Quando um paciente recebe o diagnóstico de câncer de próstata, uma das formas de tratamento é a cirurgia de remoção da glândula. Por sinal, a próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e sua retirada pode implicar numa série de alterações.
Neste texto, vamos saber o que ocorre depois que o homem faz a cirurgia de próstata?
Cirurgia de retirada da próstata: o que é e como acontece?
A prostatectomia radical (cirurgia de próstata) é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.
A estimativa apresentada pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) para o triênio 2023-2024-2025 revela que, no Brasil, em 2023, mais de 71 mil homens serão atingidos pela doença.
De modo geral, a presença de um tumor de próstata não apresenta sintomas em estágios iniciais. Por isso, é importante realizar o acompanhamento periódico com um urologista, especialmente após os 40 anos.
A partir desta idade, os homens podem experimentar alterações do crescimento da glândula, que muitas vezes são confundidos como sintomas do câncer de próstata, a saber:
- Dificuldades para iniciar o jato de urina;
- Micção prolongada;
- Frequência maior da micção noturna;
- Sensação de não ter esvaziado a bexiga totalmente;
- Incapacidade de urinar;
- Infecções urinárias.
A suspeita de um câncer é levantada no acompanhamento urológico quando o paciente apresenta alterações nos níveis do exame de PSA ou toque retal. O diagnóstico é então confirmado com a biópsia da próstata. A partir daí, a cirurgia de próstata é uma excelente opção terapêutica para a maioria dos pacientes com diagnóstico inicial da doença.
Leia mais em: Tamanho normal da próstata
Prostatectomia
A retirada da próstata é feita por meio de uma cirurgia denominada prostatectomia radical. São 2 as principais vias de acesso cirúrgico: a forma aberta (convencional) ou através de pequenas incisões e minimamente invasivas – prostatectomia laparoscópica ou a cirurgia robótica de próstata.
Na cirurgia, o médico vai retirar a glândula, os tecidos que a circundam e também as vesículas seminais, que são bolsas reservatórios do sêmen.
Após retirada da próstata, o primeiro resultado que o urologista espera é a eliminação do câncer e consequentemente as chances de propagação do tumor para outras partes do organismo.
O antígeno prostático específico (PSA) é a principal forma de monitoramento pós- operatório. Como o PSA é produzido exclusivamente pela próstata, o resultado esperado é um valor muito baixo, próximo de zero. Mas, quando durante o acompanhamento, um exame mostra um PSA alto após retirada da próstata, a principal suspeita é a recidiva ou recorrência da doença.
Como é feita a cirurgia de próstata?
A cirurgia de próstata é um procedimento realizado para tratar problemas nesse órgão, seja por um tumor ou pela hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) que pode causar problemas na micção, como dificuldade para urinar, gotejamento e infecções. No caso do câncer de próstata, a glândula pode ser completamente retirada;
Como é realizada e escolhida o tipo de cirurgia de próstata vai depender de cada paciente, do nível de agravamento da doença e das condições gerais de saúde do paciente.
Abaixo, algumas opções de cirurgia de próstata.
Saiba mais sobre a prostatectomia radical
A retirada da próstata é feita por meio de uma cirurgia denominada prostatectomia radical. São 2 as principais vias de acesso cirúrgico: a forma aberta (convencional) ou através de pequenas incisões e minimamente invasivas – prostatectomia laparoscópica ou a cirurgia robótica de próstata.
Na cirurgia, o médico vai retirar a glândula, os tecidos que a circundam e também as vesículas seminais, que são bolsas reservatórias do sêmen.
Após retirada da próstata, o primeiro resultado que o urologista espera é a eliminação do câncer e, consequentemente, as chances de propagação do tumor para outras partes do organismo.
O antígeno prostático específico (PSA) é a principal forma de monitoramento pós- operatório. Como o PSA é produzido exclusivamente pela próstata, o resultado esperado é um valor muito baixo, próximo de zero. Mas, quando durante o acompanhamento, um exame mostra um PSA alto após retirada da próstata, a principal suspeita é a recidiva ou recorrência da doença.
A cirurgia de próstata é perigosa?
