Dr. Paulo Maron Oncologia
  • Home
  • Quem somos
  • Especialidades
  • Dúvidas
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato
  • Atendimento(11) 98908-9519(11) 4563-3475
Escolha uma Página

Biópsia de próstata: tudo o que você precisa saber

por Dr. Paulo Maron | maio 13, 2019 | Blog | 5 Comentários

Biópsia de próstata

A biópsia de próstata é um exame que pode ser solicitado pelo urologista após a percepção de algumas alterações na avaliação inicial da próstata.

O pedido deste exame não significa que o paciente tem o diagnóstico confirmado de câncer. Pelo contrário, o procedimento de biópsia da próstata vai determinar se existe ou não um câncer, sendo a única forma de certeza.

Muitos homens ainda sentem receio em buscar os exames iniciais da próstata, e, em especial, realizar a biópsia quando indicada.

Por isso, vamos apresentar aqui como é feita a biópsia de próstata e os cuidados antes de realizá-la.

Quando e como faz biópsia de próstata?

O câncer de próstata é mais comum em homens acima dos 50 anos. Mas com cerca de 40 anos, eles já devem realizar os exames iniciais de avaliação da próstata, como o PSA e o toque retal, que avalia características e tamanho normal da próstata.Todos os exames solicitados durante a avaliação da próstata são necessários para a constatação de diagnósticos importantes. Para a indicação de biópsia, a próstata precisa estar com alterações, seja no exame clínico (incluindo o toque retal da próstata) ou PSA.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e justamente por isso o homem deve estar atento. Alguns problemas como sangue na urina, dor nos ossos, perda de apetite e perda de peso estão raramente presentes nos pacientes portadores deste diagnóstico, sendo comum em casos avançados da doença.

Por isso, chegar na casa dos 40 anos já realizando os exames específicos é muito importante  para prevenir futuros problemas ou tratá-los em fase inicial.

Indicação e importância da biópsia de próstata

Para eliminar dúvidas, a biópsia para detectar câncer de próstata é solicitada pelo urologista após percepção de nódulos no órgão durante o exame de toque retal ou aumento do nível do PSA no exame de sangue:

  • Exame de PSA: esse exame de sangue vai medir a quantidade da proteína PSA, que significa Antígeno Específico da Próstata. Se os níveis da proteína estiverem altos podem representar alterações na próstata, desde doenças benignas a um câncer.
  • Embora o exame de PSA seja específico para a próstata, ele não é específico para diagnosticar o câncer. Por isso, que a biópsia quando bem indicada é importante, pois é a única forma de detectar a doença com certeza.
  • Exame de toque retal: com luva e lubrificação, o médico introduz o dedo no canal retal do paciente para avaliar textura, tamanho e forma da próstata. Ao palpar a lateral e parte posterior do órgão, é possível perceber alterações que poderão significar um tumor.

Esses cuidados são fundamentais especialmente porque o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2018, foram descobertos 68.220 novos casos da doença. Esse dado é reforçado pelo Prostate Cancer Foundation (Fundação do Câncer de Próstata), situado na Califórnia (Estados unidos),  que revela que um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata em algum momento.

O que é biópsia da próstata? Qual a preparação para o exame?

Biópsia é um procedimento médico que consiste na retirada do tecido de algum órgão para avaliação no microscópio. É a forma mais precisa de fazer o diagnóstico de doenças como o câncer.

Antes de realizar a biópsia, algumas medidas precisam ser realizadas:

  • Cultura de urina, para diagnosticar uma possível presença de bactéria na urina. Caso positiva, o homem deverá tratá-la por um período de dias antes de realizar o exame.
  • Antibiótico profilático, ou seja, usar uma baixa dose de antibiótico (normalmente 1 dose) é necessário para a realização do procedimento, mesmo nos pacientes com cultura de urina sem bactérias.
  • Medicações que aumentem o risco de sangramento, como aspirina, clopidogrel e outros. De preferência suspender estas medicações, porém é necessário uma avaliação criteriosa individualizada em conjunto com o médico cardiologista. Certos fitoterápicos também devem ser pausados, como ginko biloba.
  • Jejum de 8 horas também é indicado.

Como é feito biópsia de próstata?

A biópsia de próstata com anestesia local pode ser realizada em clínicas ou em hospital, e é considerado um procedimento invasivo porém simples.

A biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal (pelo reto do paciente) é a forma mais usual de realizar o exame.  

Para o exame, o paciente receberá uma sedação leve.

Posição: o paciente deita-se de lado, com joelhos retraídos.

Em seguida, o médico vai introduzir um fino aparelho ultrassom no reto do paciente – ultrassom transretal. Realiza então anestesia local com uma agulha nas regiões da próstata.

Ultrassonografia para guiar a biópsia

A diferença da ultrassonografia transretal de próstata com biópsia é que o aparelho vai portar uma agulha de biópsia para retirar o tecido do órgão, que será alvo de análises mais aprofundadas em laboratório.

Com a visão do ultrassom, o médico vai conseguir chegar ao local suspeito para coletar o material. Além disso, o profissional também consegue retirar outras amostras de tecido do órgão para aumentar as probabilidades de acerto do diagnóstico. Essa quantidade varia de 12 a 24 fragmentos.

Muitas vezes, a doença pode se esconder em tecidos que ainda não foram retirados para análise. Por isso, embora a biópsia detecte o câncer de próstata, o exame poderá ser repetido caso o resultado seja negativo e ainda permaneça a suspeita.

