Quando o homem tem um câncer de próstata avançado, ele vai apresentar queixas que vão exigir tratamento médico o quanto antes. Por isso, é importante que pacientes saibam quais os sintomas de câncer de próstata avançado para buscar ajuda de um especialista.
Tal tumor é o mais comum entre os indivíduos do sexo masculino, depois do câncer de pele não melanoma. No Brasil, estima-se que 72 mil novos casos sejam diagnosticados a cada ano, entre 2023/2025, segundo a pesquisa do Incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Quando estamos diante de fases mais avançadas da doença, apesar de não termos possibilidade de cura, existem diversas abordagens que podem ser utilizadas para tratar o problema. O objetivo primordial é melhorar a qualidade de vida do paciente. Para um câncer em estágio avançado, a castração hormonal química ou cirúrgica são as principais formas de tratamento.
Sendo assim, neste conteúdo, vamos apresentar as características e efeitos dessa abordagem, além de exemplificar quando o câncer de próstata é considerado avançado. Acompanhe o post!
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata refere-se ao tumor que se desenvolve na glândula, uma parte do sistema reprodutor masculino. A próstata está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto e ânus. Ela produz parte do líquido seminal que nutre e transporta os espermatozoides durante a ejaculação.
Em relação ao tamanho normal da próstata, é possível afirmar que a glândula possui em média 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 centímetros cúbicos ou 15 a 20 gramas.
Deste modo, a doença ocorre quando as células da próstata começam a crescer de maneira descontrolada. Se não for diagnosticada e tratada imediatamente e de forma adequada, o câncer pode se espalhar para outras partes do corpo, tornando-se mais difícil de ser tratado.
Como saber se o câncer de próstata está avançado?
O câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade entre homens no Brasil e no mundo. Segundo dados do Inca, só em 2018, cerca de 68 mil indivíduos foram detectados com a doença. Todo ano, uma média de 15 mil pacientes morrem em decorrência desse tumor.
Normalmente, em estágios iniciais, a doença não costuma apresentar sinais, ou seja, o paciente que descobre a patologia em exames de rotina. No estágio precoce, a doença tem altas taxas de cura. Porém, numa pequena parte dos homens atingidos, o diagnóstico é feito de forma tardia e isso implica em uma doença agressiva e letal.
Por outro lado, quando há metástases para outros órgãos, as dores ósseas na região das costas, lombar, bacia e joelhos, anemia e fraqueza estão entre os principais sintomas do câncer de próstata avançado. Nesse estágio da doença, o exame de toque evidencia uma próstata muito dura e o PSA costuma estar bastante elevado.
Os sintomas de câncer de próstata avançado podem ser muito intensos, resultantes de ação local (invasão da bexiga, reto e ossos da bacia gerando dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco, sangue na urina e dor pélvica).
Quais os sintomas do câncer de próstata em estado avançado?
Como foi dito anteriormente, essa doença não costuma causar sinais e sintomas na fase inicial. A grande maioria dos tumores malignos de próstata cresce muito lentamente, podendo demorar quinze anos para chegar a 1 centímetro.
No entanto, quando estamos diante de um quadro agressivo, o paciente pode começar a apresentar alterações, e por isso, é muito importante tentar entender quais são os sintomas do câncer de próstata avançado.
Neste caso, os principais sinais da doença em estágio avançado são:
- Obstrução urinária: dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou interrompido, sensação de que a bexiga não esvaziou completamente, necessidade de urinar com frequência, inclusive à noite;
- Insuficiência renal: dor lombar, náuseas, vômitos, cansaço, fraqueza;
- Sangue na urina: hematúria, que pode ser visível ou microscópica;
- Dores nos ossos: dor na coluna, nos quadris, nas coxas, nos joelhos, nos ombros;
- Perda de apetite: redução da ingestão de alimentos;
- Perda de peso: redução da massa corporal.
É importante lembrar que esses sintomas também podem ser causados por outras condições, como aumento benigno da próstata ou infecção urinária, que não representam malignidade. Por isso, é imprescindível consultar um médico para investigar de maneira detalhada e distinguir esses quadros.
Além disso, é válido ressaltar que os pacientes podem ter o câncer de próstata e a HPB ao mesmo tempo. Isto é, a próstata aumentada não é o fator causador da neoplasia.