A cirurgia de próstata é um procedimento complexo, e envolve riscos inerentes a todo procedimento cirúrgico, como infecções, sangramento, coágulos sanguíneos, dor, incontinência urinária, disfunção erétil e lesão dos nervos próximos. No entanto, a taxa de mortalidade da cirurgia de próstata é baixa, cerca de 0,1%.
Os riscos de complicações graves, como incontinência urinária e disfunção erétil, são mais elevados em pacientes com idade avançada, obesidade, doenças crônicas e histórico de cirurgias pélvicas ou abdominais.
Leia mais em: Próstata aumentada e sua relação com o câncer
Cirurgia robótica da próstata? Como funciona?
Conhecida como cirurgia prostatectomia radical robótica ou cirurgia robótica de próstata é um procedimento que remove a próstata e as vesículas seminais para tratar o câncer de próstata.
É realizada por meio de uma técnica laparoscópica (por vídeo), na qual o cirurgião utiliza um sistema de braços robóticos de ampla destreza, controlados por meio de um console instalado na sala de cirurgia.
Vantagens da prostatectomia robótica:
- Visão tridimensional e ampliada do campo operatório, com magnificação de imagem de 15 vezes;
- Amplificação dos movimentos da mão humana, facilitando a reconstrução da anatomia;
- Menor risco de sequelas, como incontinência urinária e impotência sexual;
- Menor risco de infecção e necessidade de transfusão de sangue.
Como fica a vida sexual após a retirada da próstata?
Uma dúvida comum aos homens que recebem a indicação da cirurgia é se a retirada da próstata deixa o homem impotente.
No que diz respeito ao procedimento cirúrgico, é importante saber que a região onde fica a próstata é rodeada por nervos e vasos sanguíneos, estruturas cruciais para o funcionamento normal da região pélvica, que inclui as funções sexuais e do aparelho urinário. Portanto, nos efeitos da retirada da próstata podem estar a possibilidade de disfunção erétil (DSE) e incontinência urinária.
Os principais fatores determinantes para o desenvolvimento da impotência estão ligados a características pré-operatórias inerentes ao próprio paciente, à doença em si e ao procedimento cirúrgico.
Quanto maior a idade do paciente operado maior a chance de DSE, assim como quanto mais agressiva a doença menor será a probabilidade de preservação das estruturas diretamente relacionadas a ereção. Quando não é possível manter os principais nervos da região, a retirada da próstata causa impotência pelo próprio ato cirúrgico.
Alta complexidade
A prostatectomia radical é sempre de alta complexidade, pois, de acordo com o volume de doença, muitos feixes nervosos e importantes estruturas musculares que envolvem a glândula serão extraídos, o que vai afetar funções do aparelho sexual e do sistema urinário.
Após a cirurgia, o paciente necessitará usar sonda no canal urinário por um pequeno período de 5 a 7 dias.
Tão logo seja retirada, escapes urinários em quantidades variáveis poderão existir. É preciso adotar medidas para minimizar a incontinência urinária, que pode ser mínima ou de grande volume, de resolução rápida ou prolongada.
Exercícios do assoalho pélvico ajudam na retomada do controle miccional. É importante lembrar que o uso de fraldas ou absorventes serão necessários temporariamente.
Boa parte dos homens, após cirurgia de próstata, voltam às atividades normais em um curto período de tempo. É possível retornar ao trabalho com 2 a 3 semanas de pós-operatório, a depender do tipo de procedimento realizado.
Nas cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia e robótica), a recuperação é mais rápida, enquanto que em casos de prostatectomias abertas, esse período de convalescença pode durar até 12 semanas. No entanto, é cada vez menos comum utilizar a abordagem cirúrgica aberta.
A retirada da próstata deixa o homem impotente?
Em muitos casos, a disfunção erétil após cirurgia é temporária, podendo levar até 2 anos para a recuperação completa.
Importante é ter paciência e adotar medidas necessárias para a volta da sua potência sexual.
O uso de medicações vasodilatadoras contribui para um retorno mais precoce da função sexual, bem como injeções próprias para este fim.
