrão 4 ( 20%) : medindo % 5,0 mm 30% desta amostra – bloco A
Olá Sra Nicole.
Esse diagnóstico é compatível com câncer de próstata. No entanto, para garantir possibilidades de tratamento e melhores explicações, é importante consultar o urologista. Estamos atendendo presencialmente ou via telemedicina, se precisar. Obrigado pelo contato.
Um abraço
Dr qual a diferença na relação PSA LIVRE/TOTAL de 14,1 e 0,14
Dr qual a diferença na relação PSA LIVRE/TOTAL de 14,1 e 0,14
A relação entre o PSA total e livre se dá em porcentagem. Logo, o resultado de 0,14 equivale a 14%.
Não é comum ser apresentado o valor absoluto de 14,1. Precisaria checar o exame para poder dar mais detalhes.
Obrigado
Boa noite , meu pai deu o resultado na biópsia
Lado direito
Adenocarcinoma prostática de padrão acinar usual 6 (3+3) na classificação de gleason
Lado esquerdo
Ausência de neoplasia nas amostras examinadas
Por favor o que significa
Oi gostaria de saber se todas. As biópsias de prostata que tem cancer aparece gleason na conclusao
Olá Sr. Cleudimar.
Sim, o escore de Gleason faz parte da avaliação do grau de agressividade da doença. Portanto, toda biópsia positiva conterá o grau de Gleason de cada fragmento positivo.
RESULTADO DA IMUNOHISTOQUIMICA
PRÓSTATA ZONA PERIFÉRICA DIREITA APICAL: PRESENÇA DE CINCO ÁCINOS COM
CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS E IMUNO-HISTOQUÍMICAS SUSPEITAS DE
ADENOCARCINOMA DA PRÓSTATA PADRÃO 3 + 3 DE GLEASON (ESCORE 6), PORÉM
DE VOLUME LESIONAL EXÍGUO PARA UM DIAGNÓSTICO CONCLUSIVO MESMO
ATRAVÉS DE EXAME IMUNO-HISTOQUÍMICO
Ola Sr. Freitas! Precisaria olhar seu caso com mais detalhes para definir necessidade de reanálise das lâminas de biópsia.
Doutor Paulo, meu avô fez uma biópsia a apresentou grau de Gleason 4+4=8 porém o PSA dele está baixo, se não me engano está em 3,99. Além disso, no exame apareceu escrito invasão perimetral não detectada. Quando não há invasão perineural quer dizer que a doença ainda não saiu da próstata?Ele tem chance de cura? Acabamos descobrindo a doença dele por acaso pois ele não sentia nenhum sintoma na próstata nem dificuldade pra urinar. Sentiu uma dor no nervo ciático que levou a ser feito exames de sangue. E após isso fomos ao urologia para ver o PSA aonde foi constatada a doença após os exames.
Olá Wallace. Precisaria avaliar outras características mas tudo leva a crer que a doença encontra-se ainda localizada e com chances de cura.
Olá Dr. Maron, inicialmente fui diagnosticado com gleason 6 3+3, após a prostatectomia radical, resultado do exame anamopatologico deu gleason 8 4+4, fiz primeiro PSA total após 30 dias resultado foi de 0,03 , nós próximos passos pode se repetir o mesmo resultado? Agradeço muito a sua ajuda. Já fazem 4 meses e não senti nenhuma alteração na minha saúde graças a Deus
Olá Sr. Ailton, sim. A expectativa é sempre realizarmos PSA e ele se manter nessa faixa. Qualquer tendência a subida precisa ser investigada
Boa noite!
Meu pai fez uma biópsia de próstata veio escrito assim: Adenocarcinoma Acinar Usual Grau 3 + 4 ( 7 ) de Gleason, isup 2, presente em 70% dos fragmentos.
O que significa que os médicos não me falaram direito, não entendi nada!
Esse é um diagnóstico de câncer. Mas é preciso retornar ao médico para poder ter detalhes.