Leia mais em:
Próstata e sua relação com o câncer
Câncer de próstata avançado: tempo de vida estimado para o paciente
Para um câncer de próstata avançado, o tempo de vida é muito variável. Porém, para uma boa parte dos pacientes, os tratamentos modernos retardam a progressão da doença. Nesse estágio, o principal objetivo é trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo. A intenção curativa, por meio da prostatectomia radical ou radioterapia na próstata, não tem efeito.
Quais são os tratamentos para câncer de próstata avançado?
Antes de tudo, é fundamental salientar que o melhor tratamento para câncer de próstata avançado deve ser sempre escolhido pelo médico responsável pelo caso. Portanto, a seguir conheça as opções utilizadas no tratamento da doença em fases mais agressivas:
Terapia hormonal
O bloqueio androgênico é uma das possibilidades terapêuticas para um câncer de próstata em estágio avançado.
Conhecida como Terapia Hormonal Primária ou Terapia de Supressão de Andrógenos, esse tipo de tratamento prevê o impedimento da produção de testosterona, que é o principal agente estimulante da fase inicial para o estágio do câncer avançado de próstata. Para isso, pode ser realizada castração química ou cirúrgica.
A terapia hormonal química é feita com medicamentos que impedem o corpo de produzir testosterona. Já, a castração cirúrgica consiste na retirada dos tecidos testiculares produtores de testosterona.
Cirurgia – orquiectomia subcapsular bilateral
O tratamento cirúrgico visa extirpar o hormônio masculino do corpo. Como os testículos são os principais produtores, a retirada dos seus tecidos implicará na redução da testosterona no organismo, chegando a valores próximos a zero.
O procedimento, que é considerado de pequeno porte, é feito através de um corte no saco escrotal onde são acessados os testículos, e então realizado a remoção dos túbulos seminíferos, região produtora do hormônio.
O bloqueio hormonal tanto químico quanto cirúrgico tem excelente efeito sobre o avanço das células cancerígenas, mas pode promover alguns efeitos colaterais no organismo do homem, como ondas de calor, mudanças de peso, desânimo, disfunção erétil e perda da densidade óssea.
Câncer de próstata avançado tem cura?
Nos casos em que o diagnóstico de câncer de próstata é tardio, ou seja, a doença já se espalhou para outras regiões em forma de metástases, a taxa de sobrevida em cinco anos é de apenas 30%.
Câncer de próstata avançado com metástases
Quando o câncer começa a se disseminar para outros órgãos, é provável que o primeiro ponto a ser atingido sejam os ossos.
O câncer de próstata avançado com metástase óssea provoca muitas dores e até fraturas. Portanto, prevenir ou retardar a disseminação da doença para os ossos precisa ser um dos objetivos do tratamento.
Após a utilização do bloqueio hormonal primário, a doença costuma abrandar-se. Porém, passados alguns meses ou anos, ela desenvolve mecanismos de autoalimentação e, desta forma, burla nosso sistema de defesa. O resultado é uma nova elevação do PSA e aparecimento de mais metástases. A doença voltou a agir.
Neste momento, dispomos de algumas opções para retomar o controle:
Quimioterapia
A quimioterapia pode ser uma opção de tratamento nos pacientes com metástases, especialmente que já possuem uma doença resistente ao bloqueio dos hormônios. Embora muitos pacientes temam os efeitos colaterais da quimioterapia, em muitos casos, o tratamento pode melhorar a qualidade de vida, com a diminuição da dor já provocada pela doença.
Radioterapia direcionada à lesão de metástase
Tem excelente efeito em casos específicos, melhorando a dor e reduzindo as chances de fraturas.
Pesquisas para câncer de próstata avançado: tratamento são inovadores
Além da quimioterapia, nos últimos anos surgiram novas medicações bloqueadoras de outras vias hormonais, capazes de reduzir o desenvolvimento do câncer avançado e até aumentar a sobrevida dos pacientes.
Além dos novos antiandrógenos, atualmente, dispomos de medicamentos nucleares como o Radium-223, excelente para pacientes com metástases ósseas e também os inibidores de PARP, como o Olaparibe.
O estudo PROpel (com Olaparibe) foi pioneiro ao demonstrar mais de 2 anos de sobrevida livre de progressão radiográfica no contexto do câncer de próstata metastático resistente à castração.
Nos últimos ensaios clínicos, os resultados mostraram que o uso dessas medicações no tratamento do câncer de próstata avançado, a sobrevida aumentou e também retardou a metástase.