Outros mecanismos, como dispositivos de vácuo ou implantes de próteses penianas, apresentam elevada satisfação em casos mais graves de disfunção erétil.
Além disso, na retirada da próstata, o câncer é extirpado e com ele boa parte da estrutura necessária para a emissão do sêmen. Por isso, a ausência de ejaculação e infertilidade são comuns nos homens operados.
Quando os homens são mais jovens, as estruturas vitais para o funcionamento normal do assoalho pélvico são mais resistentes, portanto, a possibilidade do retorno natural da ereção é mais efetiva.
No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento da prostatectomia robótica, que é um procedimento seguro e eficaz para o tratamento do câncer de próstata, as chances de preservação da potência sexual e incontinência urinária aumentaram.
Essa técnica oferece vantagens significativas em relação à prostatectomia aberta, incluindo menor risco de impotência sexual, incontinência urinária, menor risco de infecção e transfusão de sangue, resultando em uma recuperação mais rápida.
Leia mais em: O que acontece se o homem retira a próstata
Dr. Paulo Maron – Especialista em cirurgia de próstata por robótica
O Dr Paulo Maron é urologista, especialista nos tratamentos relacionados às condições da próstata e cirurgia robótica da próstata.
Possui mais de 500 pacientes operados pela cirurgia robótica, uma prática que realiza há mais de 5 anos.
A sua abordagem visa dar assistência individualizada e global ao paciente e não apenas nos órgãos que adoecem. Por isso, o Dr Paulo Maron está sempre centrado no paciente, com o objetivo de sanar suas dúvidas e reduzir as suas ansiedades, além de oferecer tratamentos de alta qualidade, com foco no bem-estar dos seus atendidos.
Se está com problemas na próstata, procure o Dr Paulo Maron, ele terá um tratamento baseado em suas necessidades.
Ficou com alguma dúvida? Mande pra gente aqui nos comentários!
Tenho 72 anos, sou vítima de câncer próstata fui operado em 2/12/2004, não tenho ereção nenhuma, eu vejo na Internet uns vídeos de implante de próteses peniana mas não quanto custa, o Dr. Poderia me responder quanto custa uma prótese peniana? Obrigado.
Fiz uma cirurgia robótica e tive um bom resultado , ainda com a sonda tive ereção fiquei preocupado falei com meu médico e ele falou que era um bom resultado da cirurgia e não fiquei com incontinência urinária com 25 dias da cirurgia tive minha primeira noite de amor com minha esposa só tenho a agradecer a Deus e a meu médico .
E o seu psa como está, vc tem verificado?
Fiz cirurgia da próstata a cinco anos fico ereto pôr quinze minutos no local da cirurgia cinto ardendo na barriga foi feito embaixo do umbigo porque
Tenho 78 anos de idade e a 14 meses, fui operado de retirada radical da prostata, por vídeo laparoscopia, e mesmo tomando Retemic 5mg., continuo usando fraldas geriatricas, pois a INCONTINÊNCIA URINÁRIA não acabou.pergunto: existe outro medicamento mais eficaz sem tantas cotra-indicacoes como o Retemic?
Como tenho muita necessidade de sexo, posso fazer o implante de Silicone já? Muito grato.
Eu tenho 51 anos estou com câncer de próstata no nível mais baixo qual será o procedimento do meu tratamento seria com cirurgia ou acompanhamento médico
Oi meu irmão! Tira logo a sua próstata, vai por mim. Se não tirar o câncer vai invadir para o seu intestino e VC vai sofrer demais. O câncer invade pra os ossos, e é uma dor sanada. Faça a operação pelo amor de Deus!