Excelente explicação assim como as possibilidades terapeuticas,e as orientações.
Minha biópsia deu parênquima prostático composto por acinos tipicos e atroficos. O que significa?
Olá Sr. Antônio. É um resultado sem câncer. Pode comemorar e manter a rotina sempre em dia.
Boa noite meu pai fez uma biópsia da próstata e deu adenocarcinoma 8 _4 /4 em três partes da próstata e câncer que estágio está mim ajude a entender obrigada
Olá. Para detalhar melhor precisaríamos avaliá-lo em consulta
O exame do meu avô de 84 anos deu:
Adenocarcinoma acinar usual Gleason 8(5+3), acinos hiperplasicos e prostatite crônica focal.
A cirurgia resolveria?
Ola Karolyna. Cirurgia em pacientes acima dos 80 anos precisa ser muito bem explicada, discutida… a decisão precisa ser compartilhada em consulta.
Meu pai teve o diagnóstico
base direita tecido prostático benigno com focos de atrofia
Ápice direito adenocarcinoma acinar usual 4+5=9 (sub 5)
o gleason 5 representa 10% da neoplasia presença de invasão perineural.
Quais as chances ele tem de tratamento? É um câncer agressivo, é isso?
Esse tipo de resultado não é possível detalhar por esse meio de comunicação. Minha sugestão é que agende uma consulta conosco ou com um urologista da sua confiança.
Dr. Paulo, boa tarde!
Ppde ajudar com esse resultado?
Meu pai foi encaminhado para o cirurgião urologista. Está aguardando agenda.
O resultado da biopsia base esquerda:
Os aspectos morfológicos associados ao perfil imuno-hitoquímico são compatíveis com ADENOCATCINOMA ACIAR USUAL.
% de acometimento da amostra: 5%
Comentário: a amostra apresenta artefatos pre analíticos que prejudicam a avaliação morfologica. Com isso não é possivel fornecer com precisão a graduação de gleason e da ISUP.
Importante ter a análise completa da biópsia para definir se realmente estamos diante de uma doença grave. Só com esse resultado não é possível tirar maiores conclusões.
Meu irmão tem 6/ anos de idade e teve diagnosticado.
Adenocarcinoma Acinar Usual. Gleason 336. Grupo 1 (ISUP-OMS). Acometendo parcialmente um dos fragmentos entre 189 estudados.
invasão perineural e carcinomas intraductal não identificados
Demais alterações consistentes com Hiperplasia Nodular
Deve ser operado ou tratado
Pode aguardar 6 meses para inciar tratamento
Olá Sr Pierre. Existem várias opções neste caso, desde acompanhamento a cirurgia. É preciso discutir em consulta
Meu irmão tem 68 anos de idade e teve diagnosticado
Adenocarcinoma Acinar Usual. Gleason 3-3. Grupo 1 (ISUP-OMS). Acometendo parcialmente um dos fragmentos entre 189 estudados.
invasão perineural e carcinomas intraductal não identificados
Demais alterações consistentes com Hiperplasia Nodular
Deve ser operado ou tratado
Pode aguardar 6 meses para inciar tratamento
O meu exame de biopsia apontou: AD) Pequeno foco suspeito mas não diagnóstico de neoplasia; MD) Adenonocarcinoma acinar usual Gleason 4+5 =9 com 10 % do fragmento; BD) Adenonocarcinoma acinar usual Gleason 3+3 = 6 com 10 % do fragmento; AE) Amostra prostática livre de neoplasia; ME) Adenonocarcinoma acinar usual Gleason 4+5 = 9 com 10% do fragmento; e BE) Adenonocarcinoma acinar usual Gleason 4+ 3 = 7 com um fragmento com 10 % e outro com 40 % do fragmento. Está marcado um exame de cintilografia óssea de corpo inteiro. Qual a saída ? Operação ou quimio ou radioterapia ?