Terapia alvo com Lutécio-PSMA
Tratamento promissor que liga partículas radioativas em áreas com metástases. Muitos estudos estão sendo produzidos que estão apresentando resultados animadores para pacientes com doença disseminada.
É fato que não é possível afirmar que o câncer de próstata avançado tem cura, porém, muitos esforços estão sendo feitos para torná-la uma doença com menor potencial de letalidade.
Leia mais em:
O que acontece se o homem retira a próstata
Conclusão
O câncer de próstata avançado apresenta desafios significativos para profissionais e pacientes.
Embora a cura possa ser elusiva em estágios avançados, intervenções terapêuticas, como terapia hormonal, radioterapia e quimioterapia podem proporcionar benefícios significativos, controlando a progressão do câncer e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.
Além dos tratamentos específicos, os cuidados paliativos são primordiais no suporte ao paciente, proporcionando alívio de sintomas, gerenciamento da dor e apoio integral.
Por fim, o comprometimento com hábitos de vida saudáveis e o acesso a cuidados médicos regulares são elementos fundamentais na abordagem global da prevenção e controle do câncer de próstata.
Então, para entender melhor sobre o câncer de próstata avançado, quais sintomas, tratamentos e efeitos sobre a doença, peça todos os esclarecimentos possíveis para o seu médico, para ficar mais seguro sobre o caminho que deverá percorrer nesse processo.
Consulte com o Dr. Paulo Maron sobre aumento da próstata
O Dr Paulo Maron é urologista, especialista nos tratamentos relacionados às condições da próstata. Sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao paciente e não apenas nos órgãos que adoecem.
Por isso, o Dr Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.
Se está com problemas na próstata, procure o Dr Paulo Maron, ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.
Meu pai toma tansulosina ou finasterida posso oferecer a ele o ensaluramida. E pergunto para oferecer para ele o ensalutamida tenho que para o tansulosina. Por favor doutor me responda
E-mail sbmotoboys@gmail.com
Desde já agradeço
Muito obrigada
Meu pai do faz uma exame e deu um psa 239.27 o que isso siguinifica
Meu pai tem câncer avançado com metástase óssea, mas devido o PSA continuar alto pós radioterapia foi indicado sessões de Quimioterapia branca/vermelha. O fato é que ele está debilitado e não está aguentando as sessões de Quimio, tememos que o próprio tratamento piore o quadro dele e não venha a suportar. Existe mais algum outro tratamento paleativo, fora a Quimio que ele possa recorrer??? Obrigada
Meu exame de psa passou de 13
Isso indica sinal da doença ja avançada?
Fez biópsia 12 segmentos dos quis 2 segmentos Gleason 6 e 2 Gleason 7( um 3 +4 e outro 4+3), meu psa atual de 8,5 e conforme última RM desta semana deu idêntica à RM de outubro passado.
Laudo hipossinal t2 não circunscrito, extensão extraprostatica , em íntimo contato contato com feixe neurovascular direito.
Pi-RADS 5.
É possível fazer procedimento HIFU?, se sim distaria saber valor total aproximado inclusive com hospital.
No aguardo de resposta
Não seria a melhor opção de tratamento, sendo considerado de exceção nesse caso
Meu marido tem câncer de próstata T4 , ele fez radioterapia porém agora repetiu o PSA e continua altíssimo tá 499, qual seria o próximo tratamento, ele já está fazendo hormonioterapia com as injeções
Se um homem. Com câncer na próstata estiver com.metastase o medicamento para ereção deve ser cortado?
Não há necessidade
Os Médicos me informaram que o câncer de próstata que adquiri está em estágio inicial. No entanto o hospital está me submetendo a um tratamento com leuprorrelina 2.5, que é indicada para um estágio avançado da doença! Aí fiquei sem saber qual o diagnóstico correto. A medicação me foi ministrada em 30/12/2022. Os sintomas até agora foram sem presença de dor. Agora, 05/03, estou sentindo suadores quentes, que passam em alguns minutos e comecei a sentir uma sensação dolorida, de vez em quando, no baixo ventre.
Meu pai faz exame de psa cada 6 meses e sempre dá normal, agora descobre um câncer de próstata com metástase ósseas é inacreditável, como pode acontecer isso?
E verdade que qdo está na seção 30 de rádio terapia . A pessoa toma uma injeção de hormônio?