Tenho 65 anos e apos dois dias da retirada da próstata com cirurgia aberta, já em casa meus testículos cresceram quase o dobro. É normal isso acontecer ? E o que fazer ?Ednaldo c
Tenho 62 anos fiz retirada total da próstata recuperei 70%da ereção tem como voltar a ter ereçao total
Boa tarde!
meu pai tinha 74 anos quando fez a cirurgia de protatectomia radical pelo SUS nos hospital Regional de Tucuruí,ele fez antes de receber os exames de biopsia transretal da próstata,segundo informações a teoria e que como ele vinha sentido sintomas o Dr. optou fazer a biopsia depois da retirada definitiva da mesma, meu pai fez a cirurgia e nos mesmo dia manchas escuras como de lesões apareceram na altura das costa do lado de cada rins,ele passou muito mal teve vomitos cor de sangue,a enfermeira demorava desobristruir a sonda,muitos fator contribuiram para sua piora,claro era pelo SUS, um mês antes tinha viajado para cidade dele para levar ele para Teresina mais ele não quis ir comigo por que estava comedo de perder a cirurgia, então ele ficou e situação pos cirurgia se agravou muito ele pegou infecção hospitalar,sofreu algumas paradas cardicas foi levado para sala vermelha em seguida depois de 10 dias pós cirurgia foi lavado para UTI, onde ainda passou 10 dias mais não resistiu,talvez a história seria outra se ele fosse comigo a Teresina-PI, pois minha viagem era mais para tratar problemas de saúde da família, gostaria de poder saber se as manchas que apareceram nas costas dele rochas avermelhas maiores que 2 palmas na altura dos rins poderia ser algum erro na operação ou se é por motivo da aceitação do do DR: por ter deixado ele se operar usando medicamento “ASS” que tomava para controlar doenças de base que ele tinha, a unica coisa que incomodava ele era a prostata nada além disso.
coloquei os na Justiça está protocolado o processo na CRM.
pelo que me disseram até hoje muitos urologista tenho muitas duvidas em relação a tudo que ele passou e gostaria de saber qual a opnião sua DR: em relação a toda esse história.
Fiz prostatectomia radical em 2005 aos 59 anos, hoje tenho 78 anos e ando sentindo umas fisgadas na região abaixo do escroto. Não faço PSA há anos, os últimos que fiz estava 0,001 ng. Já se foram 17 anos e alguns meses. Essas fisgadas pode ser um indício da volta do câncer? Embora, ele estivesse encapsulado na ocasião da cirurgia aberta.
O meu fez cirurgia próstata aberta, no 21/10/2020.
Ainda não teve alta devido o dreno ainda continua drenando.
Isso é normal?
Tenho 60 anos e não tenho câncer de próstata. Como tive caso na família, pensei na possibilidade de retira-la antes que a doença apareça. Preventivamente, assim como Angelina Jolie fez com os seios. Isso é possível e viável ?
Olá Sr Edison. Não é possível e nem indicado. Apesar do risco maior em quem teve caso na família, isso não significa que terá com certeza. Além do que, a cirurgia tem potenciais implicações em sua qualidade de vida, não justificando ser realizada em pacientes sem o diagnóstico confirmado.
Eu vou completar 40 anos em dezembro, mas vou fazer o teste no dia que completar a idade, pois vi um coloca próximo morrer de CA de próstata.
Não quero correr o risco!
Boa Tarde dr Paulo Maron, tenho 53anos,foi me retirado a próstata via aberta e agora não tenho erecção nem sémen, quanto tempo demora a recuperação? Obrigado
Fiz a cirurgia em 17 de setembro retirei os pontos e depois a sonda fiz fisioterapia. Depois voltei com resultado do PSA 0,1. Ele passou a medicação tadalafila 5mg. Até agora não estou vendo resultado. Estou muito preocupado. Tenho 60 anos.
Meu amigo, não faça isso, vc não sabe o sofrimento de retirada da próstata. Primeiro é uma anastomose que é uma ligação da uretra com a bexiga que pode criar uma fístula, um vazamento na anastomose, segundo criar uma estenose que é um estreitamento na anastomose, sem contar que vc vai ficar sem ereção, e correr o risco de ter uma incontinência urinária. A sonda é fracionada que arde dentro da uretra, parece que vai queimando tudo. Vc não tem posição de dormir, e para cicatrizar leva de 30 a 40 dias para cicatrizar a anastomose. O que vc tem que fazer é se cuidar, não tomar refrigerante, cerveja, comida gordurosa, e ir ao médico urologista sempre, pedir pra ele passar uma biópsia pelo menos um ano e meio, ou fazer uma ressonância a cada 2 anos. Fazer o pcs 6 em 6 meses, uma ultrassonografia anual. Se cuida meu amigo, vc não sabe o que é uma prostatectomia radical aberta ou robótica, é uma merda na vida do homem. Eu não desejo essa operação para o meu pior inimigo. Meu nome é ELIVALDO meu telefone é (21) 98130-5000, pode entrar no meu Zap pra bater um papo comigo que será um prazer falar com você. Abraços
Não é uma boa ideia…
ha 19 anos e eu tenho 80 anos retirei a próstata toda ,benigna, e so fiquei com a capsula.