Olá Sr. Antônio Carlos como vai? Temos um diagnóstico que exige muita atenção. O tratamento definitivo vai depender do estadiamento do corpo. Cintilografia e ressonância fazem parte dos exames necessários. Se conseguir agendar conosco poodemos e orientá-lo e ajudá-lo da melhor maneira.
Resultado do exame: Adenocarcinoma prostático acinar usual Gleason 9 (5 + 4), grupo 5 (ISUP/OMS 2016), comprometendo 2 de 2 fragmentos examinados (variando entre 60 % e 80 % da superfície de cada fragmento). Infiltração perineural: presente.
O mesmo se repete nos outros 8 fragmentos, só variando o percentual da superfície atingida. Temos consulta somente dia 8, por isso procuro informações. Paciente com 80 anos. Há esperanças de qualidade de vida em tempo curto/médio por algum tipo de tratamento? A cirurgia robótica seria indicada? Moramos no estado do RJ.
Olá meu pai fez biópsia da próstata o resultado foi um câncer de próstata Gleason 6 isup 1, porém ele está sentindo alguns sintomas , você pode me responder se a doença pode estar avançada?
Olá Sra Nathalia. Baseado no resultado informado, podemos estar diante de uma doença em fase inicial. Porém, é preciso realizar a avaliação completa para uma análise adequada.
Dr. o resultado da biopsia do meu pai foi a seguinte:
Fragmento com ácino e estroma sem atipias.
O que significa?
A biópsia é composta de vários fragmentos, então seria importante avaliar cada um deles.
O resultado da biópsia pode ser: positivo para câncer, negativo para câncer (sem atipias, com atrofia, prostatite) ou indeterminado (o qual será feita uma reanálise com técnicas aprofundadas para bater o martelo).
BOA NOITE DR. MEU IRMAO TEM CANCER DE PROSTATA GLEASON 6 ¨3+3 E JA FAZ 10 MESES DESSE ESULTADO ; MAIS ESTAMOS AGUARDANDO PELO SUS. A PERGUNTA É SERA QUE PODE ESPERAR TANTO TEMPO ASSIM….OBRIGADA
CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA
– ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA ACINAR USUAL GRAU 4 ISUP*
ESCORE GLOBAL DE GLEASON 7 (3+4)
– PERCENTUAL ESTIMADO DE PADRÃO 4 = 47%
– PADRÃO CRIBRIFORME: PRESENTE.
– NÚMERO DE FRAGMENTOS COMPROMETIDOS PELA NEOPLASIA: 12
DIFERENTES REGIÕES COMPROMETIDAS PELA NEOPLASIA: 12/12
– MAIOR EXTENSÃO TUMORAL = 17mm (89% DE UM FRAGMENTO DE 19mm).
– NEOPLASIA COMPROMETE APROXIMADAMENTE 59% DO MATERIAL ANALISADO.
– INVASÃO PERINEURAL PRESENTE.
– EMBOLIZAÇÃO ANGIOLINFÁTICA NÃO DETECTADA.
– NÃO FORAM OBSERVADOS CRITÉRIOS HISTOLÓGICOS PARA DIAGNÓSTICO DE EXTENSÃO
EXTRAPROSTÁTICA NAS AMOSTRAS ANALISADAS.
Olá Sr. Clau. Precisa de ajuda?
CONCLUSÃO DIAGNÓSTICA
– ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA ACINAR USUAL GRAU 4 ISUP*
ESCORE GLOBAL DE GLEASON 7 (3+4)
– PERCENTUAL ESTIMADO DE PADRÃO 4 = 47%
– PADRÃO CRIBRIFORME: PRESENTE.
– NÚMERO DE FRAGMENTOS COMPROMETIDOS PELA NEOPLASIA: 12
DIFERENTES REGIÕES COMPROMETIDAS PELA NEOPLASIA: 12/12
– MAIOR EXTENSÃO TUMORAL = 17mm (89% DE UM FRAGMENTO DE 19mm).