Outras formas de realizar o exame

Embora sejam formas mais raras, a biópsia de próstata também pode ser feita por via transuretral (pela uretra) ou pela via transperineal (no períneo – região entre o saco escrotal e o ânus).

Quanto tempo demora uma biópsia?

O procedimento costuma ser rápido, cerca de 10 minutos pode ser suficiente para a realização do exame.

Pelo fato de o paciente estar anestesiado, o procedimento é praticamente indolor. Ainda assim, alguns homens podem sentir algum desconforto e queimação no local.

Há complicações na biópsia de próstata?

A biópsia é um exame simples, mas por ser invasivo alguns efeitos posteriores podem acontecer:

    • Sangramento após biópsia de próstata: esse é um evento relativamente comum. Sangue na urina, no esperma ou até pelo ânus pode ser esperado até 30 dias após a realização do exame.
    • Por isso, pessoas que tomam remédios anticoagulantes devem informar os seus médicos para realizar o procedimento. Se o sangue for em grande quantidade é preciso buscar avaliação médica.
  •  
    • Dificuldade para urinar: alguns homens poderão sentir certa dificuldade de urinar após a biópsia. Em casos raros, uma sonda é inserida para ajudar a micção.
  •  
    • Febre e dor intensa: também devem ser comunicados ao médico e de preferência procurar o hospital ou clínica que realizou o exame. Pode ser um sinal de infecção.
  •  
    • Infecção urinária: após o exame, alguns pacientes podem desenvolver o problema. Deve-se procurar o pronto socorro do hospital mais próximo.
  •  
    • Retenção urinária: não conseguir urinar, mesmo com muita vontade. Procure o pronto socorro.

Biópsia da próstata: quantos dias de repouso e outros cuidados

Muitas vezes, o paciente pode ir embora do consultório tão logo seja realizada a biópsia. Mas depois do exame, é necessário observar alguns cuidados por alguns dias:

  • Evite dirigir logo após o exame, porque a sedação, ainda que leve, poderá afetar reflexos;
  • Evitar pegar pesos pelos próximos 3 dias;
  • Evitar subida de escadas de forma frequente por 24 a 48h;
  • Dê um tempo à academia – 3 a 5 dias;
  • Evite atividade sexual – 7 a 10 dias;
  • Tomar antibióticos pelo tempo indicado pelo médico.

Resultado do exame

É evidente que ao fazer a biópsia de próstata, resultado negativo é o que todo médico e paciente esperam.

Mas o exame terá função importantíssima de descartar notícias desagradáveis ou começar um tratamento que tem grandes chances de sucesso quando diagnosticado na fase inicial.

Se a biópsia indicar o câncer, o urologista avaliará o comportamento da doença bem como a probabilidade de disseminação e determinará o melhor tratamento para cada caso. Preparei um post específico sobre o diagnóstico mais temido dos pacientes, o adenocarcinoma de próstata, que você pode ler clicando aqui.

 


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

5 Comentários

  1. Cláudio Rogério Neves Megda
    Cláudio Rogério Neves Megda no 27 27America/Sao_Paulo abril 27America/Sao_Paulo 2020 a partir do 10:19

    Obrigado pelo conteúdo enviado. 🙏👏

    Responder
    • Eneas
      Eneas no 19 19America/Sao_Paulo agosto 19America/Sao_Paulo 2021 a partir do 08:54

      Fiz a Biopcia de Próstata, mas, após 5 dias tive bastante sagramento pelo ânus quando vou evacuar, semelhante a uma diareia. Isso é normal.

      Responder
      • Dr. Paulo Maron
        Dr. Paulo Maron no 19 19America/Sao_Paulo agosto 19America/Sao_Paulo 2021 a partir do 08:56

        Olá Sr. Sim, é possível ter repercussões da biópsia mesmo após 2 a 3 semanas.

        Responder
  2. Alexandre
    Alexandre no 24 24America/Sao_Paulo agosto 24America/Sao_Paulo 2021 a partir do 11:34

    Olá

    É normal sair sangue na urina até quantos dias após a biopsia?

    Responder
    • Dr. Paulo Maron
      Dr. Paulo Maron no 24 24America/Sao_Paulo agosto 24America/Sao_Paulo 2021 a partir do 13:24

      Olá Sr. Alexandre. Já vimos permanecer por até 4 semanas.

      Responder

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste da Próstata

Ebook: Cirurgia Robótica

Cancer próstata e a cirurgia robotica entenda as vantagens

Ebook: Câncer de Próstata

Outubro Rosa e Novembro Azul

Dicas para Mulheres

Posts Recentes

  • Fimose: tudo o que você precisa saberFimose: tudo que você precisa saber!
  • 7 motivos para procurar um urologista com urgência7 motivos para procurar um urologista com urgência!
  • 8 motivos para procurar um urologista com urgência!Hidronefrose: quais os riscos para o organismo?
  • Prostatectomia entenda quando é necessáriaProstatectomia: entenda quando é necessária
  • Torção testicular oferece risco aos homens?

Rua Borges Lagoa, 1070 - 11º andar - Sala 115

Dr Paulo Maron
  • Facebook
  • instagram
  • Youtube
  • Linkedin

Dr. Paulo Maron - CRM 133073 Urologia. Copyright 2019

drpaulomaron@clinicaprimazie.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
desenvolvido por GrupoS2
× Marcar uma consulta!
 

Carregando comentários...
 

    Agende online Agende Via WhatsApp

    Agende sua consulta Online ou via WhatsApp Agora.