tomando os costumados remedios para ter ereccao,consiguo ter ereccao.
mas gostaria de saber se ainda posso ter algum esperma.
Fiz prostatectomia radical em 2005 aos 59 anos, hoje tenho 78 anos e ando sentindo umas fisgadas na região abaixo do escroto. Não faço PSA há anos, os últimos que fiz estava 0,001 ng. Já se foram 17 anos e alguns meses. Essas fisgadas pode ser um indício da volta do câncer? Embora, ele estivesse encapsulado na ocasião da cirurgia aberta.
Tive câncer de prostatirei toda a próstata me trato com triptorrelina posso tomar a vacina da covi
Tomo triptorrelina posso tomar a vacina da covid astrazenica
Boa Noite!!
Qual o valor dessa cirurgia??
Boa noite Sr. Edinei. É preciso entender melhor sobre o seu problema para falarmos em possibilidades de tratamento e custo
Bom dia.meu nome é Miguel, tenho 73 anos
Retirei a próstata (radical)em janeiro de 2014. Tinha 65 anos .
Através da robótica no hospital de amor em Barretos.
Não fiquei impotente.
Diminui 30% apenas a ereção. Prá ajudar na relação, de vez enquanto tomo sildenafila 50 mg.
Só que um ano depois em 2015 , o jato prá urinar diminuiu.
E eu resolvi passar uma sonda , conforme explicação do médico após o procedimento em 2014.
Mas ao passar a sonda, acabei lesando a uretra, ( estenose)que sangrou.e fechou o canal e não consegui urinar.
Tive que ir ao hospital da minha cidade.
Furar a barriga com uma sonda.
E após 15 dias , fui a Barretos pra fazer a abertura da uretra.
E retornei a minha cidade com as duas sondas. Uma na barriga e outra na uretra.
E após 15 dias, voltei a Barretos prá retirar a sonda da uretra.
E após 5 dias retirei da barriga, porque estava urinando pela uretra.
Só que ficou um estreitamento devido a estenose provocada por mim quando tentei passar a sonda.
Apesar de ter feito o procedimento de abrir a uretra no hospital de Barretos em 2015. Continuei com estreitamento da uretra , que já faz 8 anos. PSA atual é o,2 , hoje com 73 anos.
Apesar de ter convivido esses 8 anos com redução de 50% do jato urinário.
Não tive nenhum problema com : bexiga, rins e ereção.
OBS :
A 3 dias , 16/07/22.
Tive dificuldade para urinar e com ardência no pênis, bem no local da estenose provocada pela sonda que passei em 2015.
E apertando o pênis notei que sai um pouquinho de pus.
E urino com dificuldade.
Hoje fui ao urologista , 19/07/32
Ele pediu prá fazer exame de urina ( cultura).
Só estará pronto o resultado sexta feira a tarde.
Minha pergunta é:
Teria algum medicamento pra dilatar a uretra
Até sair o resultado do exame.
Prá ter um alívio melhor para esvaziar a bexiga.
Pedi ao médico que me atendeu.
Mas ele não quis passar.
Eu pesquisei no Google
E vi que tem vários remédios para dilatar a uretra .
Solicito ao Dr urologista que ler esta mensagem.
Que por gentileza me indicar um remédio que possa aliviar um pouco mais este incômodo, até meu retorno ao meu urologista.
Não tenho dores nem febre.
Como e bebo normalmente.
Apesar da minha idade.
Deus abençoe vocês pelo atendimento.