– NEOPLASIA COMPROMETE APROXIMADAMENTE 59% DO MATERIAL ANALISADO.
– INVASÃO PERINEURAL PRESENTE.
– EMBOLIZAÇÃO ANGIOLINFÁTICA NÃO DETECTADA.
– NÃO FORAM OBSERVADOS CRITÉRIOS HISTOLÓGICOS PARA DIAGNÓSTICO DE EXTENSÃO
EXTRAPROSTÁTICA NAS AMOSTRAS ANALISADAS.
Conclusão:
1- Próstata (Base Direita):
AUSÊNCIA DE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS
2- Próstata (Terço Médio Direito):
AUSÊNCIA DE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS
3- Próstata (Ápice Direito):
HIPERPLASIA ATÍPICA DE PEQUENOS ÁCINOS 10% DA AMOSTRA
4- Próstata (Base Esquerda):
AUSÊNCIA DE ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS SIGNIFICATIVAS
5- Próstata (Terço Médio Esquerdo):
HIPERPLASIA ATÍPICA DE PEQUENOS ÁCINOS 10% DA AMOSTRA
6- Próstata (Ápice Esquerdo):
HIPERPLASIA ATÍPICA DE PEQUENOS ÁCINOS 10% DA AMOSTRA
Observação de (3), (5) e (6): Estudo imuno-histoquímico em andamento.
resultado do exame de meu irmão. o que pode ser?
Olá Doutor, Boa Noite!
Meu esposo tem 61 anos e deu Adenocarcinoma da próstata do tipo acinar usual Gleason 3+4, 7.
Pesquisei e é câncer, ainda falta o Psa
Tem tratamento???? Porém depois que ele fez a biópsia começou a sentir frbrr de 41 graud
Olá Doutor, Boa Noite!
Meu esposo tem 61 anos e deu Adenocarcinoma da próstata do tipo acinar usual Gleason 3+4, 7.
Pesquisei e é câncer, ainda falta o Psa
Tem tratamento???? Porém depois que ele fez a biópsia começou a sentir febre de 41 grau
Olá Juliana, existe grandes chances de bons resultados no tratamento dele. Mas é preciso ver mais detalhes, esperar também o PSA
Olá gostaria que me ajudasse no resultado do exame do meu sogro, na próstata da direita deu adenocarcinoma acinar tipo usual sistema Geasom 4+5=9 ISUP grau 4
Olá, seria importante avaliar todos os exames que ele tem para discutir possibilidades de tratamento. Se precisar agendar uma consulta conosco estamos a disposição
Meu marido fez a biopsia e o resultaConclusão Diagnóstica
O PERFIL IMUNO-HISTOQUÍMICO EM CONJUNTO COM OS ACHADOS MORFOLÓGICOS É
DE ADENOCARCINOMA ACINAR DA PRÓSTATA , GLEASON 6 (3+3) – ISUP 1, NAS AMOSTRA DESIGNADA ZONA
PERIFÉRICA ESQUERDA ÁPICE MEDIAL (BLOCO M).
NA AMOSTRA ZONA PERIFÉRICA DIREITA ÁPICE MEDIAL (BLOCO F), OS ACHADOS FAVORECEM NEOPLASIA
INTRAEPITELIAL PROSTÁTICA (PIN) DE ALTO GRAU. do foi
1 – Zona periferica esquerda apex
Meu resutado da biopsia : Adenocarcinoma Acinar – Gleason 7 (3+4) Grupo 2
Porcentagem de Gleason 4 : 11 – 20% do total da neoplasia
Medida do maior foco neoplastico :6,8 mm (foco continuo)
Carcinoma intraductal : não detectado
Padrão cibriforme: não detectado
O que significa isso ? O que fazer ?
Bom dia Dr Paulo.
