Após um diagnóstico de Angiomiolipoma renal, o paciente corre para agendar consulta com um urologista, pois trata-se de um tumor! O que isso pode causar de danos à sua saúde? Como deve ser tratado?
Para que você entenda um pouco mais, vamos desenvolver o tema desmistificando os principais pontos desta condição e responder a pergunta mais realizada pelos pacientes: angiomiolipoma tem cura?
O que é angiomiolipoma?
Angiomiolipoma é um tipo de tumor renal benigno e também raro.
Embora seja encontrado principalmente nos rins, também pode surgir nos ovários, trompas, fígado e no cordão espermático. Apesar de não conhecermos os motivos que causam este tipo de nódulo, sabemos que existe uma maior incidência na faixa dos 40 anos, e que acometem mais mulheres do que homens. Podemos ter angiomiolipoma no rim direito ou no rim esquerdo, e eventualmente em ambos os lados!
Em casos de portadores de uma síndrome rara chamada Esclerose Tuberosa, o nódulo no rim angiomiolipoma ocorre em 80% dos pacientes.
Essa doença genética afeta cérebro, coração, olhos, pele e pulmões. Além disso, pode causar diversos tumores no paciente, desde lesões dermatológicas a outros tipo, como o próprio câncer renal.
O angiomiolipoma renal da esclerose tuberosa não é diferente daqueles que aparecem de forma isolada, não ligados às síndromes.
A maioria das vezes esses tumores não causam sintomas. Quando ocorrem, estão relacionados ao seu tamanho. Dor na lateral do abdômen pode ter relação com cistos ou angiomiolipomas grandes.
Além disso, existem relatos de ruptura de tumores (especialmente maiores que 4 cm), uma condição grave que pode provocar um sangramento maciço para dentro do corpo com risco de morte.
Angiomiolipoma renal: diagnóstico
Geralmente o diagnóstico é feito de forma incidental. O paciente realiza algum exame de imagem para outra finalidade e descobre por acaso uma alteração no rim. Especialmente tomografia computadorizada e ressonância são capazes de dar certeza no diagnóstico.
Angiomiolipoma no rim: tratamento
É preciso uma análise do médico para verificar o tamanho e características da lesão para indicar o melhor tratamento. Se o angiomiolipoma renal causa dor, é muito importante buscar tratamentos.
Quando os tumores são menores, o acompanhamento é prudente e não exige nenhuma medida cirúrgica. Para casos especiais, existe indicação de medicamentos imunosupressores que poderão ajudar na diminuição do angiomiolipoma.
Muitos desses tumores benignos, como o angiomiolipoma no rim, podem ser removidos, especialmente se forem nódulos maiores.
O angiomiolipoma nos rins pode ser operado por métodos minimamente invasivos, como a laparoscopia e cirurgia robótica.
Um conselho médico é que os pacientes sempre fiquem atentos às condições de seus rins, que são órgãos de vital importância , que além de filtrar o sangue, também ajudam no controle da pressão arterial e auxiliam no equilíbrio do corpo como um todo.
Por predisposição genética ou até falta de atenção, muitas vezes os rins podem desenvolver alterações irreversíveis. Uma das principais orientações médicas é a hidratação do paciente. Todas as pessoas devem beber água diariamente, de forma contínua ao longo do dia. Essa iniciativa, além de evitar a formação de cálculo renal, ajuda na limpeza das impurezas do corpo!
Oi Bom dia, meu nome é Franciele e tenho uma filha de 6 anos Isabela, faz 6 meses que estou a procura de ajuda o SUS não está me conseguindo mandar para o Hospital das clínicas da USP, minha filha tem litíase bilateral e angiomiolipoma renal com quadro de hemetúria e dores lombar frequentes além, já passei por 4 médicos todos me dispensam falando que o tumor é raro em crianças estou desesperada e procuro ajuda por favor me informa se o DR PAULO MARON atende crianças?