É possível a mulher engravida. Depois que o marido faz essa cirurgia qual é a possibilidade?
Tem protasti vai tira
Boa noite, recebi hoje o diagnóstico de câncer de próstata num estágio inicial.
Nesses casos a cirurgia é menos complexas?
Olá Sr. Ivan, como vai?
Sim, a tendência é ser um procedimento com maior preservação de tecidos. Nossa equipe pode te ajudar! Entre em contato, um abraço
Olá Dr
Meu marido fez uma prostatectomia há dois anos, ele consegue ter ereção,mas o orgasmo seco e muito difícil e ele fica nervoso, chateado sem querer fazer sexo comigo por não conseguir sentir prazer.
Tenho muito carinho com ele, sou compreensiva, tento ajudar de todas as maneiras possíveis.
Mas mesmo assim sinto ele as até triste.
Gostaria de saber do Sr. tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudado -lo.
Desde já agradeço imensamente.
A provável cirurgia e no meu irmão
Bom dia
Sr. Meu marido foi operado há 4 meses,e no primeiro retorno teve infecção urinária e fez medicação. E agora a 1 semana,está sentindo ardência na via urinária,sendo que urina normal.. pode ser infecção novamente?
Olá!! Se o PSA é produzido pela próstata, ao retirá la, como ainda o nível pode ser elevado ? Eu não consigo esclarecimento quanto a isso em lugar nenhum. A explicações não batem…
Dr fiz a prostectomia radical aberta no dia 03/10/2023. Hoje dia 15/10/2023 meus pontos estão saquinhos, já retirei a sonda estou urinando normalmente, a urina super clara.
No entanto, tem 13 dias da cirurgia estou com ardencia perto do reto lá dentro do sítio da retirada da prostata
Com.quantos dias passa esse processo?
Esse processo é devido a cicatrização da ferida cirurgica ?
Qual o custo da cirurgia??
Bom dia Dr.
Gostaria de saber se dentre várias causas que ditam a retirada da próstata, a prostatie aguda sem câncer é uma delas? Se sim, qual a explicação?
Há possibilidade de nascer sem a prostata? Ela tem mesmo tamanho até a velhice ou ocorre desenvolvimento na adolescência? Obrigado.
Para uma pessoa com 44anos de idade, que sofre de prostatite crónica sem câncer, tendo administrado todos antibióticos recomendados, sem sucesso sem sucesso, qual a opção mais recomendada?
Caso seja cirurgia, qual o procedimento recomendado para rápida recuperação da sua função erectil?
Ressonância apareceu suspeita de nódulo, significa tumor ou câncer de próstata??
Não, apenas significa suspeita. Para confirmar precisa de biópsia na próstata.
Hello dr paulo maron
boa noite tudo bem com voce
eu almir martins
fiz uma cirurgia da prosta ela estava
inchada agora estou com ploblema
de erecao isto pode levar muito tempo
dr paulo
obrigado
espero sua resposta
abrcos
almir martins
Oi Dr. Paulo! Tenho 58 anos e tive duas retenções urinarias. Ao fazer alguns exames, inclusive biópsia, constatou-se que NÃO TENHO CÂNCER, mas tenho tido dificuldades pelo inchaço da próstata, o que está me levando à cirurgia. Gostaria de saber se existe alguma forma cirúrgica ou não que possa secar a minha próstata, trazendo assim, o funcionamento normal das minhas micções. Pela atenção Agradeço. (87-98847-4303)
Boa tarde Dr. Paulo. Raspagem da próstata (para normalizar o jato urinário e preservar a bexiga) apresenta algum risco de causar impotência? Obrigado!
Baixíssimo risco
Dr. Maron, fui diagnosticado vom câncer de próstata na escala de Gleason nível 6 e tenho dois pareceres médicos diferentes: um definiu pela prostactomia radical com cirurgia breve e outro definiu para aguardar próximo de 18 meses par que eu tenha uma melhor qualidade dr vida, e só após realizar a prostactomia radical com robótica ou Laparoscopica. Qual sua opinião?
Olá Dr. Marco!