O resultado da biópsia do meu pai foi:
CONCLUSÃO:
Produto de ressecção transuretral (RTU) da próstata:
* Adenocarcinoma acinar usual da próstata, Gleason 3+4=7 (Percentual do Gleason 4: 20%; Ausência de
padrão cribriforme ).
Grupo prognóstco ISUP : 2.
Neoplasia presente em 16 dos 51 fragmentos examinados, perfazendo cerca de 30% da amostra
examinada.
Infltração neoplásica perineural : Não detectada.
* Hiperplasia nodular da próstata .
O que isso quer dizer?
Ola.
O resultado do Exame :
adenocarcinoma prostatico invasor, tipo acinar usual, pouco diferenciado (Gleason 4.5, grupo 5 da ISUP) em quase 100% de sua área. Ausencia de metastases vasculares, presença de invasão perineural em varios pontos
Qual a situação neste caso? Muito Grave?
Olá dr.o meu irmão foi diagnosticado cm adenocarcinoma acnar usual de gleason 3+3=6,e grave?
Olá Sra Maria. É uma doença maligna mas que costuma ter tratamento. Podemos ajudar!
O câncer do meu pai deu 3+3 em um fragmento e em outro fragmento 3+4. O PSA dele encontra-se menos que 7. Qual o tratamento mais indicado pela classe médica nessa situação?
Olá doutor, meu pai foi diagnosticado com adenocarcinoma Gleason 6, estamos aguardando a cirurgia, o estadiamento foi feito com tomografia, esse exame é preciso? Ou só a ressonância daria segurança? A tomografia foi normal, estamos aguardando a cirurgia,
Mas estou ansiosa enquanto não acontece. A maior amostra da biópsia foi 38% com infiltração perineural, outra com 18% e outra com 5%, nem nenhuma infiltração nas últimas. Demais amostrar benignas
Meu esposo tem 60 anos, faz exames regulares e esse ano teve pequena alteração no psa para 3. Fez ressonância da próstata, e agora fez a biópia. No total foram 21 amostras, sendo que em duas deu “tecido prostático infiltrado por neoplasia maligna”, adenocarcinoma acinar da próstata, Gleason 6 (3+3), grau 1, infiltrando aproximadamente 5% de um entre dois fragmentos e de 5% de dois entre 10 fragmentos.
Qual a sugestão para o tratamento? Desde já agradeço pela atenção.
Vigilância ativa é uma possibilidade
Olá Dr.
Acabo de receber laudo de biópsia: Adenocarcinoma de próstata padrão acinar Gleason 7(3+4); último PSA 7.8, mas já esteve em 9.0. Que procedimento o Sr. recomendaria? Há percentuais de cura nesta fase?
Fiz biopsia da prostata cujo resultado foi : Adenocarcinoma de próstata padrão acinar Gleason 6(3+3); Que procedimento o Sr. recomendaria? Há percentuais de cura nesta fase?
Sem dúvida. Lembrando que não basta esse detalhe para falar em chances de cura mas o nível 6 é primeiro estágio
Olá Doutor, o meu pai tem 55 anos e o seu diagnóstico foi:
Biópsia prostatica transperineal: Adenocarcinoma acinar da próstata Gleason 7 (4+3) grupo 3 à esquerda.
Invasão perineural ou linfovascular não documentada. Invasão extraprostatica não avaliavel.
H a N- Tecidos moles e tecido prostatico benigno.
Informação clínica:
TR insuspeito
PSA 22
Não tem mpRM da próstata
O que isso significa???
Olá Sra. Joana. Esse já é um diagnóstico de câncer. Precisa discutir todas as possibilidades com ele
mas existe cura??
Estamos falando com dados limitados. Para uma resposta completa você precisa de uma consulta com um urologista que entenda sobre câncer de próstata, e explique quais os exames necessários para darmos essa resposta mais completa
se tem tratamento? se ele vai ficar bem?
desculpe eu ser chata doutor, mas que tipo de possibilidades ele tem?