Olá Franciele. Tratamos crianças a partir dos 12 anos apenas. Existem urologistas pediátricos de excelente qualidade na cidade de SP, você encontrará a pessoa certa para o tratamento ideal para sua filha.
Tenho um angiomiolipoma no rim direito, está medindo no momento 6cmx4,2..gostaria de saber se o angiomiolipoma que é um tumor benigno , pode virar um tumor maligno.
Vou fazer ressonância , o médico q me atendeu disse q ele pode ter virado um tumor maligno.
Antes eu consultada com outro médico e eles falaram q era só pra fazer acompanhamento devido ao tamanho..Pra ver se estava aumentando o tamanho.
Existe a possibilidade de um angiomiolipoma virar um tumor maligno?
Olá Luciana, como vai?
A maior preocupação do Angiomiolipoma grande é a possibilidade de ruptura. Pelo fato dele ser um tumor com uma rica quantidade de vasos sanguíneos, quanto maior, maior é a chance desses vasos serem mais grossos e um eventual rompimento pode ser um grave problema. Quanto a se tornar maligno, não é uma característica desses tumores.
Fui diagnosticado (em caráter preliminar) com *angiomiolipoma e já marquei exames pra confirmação, sinto uma dor tênue e continua na lateral direita do abdômen, e não sei o que fazer, fico com receio de complicações pós operatório, no caso de remoção posso desenvolver alguma debilidade renal?
Olá, Sr. Ricardo. Aguarde os exames para ter detalhes do caso. Aí sim ficará mais tranquilo para discutir esses detalhes
Boa noite Dr. descobri hoje em um ultrassom um nódulo no rim direito, e o no laudo veio escrito compatível com angiomiolipoma. Descobri pq essa madrugada tive sangramento com a urina, sensação de querer urinar toda hora e muita dor, repentina. Meu exame de urina deu muito alterado, com muito sangue e leucócitos.Já marquei com um especialista e minha dúvida é se mesmo se for um tumor benigno (estou torcendo para isso) e do tamanho de uma ervilha ele pode sangrar ou causar sangramento?
Muito obrigada.
Olá Sra. Paula. O angiomiolipoma de um tamanho tão pequeno não costuma gerar sintomas nem maiores problemas. É importante pensar em outras causas mais comuns de sangramento na urina, como infecção e cálculos.
Dr descobri agora em ultra-som este angilopilomama nao tenho dor nada e Resende estou preocupada Vou no urologista vou fazer todos exames necessário. MAS AGENTE FICA CIM.MUITO MEDO DE SER MALIGUINO MAS PELO QUE LI E QUASE TODOS BENIGUINOS 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Excelente notícia. Continue acompanhando com um urologista de confiança!
Olá Dr. Paulo, o paciente que foi submetido a uma nefrectomia parcial devido a uma angiomiolipoma é considerado uma doente renal? Quais os cuidados que deve ter este paciente para o resto da vida? Obrigada pela atenção
Ola Sra Bárbara. Normalmente não é considerada um paciente com problemas renais, a não ser que tenha retirado > 80% do rim. Mesmo assim, se o outro rim funciona bem normalmente o paciente não terá problemas
Meu esposo descobriu um nódulo renal há 2 meses (foi um achado por acaso, nunca teve qqer sintoma). No laudo da ressonância diz: ” apresentando realce heterogêneo ao meio de contraste, áreas periféricas de restrição à difusão e queda de sinal nas seqüências fora de fase, sugerindo presença de gordura microscópica”.
Gostaria de saber se essa “sugestão de presença de gordura microscópica” não dá a chance de ser um angiomiolipoma?
Olá. Dificilmente se trata de um Angiomiolipoma. Em todo caso, a indicação de retirada do nódulo é imperativa.
Dr há dois anos recebi o diagnóstico de angiomiolipoma no rim direito que media 10mm recentemente fim uma nova tomografia e ele está medindo 14mm. Esse crescimento de 40% do tamanho em 2 anos é considerado normal?
Olá Patrícia. Sim, não se preocupe, ele não te dará problemas.