Tenho 63 anos e já há muito tempo eu vinha convivendo com uma exagerada hiperplasia prostática; sendo que passei por inúmeros exames e inclusive por 4 biópsias.
E então só após a 4ª biópsia é que veio o meu infeliz diagnóstico de carcinoma.
Então Dr., entre tantas outras preocupações o que eu gostaria de saber é se há uma grande chance de eu ter a remoção da minha próstata sem risco de metástase?
Boa noite qto. Custa uma cirurgia próstata robótica??? Meu marido tem 111gr. Prosta já confirmado cirurgia tumores benignos ele, pode operar laser??? Vcs aceitam plano saude-????
Sim, a depender do plano
Boa tarde Doutor, meu irmão retirou a próstata pq estava muito aumentada mas não era câncer, ele tem 64 anos e a dúvida é: será q ele vai ter ereção, ele tá muito preocupado,
Bom dia dr.
Graças a Deus não tive câncer.
Fiz a cirurgia devido a próstata aumentada .
Foi robótica através da uretra .
Agora sinto que a vontade de ter relação diminui muito.
Aliás o tesao acabou.
Tenho 64 anos. O que fazer?
Tenho 27 anos. Estou sentindo todos os sintomas de hiperplasia prostática , o que Doutor recomenda ? Eu trabalho. Muito tempo sentado , e já fiz muito consumo de anfetaminas , o que devo fazer para não sofrer uma disfunção eretil?
Tenho cancer de prostata de grau 7(3+4) qual o risco de eu ficar impotente estou com 49 anos
Fiz cirurgia da próstata e depois de 7 anos estou tendo uma sequencia de dores na virilha que percorre 10 cm da perna esquerda e de vez em quando na perna direita e tenho muita dificuldade para andar, já faz um mês que está acontecendo este tipo de coisa. Pode acontecer este tipo de coisa com pessoas que operaram da próstata?
Doutor já tenho a próstata retirada a mais de 4 anos e não ejaculo mais só sai um líquido transparente quando estou excitado, pode dizer o que é? É transparente tem até gosto de urina e é meio pegajoso mas transparente
Bom dia!!!
Hoje recebi o diagnóstico de um pequeno tumor em face inicial Sr. Melhor a retirada? Tenho 57 amos
Doutor, bom dia, é normal 45 dias após a retirada da Próstata não sentir desejo sexual?
Boa tade tive um tumor na prostata; tive que retirar; 13/ 08/ 2021, estou fazendo bronqueos ormonal ; estou com difusão erétil o que devo fazer e,em quanto tempo pode durar? tenho 52 anos , obrigado
Tenho hiperplasia benigna prostática fiz uma ressonância graças a deus não deu câncer mas o médico me comentou que minha próstata está grande e comprimido a bexiga fazendo com que a mesma trabalhe forçada e que minha bexiga,está ficando expessa provavelmente paralisando a bexiga .neste caso não seria melhor a,retirada da próstata . Para evitar sérios problemas nós rins no futuro e preservar minha bexiga
Tenho hiperplasia benigna prostática fiz uma ressonância graças a deus não deu câncer mas o médico me comentou que minha próstata está grande e comprimido a bexiga fazendo com que a mesma trabalhe forçada e que minha bexiga,está ficando expessa provavelmente paralisando a bexiga .neste caso não seria melhor a,retirada da próstata . Para evitar sérios problemas nós rins no futuro e preservar minha bexiga
Tenho hiperplasia benigna prostática fiz uma ressonância graças a deus não deu câncer mas o médico me comentou que minha próstata está grande e comprimido a bexiga fazendo com que a mesma trabalhe forçada e que minha bexiga,está ficando expessa provavelmente paralisando a bexiga .neste caso não seria melhor a,retirada da próstata . Para evitar sérios problemas nós rins no futuro e preservar minha bexiga .tudo isso porque minha bexiga e pequena e imperativa
Por gentileza DR. poderia informar se a fisioterapia antes e depois é indicada, quanto tempo antes pode iniciar o preparo e e a partir de quantos dias após a cirurgia ? Obrigada
Bom dia Dr. Paulo Maron. Fiz a Prstectomia há 12 dias. Estou com uma coceira na ponta pênis e quando urino no finalizar o jato ainda sai sangue. É normal?
Olá qual o custo da cirurgia para retirada da próstata?
Essa é uma resposta nada fácil pois depende uma série de detalhes, entre eles a cidade, o estado, qual tipo de cirurgia e complexidade do caso
Olá Doutor meu pai acusou proliferação atípica de pequenos ácinos qual a chance de ser câncer?
Quais medidas adotadas?
Olá. Por volta de 40 a 50%
Boa Noite doutor, meu pai recebeu diagnóstico de câncer de próstata radical, grau 7, a cirurgia é tranquila, de baixo risco!?
Ele tem 77 anos e tem uma performance boa.
Olá, toda cirurgia tem risco e nesse caso é uma cirurgia de grande porte. É preciso avaliar uma série de fatores. Mas tomando todas as medidas preventivas, as chances de maiores problemas durante o procedimento cirúrgico é baixa.
Boa Noite!
Meu pai com 78 anos fez cirurgia cirurgia de prostata em 01/02/2023, retirou a sonda no dia 13/02. Porém após a retirada da sonda no dia seguinte , acordou com enjoos, vômitos e falta de apetite.. Esses sitomas são normais??
Bom dia, encontra-me com a próstata aumentada,porém no hospital que me tratava o médico havia marcado exames, para fazer a raspagem porém qd retornei com os exames fui atendido por um médico residente que determinou após ver os exames e toque retal que iria ser feito cirurgia para retirada de parte da próstata, porém ao voltar da cirurgia fui informado pelo mesmo,que optou por fazer a retirada total da próstata para fazer biopsia,porem qd eu apresentei os exames havia uma biopsia que eu tinha feito a 1 mes e meio antes,que constava que o tumor era benigno, porém qual veio o resultado da próstata retirada deu também benigno,no começo fiquei com incontinência urinária, hoje não está acontecendo mais,porém o problema de falta de libido e persistente, eu acho que minha cirurgia houve erro medico,que me aconselha ?
Penso em por o hospital na justiça !
Fiz prostatectomia em 2016,,uso diversas pílulas 5,mg de 50mg ajuda mas não o suficiente qual seria o melhores medicamero,O que devo fazer. Tenho 72 anos
Boa tarde
Meu marido vai fazer uma raspagem esta alta o nível aumentado.
Ele já está usando sonda urinaria pois já não consegue sozinho urinaria.vsi fazer um ano que usa a sonda.
E vai fazer o procedimento em maio será que já tá complicado sua situação.
O médico pediu exames que deu 140 mm o tamanho da minha próstata, e quer operar, mas preciso de uma segunda opinião.
Boa tarde, tenho 68 anos e foi diagnosticado que eu tenho Câncer de Próstata e minha dúvida e qual o tipo de cirurgia e mais viável a Cirurgia ou a Radioterapia com volume 7.2 mg. Por favor quais das opções e a recomendável. Obrigado pela atenção.
Fiz retirada da prostata total (aberta) faz 1 ano e 4 meses,mas continuo tempo infecção urinaria!faço uricultura e dá sem presenca de bactéria,deixo passar um mes e repito AES e já dá leve leucócio,porque?
Depois da cirurgia existem alterações na região. Importante separar entre infecção real e apenas alterações em exames
Dr..qual a possibilidade de depois de mai de 2 anos de retirada da prostata..com erecao que ficou normal com 1 mês..o homem vir até de repente desfunao erétil? Tem algo a dizer? Obrigada
Boa tarde Dr.
Meu irmão mais velho tem 65 anos e está prestes à fazer a postectomia.
Eu completei 60 anos este mês e tenho uma vida normal.
O que devo fazer para me prevenir deste mal?
Lembrando que este irmão tinha uma vida normal, antes de tomar estas vacinas. Tomamos as quatro doses e optamos por não tomar a bivalente ou mais nada, sem que haja um estudo mundial que comprove sua eficácia.
Sem politizar e sem judicializar e sem obrigar.
Muito obrigado Dr.